sexta-feira, 15 de julho de 2011

No ministério de Assunção Cristas já estão todos sem gravata

-

Apesar das paredes grossas, faz algum calor dentro do edifício onde funciona o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. Os aparelhos de ar condicionado parecem estar todos desligados. À volta da mesa de reuniões, os homens não chegam a estar em mangas de camisa, mas a gravata já desapareceu

Um dia depois de a ministra Assunção Cristas ter assinado um despacho a dispensar os seus funcionários do uso deste símbolo universal de formalidade, todo o seu staff posa para as câmaras, em conformidade com a nova norma.

O objectivo é poupar energia, sem gastar nada. Segundo Assunção Cristas, há estudos que mostram que prescindir da gravata permite descer em 2º C a temperatura do ar condicionado. O Japão já tinha feito essas contas em 2005, quando lançou a sua campanha “Cool Biz”, sugerindo aos trabalhadores do Governo e das empresas que deixassem o casaco e a gravata em casa e regulassem o ar condicionado para 28º C. Até 2009, a adesão estava em 57 por cento, segundo um inquérito do Governo.

Já este ano, com os poblemas de abastecimento eléctrico devido ao acidente na central nuclear de Fukushima, o governo japonês avançou com uma nova campanha – “Super Cool Biz” – sugerindo o uso de jeans, corsários, t-shirts, camisas havaianas e até sandálias.

A iniciativa da ministra Assunção Cristas tem clara inspiração na experiência japonesa, até no nome – “Ar Cool”. Mas não vai tão longe. Uma comunicação enviada ontem a todos os serviços do ministério estabelece que os homens estão dispensados do uso da gravata e que o ar condicionado deve ser regulado para 25º C.

Assunção Cristas diz que não se trata de uma medida simbólica. “Estamos a falar de mais de 1500 edifícios e 10.500 funcionários”, afirmou hoje, numa conferência de imprensa, ao lado dos seus secretários de Estado – sem gravata mas com casaco.

Notas do Papa Açordas: A ideia de Assunção Cristas é boa, mas vai ser apenas aplicada em Lisboa, porque, nas delegações regionais, há muito tempo, se aboliu o uso do casaco e gravata...

-

5 comentários:

EcoTretas disse...

Esta é uma medida que é uma autêntica nulidade!!! A seguir virá a sesta, a uns 28ºC??? E como vai ser no Inverno? Regresso às ceroulas?

http://ecotretas.blogspot.com/2011/07/ar-cool.html

Unknown disse...

Julgo que esta é uma extraordinária medida para combater as dificuldades que a Agricultura e as Pescas enfrentam neste país.
Nada melhor que manter a temperatura a 25ºC no Ministério para que os agricultores e os pescadores produzam mais e melhor.
Com toda a certeza, esta brava e valente medida, fará que muitos pescadores e agricultores se aliviem das dificuldades e possam olhar para o futuro com um sorriso nos lábios.
Parabéns, ministra Assunção Cristas e ao seu grupo de secretários por esta medida.
Já era tempo de fazermos qualquer coisa e o país não pode esperar.

C Valente disse...

Medidas da treta, o mais importante não é resolvido, mas enfim temos o que temos
Saudações amigas e bom fim de semana

António Manuel Fontes Cambeta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Manuel Fontes Cambeta disse...

Eu até hoje nunca entendi a política, será que a ministra Assunção Cristas, sabe o que é uma plantação de nabos?
O Paulo Portas por saber tanto de defesa comprou dois submarinos, agora é ministro dos negçocios estrangeiros, é de ficar com os olhos em bico, eles comem tudo e outros não comem nada, queria dizer eles sabem de tudo, e como tal temos o país que temos.