domingo, 3 de julho de 2011

Alemanha tomou medidas preventivas para eventual bancarrota da Grécia

-

A Alemanha tomou medidas preventivas para uma eventual bancarrota da Grécia, reconheceu o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, em declarações ao semanário Der Spiegel.

“Claro que, como qualquer governo responsável, tomámos medidas para prevenir o caso improvável de que, contra todas as expectativas, a Grécia deixe de pagar a dívida”, disse o ministro.

O responsável do Tesouro alemão defende, por outro lado, o acordo alcançado com as instituições financeiras privadas da Alemanha para a sua participação no novo fundo de resgate da Grécia.

“Trata-se naturalmente de um êxito”, comentou o ministro, sublinhando que, “há um par de meses, ninguém acreditava seriamente que conseguiríamos alguma participação privada”.

“A Europa deve dispor-se - com mais força do que até agora - a apoiar a Grécia para gerar crescimento”, acrescentou Schäuble, para quem esse objectivo também traz “tarefas e oportunidades consideráveis para a economia alemã”.

Após a aprovação, no sábado, de um novo pacote de ajuda para a Grécia pelos ministros das Finanças da Zona Euro, Schäuble apelou às autoridades de Atenas para que executem de forma diligente as medidas acordadas, entre elas iniciar rapidamente a política de privatizações.

Notas do Papa Açordas: A sra. Angela Merkel, apesar de toda a frieza e distanciamente que mostra, também está preocupada com as dores "intestinais" da Grécia...

-

Sem comentários: