quarta-feira, 18 de maio de 2011

Taxa de desemprego atinge 12,4% no 1.º trimestre

-

A taxa de desemprego aumentou no primeiro trimestre e atingiu os 12,4 por cento com a nova metodologia, segundo a síntese económica de conjuntura do INE hoje divulgada.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego entre janeiro e março aumentou 1,3 pontos percentuais face ao último trimestre de 2010, quando a taxa de desemprego se situou nos 11,1 por cento.

Em termos homólogos, a taxa de desemprego aumentou 1,8 pontos percentuais. No primeiro trimestre de 2010, esta foi de 10,6 por cento.

Segundo o INE, o aumento reflete, em parte, "o efeito de alterações introduzidas no modo de recolha e modificações no questionário do inquérito ao emprego”.

Estas são as primeiras Estatísticas do Emprego feitas através do novo método, que passa a recolher a informação sobre emprego por telefone.

Esta alteração implica que deixam de ser viáveis as comparações diretas com as estimativas anteriores, ou seja, entre o primeiro trimestre de 1998 e o último de 2010.

O INE tem agendada para esta tarde a divulgação global das Estatísticas do Emprego.

Notas do Papa Açordas: O jardineiro do (des)governo, sr. Valter, tem de reconhecer que o desemprego atinge, apesar da limpeza dos arquivos do IEFP, a taxa real dos 14 %...

-

Sem comentários: