sábado, 28 de maio de 2011

Socialistas irritados com Almeida Santos por ter admitido demissão de Sócrates

-

Os socialistas não gostaram de ver Almeida Santos admitir um cenário de derrota numa altura crucial da campanha. Em entrevista ao "Sol", o presidente do PS admitiu que, se o partido perder as eleições, o afastamento de Sócrates poderá "simplificar uma solução de governo".

Ninguém comenta abertamente a declaração na caravana que acompanha Sócrates, mas todos alertam que este não é o momento de pôr este tipo de hipóteses. Gabriela Canavilhas, em declarações ao i, prefere fazer outra interpretação da entrevista de Almeida Santos. "O que ele disse foi que, se o PS perder, Sócrates poderá voluntariamente tomar essa decisão. É uma matéria do foro pessoal e uma decisão política que cabe a José Sócrates", diz a ainda ministra da Cultura, que ontem participou num comício em Guimarães. Sobre uma coligação com o PSD ou com o CDS, em caso de vitória, Canavilhas diz que o PS o deve fazer com o partido que tiver "mais responsabilidade e mais sentido de Estado".

O dirigente socialista José Lello foi mais esclarecedor e não escondeu algum desagrado com a afirmação do presidente do partido a uns dias das eleições. "É uma pessoa que não está na campanha e que não tem a percepção da forma como está a decorrer a campanha do PS", diz Lello, que também esteve ao lado de Sócrates em Guimarães, sustentando que Almeida Santos falou como "intelectual que é e está a laborar no domínio das hipóteses". "O dr. Almeida Santos não é um quadro activo na campanha", acrescenta Lello, apesar de o presidente do partido ter participado já em acções de campanha do PS. Ricardo Rodrigues também mostrou algum desagrado ao i. Sobre o cansaço que Almeida Santos diz que Sócrates pode sentir, o socialista atira: "Se calhar Almeida Santos também deve estar cansado. Sócrates é capaz de governar o país." Já Edite Estrela considera "extemporâneo fazer considerações sobre cenários" e que o PS está "mobilizado para vencer as eleições", tal como Vitalino Canas, que rejeita antecipar o futuro: "Não vale a pena estabelecer cenários."

Capoulas Santos também prefere não fazer grandes comentários sobre o assunto. "É a opinião dele", diz, sobre as palavras de Almeida Santos, realçando que dentro do PS "só se admite o cenário de vitória", já que é um bom sinal que o PS esteja empatado com o PSD nas sondagens, mesmo com "a comunicação social toda contra o partido em seis anos de governação".

Notas do Papa Açordas: Almeida Santos, apesar da sua idade, ainda é o mais lúcido dos socratistas. Enquanto os outros, os que estão agarrados ao poder, não querem sequer admitir a derrota, Almeida Santos equaciona essa hipótese e prevê a retirada de Sócrates... Venha ela para a Justiça poder avançar...

-

1 comentário:

Pata Negra disse...

Não é por acaso que lhe chamam o "raposa velha" do PS!!!

Um abraço troikado