terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Polícia britânica encontrou provas contra os McCann. Ex-inspector reage

-
O antigo inspector da Polícia Judiciária quer que Ministério Público reabra o processo
-
A polícia britânica ajudou a reunir provas para a constituição do casal McCann como arguidos no desaparecimento da filha Madeleine. O diário britânico Guardian revelou novos telegramas do Wikileaks, onde se relata um encontro entre o embaixador americano em Lisboa, Al Hoffman e o embaixador britânico Wykeman Ellis, durante o qual o diplomata britânico informou Al Hoffman de que a polícia do Reino Unido ajudou a desenvolver as provas contra os pais de Maddie, que levaram à constituição de arguidos de Gerry e Kate McCann. O encontro entre os dois embaixadores em Lisboa decorreu em Setembro de 2007, depois de Kate e Gerry terem sido formalmente constituídos arguidos.
-
O embaixador britânico assegurou ao diplomata americano que as polícias de Portugal e do Reino Unido estava a trabalhar em cooperação. Para o Guardian, as declarações do embaixador britânico em Lisboa vêm contrariar a percepção pública segundo a qual era a polícia portuguesa a forçar as suspeitas sobre o casal McCann, na investigação sobre o desaparecimento da filha.
-
O caso Maddie também é discutido noutro telegrama da embaixada americana, que refere uma reunião informal dos ministros da Justiça e Segurança da União Europeia. O vice presidente da Comissão Europeia Franco Frattini utilizou o exemplo do desaparecimento de Madeleine para expor a sua intenção de desenvolver um sistema de alerta europeu para crianças desaparecidas. Frattini afirmou que a União Europeia deveria copiar o modelo americano sobre crianças desaparecidas.
-
O antigo inspector da Polícia Judiciária, Gonçalo Amaral, afirmou que houve uma intervenção política no caso Maddie e, por isso, pediu ao Ministério Público para reabrir o processo.
-
Notas do Papa Açordas: Esta notícia vem dar razão ao inspector Gonçalo Amaral e a todos aqueles que desconfiaram sempre do casal McCann. Este caso teve um tratamento político, dadas as relações do casal McCann com o governo inglês, que mais tarde retribuiu com a sua actuação no processo Freeport...
-

Sem comentários: