segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Governo avalia aumento de capital no BPN e mantém CGD na gestão

-
A administração do BPN pediu na passada semana um aumento de capital com o máximo de 500 milhões de euros, mas não há ainda decisões sobre as verbas ou momento da operação informou hoje o ministério das Finanças. O Governo desmente ainda que tenha sido tomada qualquer decisão relativamente ao afastamento da Caixa Geral de Depósitos, algo que tinha sido avançado hoje pelo jornal Público.
-
O Ministério das Finanças confirma que "recebeu na passada semana do Conselho de Administração do Banco Português de Negócios (BPN) um pedido de aumento de capital no montante máximo de cerca de 500 milhões de euros" e que este se encontra em "apreciação, incluindo a obtenção dos necessários pareceres do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e do Banco de Portugal, não tendo sido tomada qualquer decisão quanto ao momento e montante do aumento de capital".
-
"A responsabilidade da CGD pela gestão do BPN decorre da lei, não podendo por isso ser afastada sem decisão para o efeito da Assembleia da República. Sobre a matéria não se encontra em preparação qualquer alteração a essa mesma lei", garantiu o ministério das Finanças.
-
O ministério de Teixeira dos Santos considerou ainda que o pedido do aumento de capital - que visa regularizar a situação do BPN, depois do Banco de Portugal já ter alertado para o estado da instituição, nomeadamente as insuficiências de capital e a falta de cumprimento dos rácios prudenciais – é "muito inferior" ao valor dos capitais próprios negativos quando o Governo optou pela nacionalização.
-
Notas do Papa Açordas: Aqui está mais uma argolada do (des)governo do sr. Sócrates... A nacionalização do BPN, um banco falido e governado pela nomenklatura do cavaquismo... Agora, agora aguentem!...
-

Sem comentários: