sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ana Gomes: governo cria confusão para fugir a responsabilidades

-
Eurodeputada socialista diz que há quem confunda repatriamento" com "acolhimento de detidos"
-
Ana Gomes não deixa cair o assunto dos voos da CIA no esquecimento. "Há quem esteja agora a procurar criar a confusão entre esses dois tipos de autorização [de repatriamento de detidos de Guantánamo e acolhimento por países terceiros], para obnubilar responsabilidades das autoridades portuguesas com voos de transferência ilegal de presos para Guantánamo e de Guantánamo para outras prisões e para os respectivos países de origem", garantiu.
-
A eurodeputada socialista, que em 2007 denunciou à Procuradoria-geral da República a passagem dos alegados voos ilegais da CIA pelo espaço aéreo português, meteu o dedo na ferida ao levantar novas dúvidas no blogue Causa Nossa, depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, ter prestado declarações, no parlamento, na semana passada.
-
Apesar de ter admitido que ia ficar em silêncio para não perturbar as jornadas parlamentares do Partido Socialista, que decorrem no Porto até sábado, a eurodeputada escreveu na terça-feira que mantém as dúvidas e recorda a "questão fundamental" que é a "de saber se Portugal sabia o que levavam aqueles aviões ou... não quis saber". Ana Gomes referia-se à lista de voos militares com escala na Base das Lajes autorizados pelo MNE: "O MNE autorizou todos esses voos militares e ''de Estado'' e não sabe o que transportavam e ao que iam?"
-
A eurodeputada mantém a convicção de que os voos de e para Guantánamo serviam para transporte de prisioneiros. Ana Gomes teve acesso em 2006 a uma lista da NAV e garante que "não foram só aviões americanos que foram autorizados por Portugal a ir a Guantánamo", mas houve também um voo militar saudita e outros dois do Kuwait, que "obviamente só podiam passar no nosso espaço aéreo com autorização diplomática portuguesa".
-
Notas do Papa Açordas: O nome de Ana Gomes deve dar ao sr. Sócrates uma azia do caraças...Sendo fácil ao sr.Sócrates dominar os tribunais e a chamada justiça, o mesmo não acontece com Ana Gomes... E, aí está a azia deste indivíduo...
-

Sem comentários: