quarta-feira, 28 de julho de 2010

Caso Freeport - Um favor a Sócrates

-
Caso Freeport. De corrupção a extorsão em seis anos
-
Das sete pessoas que tinham sido constituídas arguidas ao longo da investigação do processo Freeport, que começou em Outubro de 2004, só duas foram ontem objecto de acusação pelo Ministério Público. Charles Smith e Manuel Pedro deverão receber ainda hoje o despacho de acusação por tentativa de extorsão. Ao contrário do que chegou a ser noticiado, os dois sócios da empresa Smith & Pedro, que fazia consultoria à Freeport ILC, não foram acusados de corrupção, branqueamento de capitais e financiamento ilegal de partidos políticos. Nem sequer de tráfico de influências.
-
Os arguidos e os respectivos advogados ainda não tinham sido notificados ontem, à hora do fecho desta edição. Mas uma longa nota da Procuradoria-Geral da República, que confirma as acusações que caíram, determinava que o processo só será tornado público após a sua notificação.
-
A nota, que fazia uma síntese do inquérito levado a cabo pela Polícia Judiciária de Setúbal, não esclarecia qual era o crime de que Charles Smith e Manuel Pedro iriam ser acusados. O i soube, porém, que o único crime que consta da (muito) extensa acusação é o crime de extorsão na forma tentada. Os crimes de fraude fiscal passam a estar num processo autónomo.
-
A tese da acusação assinada por Paes de Faria e Vítor Magalhães assenta numa reunião tida em Lisboa, no escritório de advogados de que era sócio José Francisco Gandarez, então genro do ministro da Economia, Mário Cristina de Sousa. Nessa reunião, da qual existe nos autos uma acta informal, terá sido decidido pedir ao Freeport um pagamento de 10 milhões de libras para que o projecto do outlet de Alcochete fosse aprovado num período de 90 dias.
-
A reunião relatada no processo teve lugar no escritório de advogados de Alberico Antunes e de José Gandarez e dela terá saído o pedido inicial de 2 milhões de contos (cerca de 10 milhões de euros), para a aprovação do projecto Freeport. Todavia, o i apurou que os mesmos advogados se recusaram a ser portadores da proposta, deixando a Manuel Pedro e a Charles Smith a tarefa de comunicarem a proposta aos ingleses do Freeport. É por isso que ambos são, agora, acusados de tentativa de extorsão, ainda que de apenas 2,4 milhões de euros.
-
Notas do Papa Açordas: Podem propagandear a inocência de Sócrates aos sete ventos, mas está muito longe de convencer a maior parte da população... Por mim, a história está muito mal contada, apesar de ter sido excessivamente manipulada...
-

Sem comentários: