quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cante alentejano: Distinção da UNESCO é "grande felicidade"

-
O coordenador da candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade considerou hoje ser uma "grande felicidade" a classificação atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"É uma grande felicidade para o cante, para quem canta, para o Alentejo e para Portugal", disse à agência Lusa Paulo Lima, que falava desde Paris, onde hoje assistiu à reunião do comité da UNESCO que decidiu classificar o cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Paulo Lima falava desde o aeroporto de Orly, em Paris, onde estava à espera do voo de regresso a Portugal e a ouvir cante alentejano cantado ao vivo por elementos do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa.

Num comunicado enviado à Lusa, a Câmara de Serpa, promotora da candidatura, refere que a TAP já expressou o seu apoio ao cante alentejano e hoje vai transportar de regresso a Portugal a delegação portuguesa que esteve em Paris a acompanhar o anúncio da classificação do cante como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O voo TP449, denominado "voo do cante alentejano", chega ao aeroporto de Lisboa às 20:35 de hoje, trazendo a bordo os representantes das principais entidades impulsionadoras da candidatura do cante a Património da Humanidade, nomeadamente a Câmara de Serpa, a Casa do Cante, a Confraria do Cante e a Casa do Alentejo.

"O anúncio da proclamação do cante alentejano na sede da UNESCO foi muito bonito", disse Paulo Lima, referindo que estava "feliz e comovido" e era "incapaz de dizer muito mais".

Questionado sobre o facto de, durante a fase de análise, na reunião do comité da UNESCO, a candidatura ter sido considerada como um dos "bons exemplos de candidaturas selecionadas pelo comité", Paulo Lima disse que "o relatório era muito propício a elogios e só prova que Portugal faz excelentes candidaturas e é um país com coisas muito boas".

O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi hoje classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A distinção foi aprovada, hoje de manhã, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido esta semana em Paris (França).

O comité aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: O cante alentejano já merecia esta distinção e eu, como alentejano, sinto um grande orgulho e satisfação!

Sem comentários: