sexta-feira, 5 de julho de 2013

Lobo Xavier: “O CDS não pode apresentar-se como vítima nem Paulo Portas porque são os causadores disto”

-
Antigo dirigente do CDS-PP fez duras críticas ao partido da coligação e responsabiliza Portas e Passos Coelho por eventuais eleições antecipadas.

António Lobo Xavier, antigo dirigente do CDS-PP, teceu duras críticas ao CDS-PP, dizendo que “é muito difícil perceber que o partido das empresas, da iniciativa privada e da economia esteja em silêncio, num silêncio vago numa crise destas, sem nenhuma declaração política forte”. Por isso, Lobo Xavier entende que “o CDS não pode apresentar-se como vítima, nem Paulo Portas pode apresenta-se como vítima, porque são os causadores disto”.

Em declarações durante o programa Quadratura do Círculo, na quinta-feira na SIC Notícias, Lobo Xavier comentava a crise política que estalou na segunda-feira. Nesse dia o ministro das Finanças apresentou a sua demissão e na terça-feira foi a vez do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas – em parte por não concordar com a escolha da secretária de Estado Maria Luís Albuquerque para suceder a Vítor Gaspar na pasta das Finanças, justificando que isso representa uma manutenção no caminho até agora seguido.

Numa análise muito dura para Portas e o CDS, o antigo dirigente popular acrescentou também que “o mesmo partido que a única solução que tem é pôr o seu presidente demitido do Governo a negociar com o primeiro-ministro de quem ele diz não se poder ter confiança nenhuma e de cuja competência ele duvida de forma absolutamente ostensiva é um partido que não está preparado para uma solução como esta”.

O comentador afirma ainda que ficou “espantado” por estar a ver todas as eventuais explicações sobre a instabilidade governativa “nas palavras do primeiro-ministro”.

O tema das eventuais eleições antecipadas foi introduzido no mesmo programa da SIC Notícias por Pacheco Pereira que disse abertamente que quer legislativas mais cedo, culpando Paulo Portas e Passos Coelho por esse cenário estar agora de forma mais certa em cima da mesa. Uma opinião que foi corroborada por Lobo Xavier, que ainda que não defenda esse caminho, também responsabiliza Portas e Passos por essa possibilidade.

Notas do Papa Açordas: Como se pode verificar, Paulo Portas está a ser contestado no partido pela posição que tomou, especialmente por aqueles que têm receio de perder os seus "tachos"...

Sem comentários: