segunda-feira, 20 de maio de 2013

Maioria dos portugueses quer renegociar Memorando

-

Sondagem revela que há um grande número de inquiridos que acham que o governo cedeu demasiado aos credores


Os portugueses não estão felizes com a intervenção da troika em Portugal. Quase metade considera que o Memorando  não devia sequer ter sido assinado, contra apenas 12% que dizem que o documento foi bem elaborado. Os dados constam de uma sondagem feita pela Eurosondagem para o Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa, e que hoje vai ser divulgada em Lisboa.
Há também um número significativo de inquiridos, 27%, que afirmam que a negociação não levou em consideração as características próprias do país.

Governo cedeu de mais Relativamente ao relacionamento entre o executivo e a troika, uma maioria de 45,4% considera que o governo de Passos Coelho tem cedido excessivamente aos nossos credores internacionais, enquanto 32,9% dizem que a troika tem mostrado insensibilidade com a economia nacional. E somente 9,4% dos inquiridos consideram que este relacionamento tem decorrido normalmente. Cerca de 82% dos que responderam ao inquérito dizem que, face às negociações/imposições do FMI, do BCE e da Comissão Europeia, Portugal deveria renegociar profundamente o Memorando ou mesmo denunciá-lo e procurar alternativas.   

E depois da saída? Face às perspectivas futuras, o pessimismo é cinco vezes maior que o optimismo. Ou seja, apenas 11,8% dos que responderam à sondagem acreditam que todo o esforço de contenção e de reformas à pressão resultem em melhores perspectivas para Portugal findo o período de intervenção externa. Outros 14,4% referem que quando a troika sair do país nada de substancial se alterou, enquanto 55,1% acreditam que vamos ficar em piores condições, com uma economia em colapso e mais desemprego.

Notas do Papa Açordas: Já é tempo dos snrs: Passos, Gaspar e Cavaco renegociarem o memorando..Vá, Paulinho, dá-lhes cacetada...

Sem comentários: