quinta-feira, 2 de maio de 2013

Governo: Reforma aos 65 anos tem (mesmo) os dias contados

-

É intenção do Governo, avança esta quinta-feira o Diário Económico, que a idade legal de reforma passe a resultar exclusivamente da aplicação do factor de sustentabilidade, o que na prática significa que para um trabalhador receber a totalidade da sua reforma terá de trabalhar mais.

O Diário Económico está a avançar, esta quinta-feira, que o Governo pretende alterar de forma indirecta a idade legal de reforma, através da aplicação do factor de sustentabilidade. Este ‘mecanismo’, recorda o jornal, está a ser aplicado desde 2008, tendo sido o meio encontrado pelo anterior Governo para aumentar de forma indirecta, mas facultativa, a idade de reforma.

Ou seja, a idade legal de 65 anos mantém-se, mas passou a ser aplicado um factor relacionado com a esperança média de vida que os futuros pensionistas, públicos e privados, a trabalharem mais tempo para usufruírem da totalidade da reforma.

Por exemplo, explica o Diário Económico, um trabalhador que pediu a reforma em 2013 e que tem uma carteira contributiva de 40 anos, sofreu um corte de 4,78%. Em alternativa, e para receber o valor total da pensão, este trabalhador teve de manter-se em funções mais cinco meses.

Esta medida consta do plano de corte na despesa do Estado que o Governo tem de apresentar à troika até 13 de Maio e que, no total, ronda os 4,7 mil milhões de euros entre 2014 e 2016. De salientar que só esta revisão da idade de reforma permitirá um encaixe de 300 milhões líquidos.

Notas do Papa Açordas: E assim vai este desgoverno, sem rei nem roque, a desgraçar os portugueses...

Sem comentários: