sexta-feira, 10 de maio de 2013

Empregos criados desde que a troika chegou pagam salários de 310 euros

-

Desde Maio de 2011 que há mais 21 mil pessoas a ganhar salários abaixo do limiar da pobreza

O emprego líquido criado desde Maio de 2011, altura em que a troika entrou em Portugal, paga salários de 310 euros por mês, refere a edição desta sexta-feira do “Diário de Notícias”.

De acordo com o jornal, há mais 21 mil pessoas a ganharem um salário mensal inferior a 419,22 euros, ou seja abaixo do limiar da pobreza, e foi apenas nesse tipo de escalão que se registou mais criação do que destruição de emprego (emprego líquido).

A destruição de emprego total nos trabalhadores por conta de outrem atingiu os 10%, desde o início do programa de ajustamento, tendo o salário médio descido de 813 euros mensais para 806 euros, nos últimos dois anos.

De resto, este foi um dos patamares salariais onde houve uma maior destruição de postos de trabalho: menos 13,2% de emprego entre pessoas que auferiam entre os 600 e 900 euros.

Contudo, a maior redução de postos de trabalho verificou-se no escalão de rendimentos entre 1800 e 2500 euros líquidos, representando 15,6%.

Por outro lado, segundo os dados do INE, citados pelo “Jornal de Negócios”, nos dois últimos anos houve um aumento de 7% do número de pessoas a auferir salários acima de três mil euros.

Notas do Papa Açordas: O sr. Passos "de" Coelho não queria baixar o ordenado mínimo? Pois aí está! Tem o seu desejo realizado!...


Sem comentários: