quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Católica prevê quebra de 2,4% do PIB em 2013

-

Perspectivas de crescimento mais baixo na Zona Euro explicam a revisão em baixa das previsões do gabinete de análise de conjuntura da Universidade Católica.

A economia portuguesa vai registar uma contracção de 2,4% em 2013, de acordo com as previsões incluídas na folha trimestral de conjuntura relativa ao quarto trimestre de 2012 elaborada pelo gabinete de estudos da Universidade Católica.

O número, que corresponde a uma revisão em baixa de 0,4 pontos percentuais em comparação com a projecção anterior, resulta das "perspectiovas mais desfavoráveis de crescimento para a Zona Euro", do conhecimento mais detalhado das medidas orçamentais para 2013 e do reconhecimento de que o multiplicador orçamental de curto prazo sobre o crescimento do PIB é ligeiramente superior aonormal".

Para 2014, acrescenta o NECEP (núcleo de estudos de conjuntura da economia portuguesa), a evolução da actividade andará no intervalo entre 0,5% positivos e 1,7% negativos, com o centro do intervalo da previsão a fixar-se numa contracção do PIB de 0,6%.

Os economistas da Universidade Católica estimam que a economia portuguesa terá registado uma contracção de 0,7% no quarto trimestre de 2012, em comparação com os três meses anteriores, e de 2,7% quando o critério é a relação com o mesmo período de 2011. A quebra do PIB em 2012 ter-se-á situado em 2,9%.

Notas do Papa Açordas: A Universidade Católica aponta para 2,4% de contracção económica, o Banco de Portugal 1,9%  e o nosso Gaspartroika 1%... Quem irá falhar? Aceitam-se apostas...

Sem comentários: