terça-feira, 13 de setembro de 2011

ODCE. "Novas Oportunidades" sustentam sucesso de Portugal

-

O programa "Novas Oportunidades" empurrou Portugal para a maior taxa de obtenção de diplomas de final do ensino secundário no espaço da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), segundo um relatório divulgado hoje em Paris.

As Perspetivas da Educação 2011, apresentadas hoje oficialmente em Paris pela OCDE, salientam também, entre outros indicadores, que os salários dos professores em Portugal aumentaram na última década bastante acima do PIB médio do país.

Portugal tem a maior taxa de obtenção de diplomas do final do ensino secundário (96 por cento) e apenas a Eslovénia rivaliza com uma taxa tão alta.

A taxa de obtenção do diploma subiu 34 por cento de 2008 para 2009, refere o estudo da OCDE.
O novo relatório de indicadores de educação, com mais de 500 páginas, mostra que cerca de 35 por cento, ou "mais de um terço", dos diplomados têm mais de 25 anos.

"Em Portugal, o programa 'Novas Oportunidades' foi lançado em 2005 para oferecer uma segunda oportunidade àqueles que interromperam os estudos numa idade precoce ou que estão em risco de o fazer, ou ajudar aqueles que já estão entre os [trabalhadores] ativos mas desejam aumentar o seu nível de qualificações", sublinha o documento da OCDE.

O relatório da OCDE mostra igualmente que Portugal é um dos países onde "é mais saliente a diferença entre a taxa de obtenção de diploma feminina e masculina", reforçando a tendência de a taxa feminina ser cada vez mais elevada do que a masculina.

Notas do Papa Açordas: As "Novas Oportunidades" mais não são que um grande embuste na área da Educação. Mal grado os "diplomas" que receberam, as pessoas não viram as suas vidas profissionais melhoradas, nem os seus problemas de analfabetismo resolvidos. Sugerimos um inquérito a esta farsa...

-

Sem comentários: