terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Mário Soares: "Passos pode fazer esforços para ganhar votos mas não os terá"

-
No seu último artigo de opinião no Diário de Notícias, Mário Soares traça uma retrospetiva do ano. Em termos internacionais, Soares destaca Obama e o Papa Francisco. Internamente, o socialista aborda os discursos dissonantes de Cavaco e Passos, afirmando-se convicto de que o primeiro-ministro não vencerá as próximas eleições.

Mário Soares, no seu habitual artigo de opinião no Diário de Notícias, escreve esta semana sobre o ano que finda. No seu texto, o histórico socialista destaca duas figuras que considera terem tido um papel importante no plano internacional. Barack Obama, pelas medidas que tomou enquanto presidente dos Estados Unidos, e o Papa Francisco, pela mensagem que deixa ao Mundo.

No entanto, virando-se numa segunda parte do seu artigo para a atualidade interna, o ‘pai da Democracia portuguesa’, destaca a dissonância existem nas mensagens de Natal de Cavaco Silva e de Pedro Passos Coelho. Para o socialista, Passos pode pedir votos com o seu discurso, “mas não os terá”.

“O Presidente da República, sempre tão calado, invocando o Natal, limitou-se a dizer, com apreensão, que o novo ano vai ser bastante difícil. É evidente que vai, dada a pobreza das pessoas e a carência de dinheiro que o Estado parece ter mantido, bem como a austeridade, que ‘mata’”, destaca num primeiro ponto Soares.

Porém, em sentido inverso, como que em termo comparativo, o antigo Presidente e primeiro-ministro diz que mensagem de Passos Coelho transmitiu a ideia de um país “de vento em popa”.

“O primeiro-ministro fez um discurso completamente diferente: tudo vai de vento em poupa, cada vez melhor, segundo Sua Excelência. Esqueceu-se da pobreza da maior parte dos portugueses”, atira Soares.

Por fim, dando a ideia que falta ainda pagar o grosso do resgate de Portugal, Soares diz-se esperançado que o país reconheça a necessidade de mudança política no país, afirmando que “bem pode Passos Coelho fazer esforços para ganhar votos. Não os terá”.(Notícias ao Minuto)




Sem comentários: