terça-feira, 25 de março de 2014

PS responsabiliza Governo pelo agravamento da pobreza

-
O dirigente do PS Vieira da Silva responsabilizou, esta segunda-feira, o Governo PSD/CDS-PP pelo agravamento da pobreza em Portugal, considerando que é fruto do "caminho da austeridade reforçada" e defendeu um novo caminho assente no crescimento económico.

"Estes indicadores não são apenas um alerta. São a confirmação de uma intensa e profunda degradação das condições de equilíbrio e coesão social e são fruto de um caminho errado, da austeridade reforçada, em dobro", afirmou Vieira da Silva.

O deputado, membro da Comissão Política Nacional do PS reagia em conferência de imprensa na sede socialista, aos dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, do INE, divulgados hoje, e que mostram que em 2012 18,7 por cento da população portuguesa estava em risco de pobreza, mais oito pontos percentuais que em 2011.

Vieira da Silva sublinhou que os indicadores mostram não só o aumento do número de pessoas em situação de pobreza mas também um agravamento da "intensidade da pobreza", agravando-se também as situações de "privação material severa que atinge um valor de 11 por cento da população portuguesa".

O dirigente do PS disse que a austeridade aplicada pelo Governo foi "o dobro do que estava no memorando da `troika"" e defendeu que os resultados do Inquérito do INE são também fruto de "um caminho de desvalorização do trabalho" e de "corte nas prestações sociais". (Jornal de Notícias)

Notas do Papa Açordas:  Só não vê isso quem não quer ver. A miséria impera por todo o lado e já não se resolve com paliativos. É preciso uma mudança profunda na política portuguesa. Precisamos de eleições legislativas, JÁ!

Sem comentários: