quarta-feira, 26 de março de 2014

Investigação: Presidente da maior acionista da EDP suspenso por gestão duvidosa

-
O presidente da empresa chinesa que detém o maior numero de ações da EDP, a China Three Gorges, foi suspenso do cargo no âmbito de uma investigação por alegados gastos excessivos e favorecimentos, conta o Jornal de Negócios.

O presidente da China Three Gorges (CTG), maior acionista da EDP, abandonou o cargo na sequência de uma investigação do Partido Comunista Chinês, que detetou irregularidades na gestão da empresa, avança o Jornal de Negócios.

A investigação tinha como alvo os gastos excessivos de alguns dos gestores do grupo que explora a barragem das 'Três Gargantas', na China, e incluía a existência de favorecimentos na adjudicação de contratos de construção, com alguns gestores a permitirem a entrada de familiares e amigos em projetos, e outros gestores a serem proprietários de vários apartamentos e de veículos mais caros do que o que lhes era permitido.

Nessa sequência, o presidente da empresa, Cao Guangjing, foi afastado da sua liderança, e a sua saída foi anunciada esta segunda-feira pelo dirigente do Partido Comunista Chinês responsável pela distribuição de funções de relevo. Entretanto, no mesmo dia, foi nomeado vice-governador da província de Hubei.

Cao Guangjing será substituído, como chairman da CTG, por Lu Chun, enquanto a liderança executiva ficará com Wang Lin.

Recorde-se que Cao Guangjing envolveu-se diretamente no processo de compra de 21,35% da EDP durante a privatização lançada pelo Governo português no final de 2011, e esteve, ainda, em Portugal em 2012, para a formalização da aquisiçãi«o, no Ministério das Finanças, em Lisboa.(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Não haverá em Portugal um resquício da dita corrupção?... Ou vamos ter um novo caso dos submarinos?...

Sem comentários: