terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Leilão dos quadros de Miró cancelado pela leiloeira

-
O leilão das 85 obras de Joan Miró foi cancelado, esta terça-feira, pela leiloeira londrina Christie's, em Londres. O leilão foi anulado em virtude "da disputa nos tribunais portugueses", na qual a leiloeira "não é parte interessada", diz em comunicado.
O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa indeferiu hoje a providência cautelar destinada à suspensão da venda do acervo das obras de Miró.

Os quadros encontram-se na posse do Estado português desde a nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), seu anterior proprietário. A coleção é constituída por pinturas e desenhos e está avaliada em cerca de 36 milhões de euros pela leiloeira.
A venda das obras foi contestada em Portugal por um movimento cívico liderado pela Casa da Liberdade Mário Cesariny e pelo Coletivo Multimédia Perve, cuja petição alcançou 8.800 assinaturas na Internet, tendo sido aprovada por unanimidade na passada quinta-feira, na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.
Ainda no parlamento, os partidos da oposição apresentaram propostas de resolução para travar a venda, tendo sido chumbadas pela maioria que apoia o Governo. O PS, por seu turno, requereu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o Ministério Público desencadeasse "medidas cautelares" que não permitissem a venda dos quadros de Joan Miró em Londres, depois de ter esgotado todas as iniciativas parlamentares no sentido de suspender essa venda.
Na segunda-feira, a PGR pediu ao Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa o decretamento provisório da providência cautelar destinada à suspensão da venda do acervo das obras de Miró. (Correio da Manhã)
Notas do Papa Açordas:  A leiloeira londrina Christie´s deram uma grande lição ao Ali Bábá português e os seus inúmeros ladrões... Oxalá lhes sirva de lição...


Sem comentários: