sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Crédito à habitação. PS leva a votos projecto inicial do... PSD

-
Deputados aprovam mudanças no crédito à habitação. Oposição obriga maioria a chumbar propostas que apresentou inicialmente


O PS vai hoje levar a plenário as propostas iniciais do PSD sobre crédito à habitação. Os partidos da maioria chegaram a propostas conjuntas, algumas mais recuadas que as iniciais. E por isso os socialistas querem confrontar o PSD com o seu “recuo”.
“O PSD vai ter de votar contra a sua própria proposta original. Tem de ser explícito que houve um recuo e que o PS estava disponível para aprovar as propostas iniciais”, diz ao o deputado socialista Duarte Cordeiro.
Esta quarta-feira, os projectos conjuntos da maioria foram aprovados na especialidade (artigo a artigo) e serão aprovados hoje em plenário em votação final global. Os projectos dos restantes partidos foram maioritariamente chumbados.
Do PS foi aprovada a possibilidade de, sem penalizações e perda dos benefícios fiscais, serem resgatados planos de poupança (PPR) para pagamento das prestações de crédito à habitação. Passou ainda a proposta socialista de a primeira licitação, quando uma casa vai a hasta pública, ser de pelo menos 85% do valor-base (anteriormente era 70%). PCP e BE não viram nenhuma das suas propostas aprovadas.
Quer o PSD quer o CDS deixaram cair as suas propostas iniciais. Contudo, o PS “adoptou” – o que, segundo o regimento da Assembleia da República, é possível – o projecto do PSD que se refere à reestruturação da dívida das famílias e vai levá-la hoje a votos.
Notas do Papa Açordas:  Tendo apresentado primeiro uma proposta mais benéfica para as famílias, o PSD rendeu-se à Banca e resolveu retirar a proposta inicial... Aqui se vê a dependência dos políticos ao grande capital... Porca miséria!...

Sem comentários: