sexta-feira, 13 de junho de 2008

Tratado c´est mort!!!

Líderes europeus decepcionados com vitória do "não" no referendo
UE: Irlanda rejeitou Tratado de Lisboa

-
Os eleitores irlandeses rejeitaram o Tratado de Lisboa por 53,4 por cento dos votos, reabrindo a crise institucional que a União Europeia acreditava ter ultrapassado em Outubro passado. Os resultados oficiais divulgados por Dublin estão a gerar uma onda de decepção entre os líderes europeus.
-
Segundo os resultados finais oficiais, divulgados esta tarde em Dublin, os dois campos ficaram separados por cerca de 109 mil votos, tendo a taxa de participação sido fixada nos 53,13 por cento dos eleitores inscritos (pouco mais de três milhões de inscritos), confirmando assim os prognósticos de que uma abstenção elevada beneficiaria o “não”.
-
Das 43 circunscrições do país, o “sim” venceu em apenas oito, o que demonstra uma oposição generalizada ao documento, apesar de tanto o Governo irlandês como os principais partidos da oposição terem feito campanha a favor do novo tratado europeu.
-
A Irlanda, por imposição constitucional, foi o único dos 27 a submeter o documento a consulta popular e o “não” de Dublin promete abrir uma nova crise na UE, semelhante à que criada em 2005 pela rejeição da fracassada Constituição Europeia em França e na Holanda.
-
Notas do Papa Açordas: Pronto, os irlandeses votaram por nós. É a derrota do nacional-porreirismo. Oxalá, que da próxima vez , os dirigentes do "porreiro,pá" não façam as mesmas figuras de parvos, e nos deixem pronunciar sobre a construção de uma Europa coesa e justa, porque, assim não!!!
-

Sem comentários: