quinta-feira, 22 de novembro de 2007

República dos Bananas

Finalmente, tornou-se oficial vivemos na república dos bananas. E os bananas somos nós, que
trabalhamos por conta de outrem e pagamos impostos sem ter hipótese de entrar na fraude fiscal ou no branqueamento de capitais.

Vem isto a propósito da reiterada acusação feita pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Amaral Tomás. O senhor governante jura a pés juntos que "alguns empresários [quais?] deviam ter vergonha da sua actuação". Porquê? Porque roubam o Estado (todos nós) cometendo fraude fiscal e enriquecem lavando dinheiro sujo.

Na república dos bananas mandam as lavadeiras e, tanto quanto sabemos, o Governo de todos nós limita-se a dizer-lhes que sabe o que se passa, na esperança de que a denúncia leve a mudanças de comportamento. Mais ou menos como quem publica na Internet a lista dos devedores ao Fisco. Sistema, aliás, há séculos utilizado, sem recurso às novas tecnologias, pelos comerciantes do fiado.

Pois, senhor secretário de Estado, nós contribuintes pagadores exigimos mais de Vossa Excelência. Não nos basta que os cofres do Estado continuem a engordar à nossa custa, que pagamos cada vez mais, nem à custa dos criminosos da fraude e da lavagem, que pagam, apenas, quando são apanhados.

Se o senhor diz o que diz - e já o disse por duas vezes - é porque sabe do que fala e a sua obrigação é denunciar todos os casos que conhece à Polícia. Fraude? Lavagem de dinheiro? Esta não é, apenas, uma questão fiscal.

Como está sempre a falar da "Operação Furacão", aguardamos que as suas declarações produzam, pelo menos, uma aragem, um ventinho. Para que possamos voltar a ser a República de Portugal.

Paulo BaldaiaJornal de Notícias, 22.11.2007
Blog Mais Évora

4 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

não seria melhor antes perguntar, onde é que acham estes secretários de estado ?

quintarantino disse...

Ele falar, fala... mas pouco mais se vê em matéria de fiscalização a essas medidas de fraude fiscal, segundo ele, ou planeamento fiscal, segundo o Van Zeller.
Castiço, não é?
A haver fraude fiscal/planeamento fiscal é o mesmo feito pelos valentes dos Compromisso Portugal e das teorias das flexiguranças...

Abrenúncio disse...

Isto está a precisar é duma "Operação Sismo intensidade 9 na escala de Richter" para literalmente varrer esta corja de corruptos, aproveitadores, sanguessugas, vampiros que se abotoam com a conivência dos políticos de merda deste país feudal.
Saudações do Marreta.

Pata Negra disse...

O Marreta não me deixa falar, adianta-se sempre!
Um abraço livre de imposto