sexta-feira, 13 de maio de 2016

PS cada vez mais longe do PSD

-
Um mês depois de o PS ter ultrapassado o PSD nas intenções de voto (pela primeira vez em quase um ano), os socialistas dilatam a vantagem sobre o partido de Passos Coelho. De acordo com a sondagem da Aximage para o Correio da Manhã, o PS soma 38,6% das intenções de voto contra os 32,3% dos eleitores que votariam PSD se as eleições fossem hoje. O PS dá um pulo de 2,9% e o PSD recua 1,2%. Seis meses depois de a Esquerda se ter unido para formar governo, PS, CDU e Bloco de Esquerda crescem, em conjunto, 3% nas intenções de voto. À esquerda, só o Bloco perde votos e passa de 10% das intenções de voto, em abril, para 9,7% em maio. A CDU inverte a tendência de queda e cresce de 6,2%, em abril, para 6,6 este mês. 

O CDS também contribui para o afundar do fosso entre esquerda e direita. O partido de Assunção Cristas perdeu 0,2% das intenções de voto. Se as eleições fosse hoje, os democratas cristãos conseguiriam 4% dos votos e seriam a força política com assento parlamentar menos expressiva a seguir ao PAN – Pessoas, Animais e Natureza. 

Meio ano depois de Costa tomar posse como chefe de Governo, 27,5 por cento dos inquiridos acham que o Executivo se está a comportar melhor do que o esperado. 53,2% acreditam que o Governo está a corresponder ao esperado e 15,9% pensam que a equipa de Costa gorou expectativas. O Governo não tem parado de crescer no índice de expectativas e está já perto do maior valor de sempre, alcançado em janeiro deste ano. 

A sondagem da Aximage para o Correio da Manhã foi realizada entre os dias 7 e 9 de maio de 2016, com base em 600 entrevistas telefónicas: 55 no Interior Norte Centro, 70 no Litoral Norte, 102 na Área Metropolitana do Porto, 122 no Litoral Centro, 167 na Área Metropolitana de Lisboa e 84 no Sul e Ilhas; 96 em aldeias, 161 em vilas e 343 em cidades. A margem de erro é de 4%.(Correio da Manhã)

Sem comentários: