terça-feira, 31 de maio de 2016

UNA RAREZA CÓSMICA

-


UNA RAREZA CÓSMICA

Un 'anillo de Einstein' descubierto por Margherita Bettinelli, una estudiante de doctorado en el Instituto de Astrofísica de Canarias. El fenómeno, que ya predecía la Teoría de la Relatividad, ha sido provocado por la fuerza que es capaz de ejercer la gravedad incluso sobre la luz. La galaxia se encuentra a una distancia de 10.000 millones de años luz y fue detectada de forma fortuita. (IAC / EFE)-(20minutos.es)

'DESFIGURACIÓN EUROPEA'

-


'DESFIGURACIÓN EUROPEA'

Dos esculturas gigantes que representan las cabezas de la canciller alemana, Angela Merkel (i), y la del presidente del Banco Central Europeo, Mario Draghi (d), yacen en la plaza Max-Joseph-Platz delante de la Ópera en Múnich, Alemania. La obra forma parte de la serie Die Irrenden. Europaeische Defiguration (Nómadas. Desfiguración europea) del dúo artístico Bankleer, y será expuesta del 1 hasta el 12 de junio. (Peter Kneffel / EFE)-(20minutos.es)

DÍA MUNDIAL SIN TABACO

-


DÍA MUNDIAL SIN TABACO

Una banda se presenta acompañada por grandes pancartas de fondo con mensajes contra el tabaco colgadas en el estadio Bird's Nest durante un evento con motivo del Día Mundial Sin Tabaco, en Pekín (China). (Rolex de la Pena / EFE)-(20minutos.es)

Constituição "incumbe Estado" de criar rede pública de escolas

-

O primeiro-ministro defendeu hoje que a correlação entre políticas públicas e programa constitucional está bem ilustrada na educação, salientando que cabe ao Estado montar uma rede pública de acesso universal e, simultaneamente, respeitar o ensino privado.

Esta interpretação da Constituição da República foi feita por António Costa na sala do Senado, na Assembleia da República, durante sessão de abertura do Fórum das Políticas Públicas - iniciativa que foi apresentada e moderada pela antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues e pelo professor universitário Pedro Adão e Silva, ambos do ISCTE.

Sem nunca se referir diretamente à atual controvérsia em torno dos contratos de associação entre o Estado e os ensinos privado e cooperativo, António Costa falou sumariamente sobre o caráter evolutivo da interpretação das normas constitucionais desde o regime liberal do século XIX até à atual Constituição da República, designadamente em torno dos artigos referentes a educação.
O primeiro-ministro advogou então que a Lei Fundamental contém não apenas "uma garantia de liberdade da educação confessional, mas também um direito coletivo que atribui ao Estado o dever de promover a democratização do acesso à educação".
"A educação deve contribuir para assegurar a igualdade de oportunidades (...) e tem a função de garantir o progresso social e a participação democrática na vida coletiva. Por isso, a Constituição fala-nos na educação, quer como liberdade de cada um, quer como direito de todos, mas diz mais: Que incumbe ao Estado a obrigação de criar uma rede de estabelecimentos públicos de ensino que abranja as necessidades de toda a população", referiu o líder do executivo.
Ou seja, de acordo com António Costa, tal como incumbe ao Estado a criação de uma Serviço Nacional de Saúde, ou o desenvolvimento de um sistema de Segurança Social unificado, cabe também ao Estado "uma cobertura universal por parte da rede pública de educação, tendo em vista assegurar o acesso à educação de toda a sua população, sem prejuízo, naturalmente, de reconhecer e fiscalizar os ensinos privado e cooperativo".
"A Constituição é muito clara na distinção: Ao Estado incumbe o desenvolvimento de uma rede pública, mas o Estado é obrigado a respeitar e a reconhecer os ensinos privado e cooperativo, embora não incumba ao Estado fomentá-los. A educação é uma das áreas onde melhor se ilustra a correlação das políticas públicas e o programa constitucional", reforçou o primeiro-ministro. (Notícias ao Minuto)

segunda-feira, 30 de maio de 2016

PROTESTA DIVINA

-


PROTESTA DIVINA

Antidisturbios bloquean a manifestantes, un monje entre ellos, durante una protesta en Phnom Penh (Camboya). (Mak Remissa / EFE)-(20minutos.es)

domingo, 29 de maio de 2016

PCP critica "cinismo" de PSD e CDS-PP sobre escolas privadas

-

O secretário-geral do PCP criticou hoje o "cinismo" com que PSD e CDS-PP falam de despedimentos nas escolas com contratos de associação, lembrando o despedimento de 28.000 professores quando aqueles partidos governaram em coligação.

"O cinismo com que PSD e CDS falam de despedimentos de professores nas escolas com contratos de associação fica bem patente na sua política de encerramentos e cortes de mais de 3 mil milhões de euros nos últimos quatro anos na educação e que teve, entre outras consequências, o despedimento de 28.000 professores", disse Jerónimo de Sousa em Tramagal, Abrantes.

Perante cerca de 300 militantes, no encerramento da X Assembleia da Organização Regional de Santarém do PCP, Jerónimo de Sousa criticou, ainda, "o ataque que promoveu à Escola Pública, aprofundando uma desastrosa orientação de sucessivos governos de ausência de uma política de alargamento da rede pública de ensino, conjugada com o encerramento de milhares de escolas, cerca de 400 do 1.º ciclo aqui no distrito [Santarém], e que serviu de pretexto ao Governo do PSD/CDS para dar passos significativos na privatização da Escola Pública".
O líder comunista continuou a centrar boa parte do seu discurso de 35 minutos no setor da educação, afirmando ter sido essa política [do Governo de coligação PSD-CDS-PP] que "levou a que o Estado recorresse aos contratos de associação com estabelecimentos de ensino privado e cooperativo, assumindo estes um caráter complementar de garantia do direito à educação onde não existia resposta pública".
O dirigente comunista disse, ainda, que o que tem sido feito nestes anos "vai à revelia do quadro legal e permitiu desviar alunos da Escola Pública para colégios privados, criando expectativas nos trabalhadores, alunos e pais, relativamente à continuidade do ensino privado financiado pelo Estado, que este não pode, nem deve assumir".
Hoje, continuou, "alguns desses interesses privados exploram descarada e demagogicamente esta situação insustentável de o Estado pagar colégios privados onde existe ensino público, e vão ao ponto de instrumentalizar crianças em ações de protesto, o que os devia envergonhar".
A finalizar, o secretário-geral do PCP frisou que "a existência de escolas privadas não está posta em causa", tendo afirmado que "os seus donos mantêm o direito de as constituir e não está impedida a possibilidade de os cidadãos, que por elas queiram optar, o possam fazer pagando os respetivos custos", defendeu.
O PCP, concluiu, "como garantia do acesso de todos ao ensino, defende que se deve manter a possibilidade de celebrar contratos de associação com escolas privadas e do setor cooperativo, de acordo com as regras definidas em regiões onde a escola pública não tem condições de acolher esses alunos, com rigorosa verificação dos contratos assinados e da exigência da aplicação das mesmas condições de trabalho aos professores que trabalham nessas escolas".(Notícias ao Minuto)

sábado, 28 de maio de 2016

Nos outros blogs

-
      
 Vice-presidente do SCP condenado
   
«O antigo vice-presidente do Sporting foi absolvido dos crimes de burla e de branqueamento de capitais mas condenado por dois crimes de peculato, por uso indevido de dinheiro e bens do clube de Alvalade.

Pereira Cristovão foi também condenado por denúncia caluniosa agravada ao árbitro José Cardinal. Estando obrigado a pagar-lhe uma indemnização de 40.000 euros, por danos não patrimoniais.

O antigo vice-presidente do Sporting foi ainda condenado ao pagamento de indemnizações de 500 euros a cada um dos 35 árbitros que se constituíram assistentes no processo, o que perfaz um total de 17.500 euros.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

E o SCP não sabia de nada?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

In "O Jumento"

sexta-feira, 27 de maio de 2016

PGR dá razão ao Governo sobre contratos de associação

-

Ministério da Educação congratula-se com decisão da PGR.

 A Procuradoria-Geral da República deu razão ao Executivo no que toca aos cortes nos contratos de associação com colégios privados.

O que a PGR entende é que “os contratos assinados entre os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo e o Estado comportam a totalidade dos ciclos iniciados em 2015/2016, não permitindo a abertura de novas turmas de início de ciclo todos os anos”, além de que “a celebração de contratos de associação tem de ter em conta as 'necessidades existentes’ de estabelecimentos públicos de ensino como pressuposto legal da celebração dos mesmos”.
“O Ministério da Educação foi hoje notificado do parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República que corrobora a interpretação do Governo relativamente aos contratos de associação”, informou a tutela em comunicado.
Na mesma nota, pode ler-se que “com este parecer, o Ministério da Educação vê assim confirmada a interpretação contratual de não ser devido o financiamento de novas turmas de início de ciclo no próximo ano letivo em zonas onde exista resposta da rede de estabelecimentos públicos de ensino”.
“O Ministério da Educação cumprirá escrupulosamente os contratos celebrados pelo anterior Governo em final de legislatura, na exata latitude e medida com que a Procuradoria-Geral da República os interpreta no parecer hoje conhecido. O parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República, depois de devidamente homologado, será publicado em Diário da República, vinculando a atuação da Administração Pública sobre esta matéria”, dá conta o ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues. (Notícias ao Minuto)
Notas do Papa Açordas: Já lá dizia o meu avô: "quem quer gostos dá às trancas!..." Neste caso, que pague os estudos se optar pelo privado...

VINO TIBETANO

-


VINO TIBETANO 

Un hombre hace fotografías a las cubas de vino tinto Kangding Hong en una cueva en el condado de Danba, prefectura autónoma tibetana de Ganzi (China). (How Hwee Young / EFE)-(20minutos.es)



UN KAFKA GIGANTE

-


UN KAFKA GIGANTE


Vista de la estatua giratoria de un busto gigante del escritor Franz Kafka en el centro de Praga (República Checa). La obra es del controvertido artista Cerny, autor de varias piezas sobre la situación política del país en los últimos años. (Filip Snger / EFE)-(20minutos.es)

"A falta de vergonha de Passos Coelho é descomunal"

-

Troca de 'galhardetes' entre os deputados marcou o debate quinzenal esta quinta-feira.

O deputado do PS, Porfírio Silva, esteve a analisar o debate quinzenal através do seu Facebook. “Com o Programa Nacional de Reformas, Portugal tem agora uma estratégia de modernização, contando com as pessoas, com as empresas e com um Estado a trabalhar melhor. Assim, Portugal deixou para trás a “estratégia” de empobrecimento, embora os “velhos do Restelo” continuem a proferir profecias de desgraça, que só denunciam a desgraça própria desses ‘profetas’”, começou por afirmar.

Porfírio Silva teve ainda como alvos Passos Coelho e Assunção Cristas. “Passos Coelho pede dados económicos observáveis. E depois dá como exemplo o défice estrutural. Não sei quem anda a aconselhar Pedro Passos Coelho em matéria económica, mas quem lhe disse que o défice estrutural é observável só pode ser candidato a continuar a enganar o pobre primeiro-ministro no exílio”, admitiu.

Ainda sobre as sanções que Bruxelas pode vir a aplicar a Portugal por causa do défice de 2015. “Portugal pode ter sanções europeias por causa dos défices que Passos Coelho nos legou. E Passos Coelho vem ao Parlamento apontar o dedo porque Portugal corre o risco de ter sanções. A falta de vergonha de Passos Coelho é descomunal”, sublinhou.
Também a líder do CDS, Assunção Cristas não escapou. “Basta a Assunção Cristas um debate a correr-lhe mal para perder a compostura, atirar as regras às malvas e entrar em linguagem imprópria. Muito triste ver Assunção Cristas na corrida para baixo em competição com o ex-parceiro Pedro Passos Coelho.(Notícias ao Minuto)

PSD e CDS meteram "a viola no saco" com estratégia do "toca e foge"

-
O primeiro-ministro acusou hoje a oposição de usar uma estratégia assente no fracasso do Governo e de "toca e foge", tendo agora "metido a viola no saco" sobre os contratos de associação com estabelecimentos privados de educação.

Uma posição de António Costa no final do debate quinzenal no parlamento que se seguiu a uma intervenção do presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, que também se caraterizou por um ataque cerrado às bancadas do PSD e do CDS-PP.

No plano ideológico, o presidente do PS defendeu a tese de que o princípio da igualdade como condição para um desenvolvimento económico e consolidação orçamental sustentáveis é neste momento a fronteira entre esquerda e direita, e criticou o PSD e o CDS-PP por "não acreditarem" que é possível em simultâneo cumprir-se uma dupla agenda de respeito pelos compromissos internos e externos.
Desta vez, Carlos César juntou nas suas críticas Pedro Passos Coelho e Assunção Cristas: "A líder do CDS-PP, que eu não acho que seja uma sobra do seu partido e que não acho que seja uma excrescência da direita parlamentar, acha que essas duas agendas são inconciliáveis, mas este Governo está a provar o contrário", sustentou.
Mais à frente o líder da bancada socialista referiu-se com ironia às conversas informais sobre a durabilidade de Pedro Passos Coelho e de Assunção Cristas enquanto líderes do PSD e do CDS, respetivamente.
"Fazem-se apostas se o senhor deputado Pedro Passos Coelho cai por causa das eleições nos Açores ou das eleições autárquicas e se a deputada Assunção Cristas perde ou não as suas oportunidades justamente por causa dessas eleições. Acho que nem um nem o outro vão cair: Aguentem, aguentem", comentou.
O primeiro-ministro repetiu depois uma fórmula antes utilizada por Carlos César, segundo a qual o país está perante "um Governo novo e uma oposição velha, que se encontra bloqueada num discurso passadista, como se a sua principal função fosse a conservação do património arqueológico dos seus quatro anos de governação".
"A oposição segue dois estilos: A exploração da decimazinha e o toca e foge. Ainda há 15 dias o seu grande tema era o dos contratos de associação com os colégios, mas, hoje, depois de garantido que o Governo cumpre escrupulosamente a lei, a oposição nem sequer agora referiu o tema dos colégios e meteu a viola no saco, como se diz em bom português", declarou António Costa, recebendo uma prolongada salva de palmas da bancada socialista.
Mas o primeiro-ministro foi mais longe neste tema referente aos contratos de associação, dizendo que aquilo que "era dramático" para a oposição ainda há 15 dias, hoje "nem sequer uma referenciazinha mereceu do PPD/PSD ou do CDS-PP".
"Nem um segundo de atenção aos colégios. Para esta quinzena, a preocupação da oposição era a decimazinha", disse, numa intervenção em que também acusou o PSD e o CDS-PP de nunca proporem medidas ao nível das reformas estruturais.
"Sobre medidas de fundo para o país, do PSD e do CDS ouvimos zero. Já não conseguem disfarçar o azedume que cada semana cresce porque em cada semana não se concretiza a hecatombe que esses dois partidos tinham pré-anunciado. É muito triste uma oposição cuja condição de sucesso assenta não na sua própria valia mas no fracasso alheio", advogou ainda o primeiro-ministro.
De acordo com António Costa, em seis meses de funções do seu Governo, "nenhuma das catástrofes previstas pela oposição se confirmou".
"Aquilo que se verifica é que semana após semana as dificuldades são vencidas e os compromissos são cumpridos", acrescentou (Notícias ao Minuto)

Nos outros blogs

-


 Jumento do dia
    
Passos Coelho e Assunção

Usar a economia para avaliar seis meses de uma política governamental ou revela ignorância ou estamos perante má fé. O governo não tomou qualquer decisão que possa ser entendida como responsável pela redução da procura externa ou com um impacto negativo na economia. Se está em causa a confiança externa no país teremos que dizer que foi bem pior a tentativa de Passos Coelho de penalização internacional do país do que qualquer uma das suas medidas.

Nestes seis meses nada alterou a competitividade externa da economia, nada penalizou a competitividade das empresas exportadores, não se registou qualquer alteração substancial no investimento e as medias orçamentais ainda não se fizeram sentir nos indicadores económicos.

Compreende-se que Passos Coelho e Assunção Cristas desejem que um desastre do país lhes devolva o poder, mas seria conveniente que o soubessem disfarçar.

«Vários indicadores económicos serviram como arma de arremesso do PSD e do CDS para criticar os seis meses de governação de António Costa, apoiado pelo PCP, BE e PEV. O líder do social-democrata somou ainda a “arrogância” com que o primeiro-ministro exerce o poder, enquanto a presidente do CDS apontou as “desautorizações” ao ministro das Finanças ou a inacção ao ministro da Economia.

No balanço dos primeiros seis meses de Governo PS, Pedro Passos Coelho e Assunção Cristas partilharam a mesma visão negativa da economia em resultado da degradação de vários indicadores como é o caso das exportações ou do desemprego. “A governação tem sido uma grande desilusão. O Governo não cumpriu com nada com que prometeu – no emprego e no crescimento económico. Na nossa perspectiva falhou em toda a linha”, afirmou a líder do CDS, esta quinta-feira, em conferência de imprensa. Assunção Cristas comparou os números do primeiro trimestre deste ano com o cenário macro-económico apresentado pelo PS há cerca de um ano e com o programa eleitoral socialista para concluir que há “desilusão”.

Na véspera, também em conferência de imprensa, o líder do PSD usou outra palavra para qualificar o resultado da governação socialista: “declínio”. Não só “económico e social” como também “político”. Aos exemplos negativos dados por Assunção Cristas sobre a trajectória do desemprego, crescimento económico e exportações, Passos Coelho acrescentou outros indicadores como os do investimento e os das taxas de juro das obrigações portuguesas que reflectem já "desconfiança".» [Público]

In "O Jumento"

terça-feira, 24 de maio de 2016

MÁS CEFALÓPODOS EN EL MUNDO

-


MÁS CEFALÓPODOS EN EL MUNDO

Sepias australianas gigantes (Sepia apama), en el Golfo Spencer, Australia del Sur. La población de los cefalópodos, que incluye a los pulpos, las sepias y los calamares, aumentó en el mundo desde la década de 1950, aunque aún se desconocen las causas. (Scott Portelli / EFE)-(20minutos.es)

RAYOS SOBRE BERLÍN

-


RAYOS SOBRE BERLÍN

Un rayo cae sobre la Cancillería en Berlín (Alemania) durante una tormenta. (Paul Zinken / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
      
 O país das prescrições
   
«Os processos de contra-ordenação abertos contra João Rendeiro e restantes administradores do Banco Privado Português (BPP) estão à beira da prescrição. Faltam seis meses para que as condenações que se verificaram nos dois processos do Banco de Portugal (BdP) e da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) percam eficácia jurídica por prescrição destes procedimentos administrativos sancionatórios.

Está em causa um conjunto de multas que totaliza cerca de 11 milhões de euros, cuja prescrição deverá ocorrer durante o próximo mês de novembro. Será nessa altura que decorrerão os oito anos de prazo máximo prescricional definido pela lei de 1982 aplicável a este caso. A prescrição dos processos do BdP e da CMVM implicará também que João Rendeiro e os restantes arguidos poderão voltar a desempenhar funções nos órgãos sociais de instituições financeiras.

A prescrição só poderá ser evitada com o trânsito em julgado das penas aplicadas pelo BdP e pela CMVM — parcialmente confirmadas pelo Tribunal de Supervisão e Regulação e pelo Tribunal da Relação de Lisboa. Mas a João Rendeiro e aos restantes arguidos do chamado caso BPP ainda resta uma última instância de recurso: o Tribunal Constitucional (TC).» [Observador]
   
Parecer:

Neste país só as dívidas dos pobres é que não prescrevem.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

In "O Jumento"

segunda-feira, 23 de maio de 2016

RESCATADOS EN ALTA MAR

-


RESCATADOS EN ALTA MAR 

Llegada al puerto de Motril de los 38 inmigrantes , entre ellos 8 mujeres y 4 niños , que Salvamento Marítimo ha rescatado a unas 30 millas del cabo Tres Forcas de la patera en que viajaban. (Paquet - EFE)-(20minutos.es)

PROTESTA CONTRA TEMER EN BRASIL

-


PROTESTA CONTRA TEMER EN BRASIL

Un militante del Movimiento de los Trabajadores Sin Techo (MTST) protesta en contra el Gobierno del mandatario interino brasileño, Michel Temer, en Sao Paulo (Brasil). (Sebastião Moreira / EFE)-(20minutos.es)

A partir de amanhã, Fisco não pode despejar famílias com dívidas

-

Legislação já está em Diário da República após ‘ok’ de Marcelo Rebelo de Sousa.

A maioria parlamentar aprovou, o Presidente da República aprovou e já foi publicado em Diário da República. A partir de amanhã, terça-feira, dia 24, o Fisco deixará de poder despejar famílias para cobrar dívidas.

“A presente lei protege a casa de morada de família no âmbito de processos de execução fiscal, estabelecendo restrições à venda executiva de imóvel que seja habitação própria e permanente do executado”, pode ler-se no artigo publicado em Diário da República.
Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa já tinha feito notar no site da presidência que a medida iria entrar em vigor. O "objetivo social prosseguido e a ampla concordância parlamentar relativamente à não rejeição do diploma", justificou.
A questão da proteção da casa de família no âmbito de processos de execução fiscal fez parte dos programas eleitorais do PS, do Bloco de Esquerda e da CDU (que junta PCP e Os Verdes). A 8 de janeiro foi aprovado na generalidade, contando ainda com o voto favorável do deputado do PAN.(Notícias ao Minuto)

domingo, 22 de maio de 2016

GUERRA DE ALMOHADAS POR LA PAZ

-


GUERRA DE ALMOHADAS POR LA PAZ 

Jóvenes participan en una guerra de almohadas promovida por el exalcalde de Bogotá Antanas Mockus en Bogotá (Colombia) (Mauricio Dueñas Castañeda / EFE)-(20minutos.es)

UN BAILE CON BRUCE SPRINGSTEEN

-


UN BAILE CON BRUCE SPRINGSTEEN 

El músico estadounidense Bruce Springsteen saca a bailar a una fan durante el primer día del festival Rock in Rio Lisboa 2016 en Parque da Bela Vista en Lisboa. (Jose Sena / EFE)-(20minutos.es)

sábado, 21 de maio de 2016

"Espiral de chantagem" tem de ser rejeitada pelo Governo

-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, rejeitou na noite de sexta-feira, em Ovar, uma posição de submissão de Portugal perante a União Europeia, desafiando o Governo PS a rejeitar aquilo que considerou ser uma "espiral de chantagem"

"O que está em curso é uma operação que visa levar ainda mais longe o processo de condicionamento do rumo do país num sentido contrário aos interesses nacionais, aos interesses dos trabalhadores e do povo", disse Jerónimo de Sousa, que falava para uma plateia de militantes comunistas num comício, em Ovar.

Ao manter em aberto a possibilidade de aplicação de sanções e ao exigir novas medidas estruturais, o secretário-geral comunista disse que a Comissão Europeia "acentua a postura de imposição de um rumo de empobrecimento a que tem sujeitado o nosso país".
"Ou seja, querem obrigar o país a executar estas mediadas violentas contra o nosso povo, contra a nossa economia, contra a nossa soberania", diz Jerónimo, defendendo que "por razões até de dever patriótico, temos de dizer que, quer eles queiram, quer não, quem manda em Portugal deve ser o povo português e não as instituições europeias".
Na opinião do secretário-geral comunista, Portugal precisa de fazer parar "este círculo vicioso de destruição económica e social".
"Está na hora de dizer: Basta de submissão e dependência", afirmou.
No seu discurso, Jerónimo de Sousa voltou ainda a defender a renegociação da dívida do país, sublinhando que Portugal não pode manter dívidas (pública e externa) que "são das maiores do mundo".
"O Estado não pode pagar anualmente em juros bem mais do dobro do que recebe em fundos estruturais da União Europeia, quase tanto ou mais do que gasta em saúde e educação. Precisa de estancar a sangria de recursos, por via dos juros, para o capital financeiro e o estrangeiro e usá-los para o investimento e a ação social", frisou.
O secretário-geral comunista deu como exemplos as renegociações "bem sucedidas" da Argentina e Equador, para defender que "é possível uma renegociação dos prazos, juros e montantes, que abata fortemente os valores em dívida".
Abordando também a questão da precariedade nos vínculos laborais, Jerónimo de Sousa disse que "não é aceitável que mais de um milhão e duzentos mil trabalhadores estejam condenados a trabalhar em regime de precariedade permanente, trabalhando em part-time, com falsos recibos verdes, com contrato a prazo ou outras formas de trabalho precário sempre mal remunerado".
"No nosso país existem pessoas que sobrevivem há anos neste carrossel da precariedade, que respondem a necessidades permanentes das empresas e serviços, mas que têm menos direitos e menos salário", referiu Jerónimo de Sousa, prometendo continuar a lutar contra esta realidade.
O comício do PCP realizou-se na Escola António Dias Simões, em Ovar, no âmbito da campanha nacional do partido "Mais direitos, mais futuro - não à precariedade".(Notícias ao Minuto)

quinta-feira, 19 de maio de 2016

AVIÓN DESAPARECIDO

-


AVIÓN DESAPARECIDO

Imagen que muestra un avión Airbus A320 de las aerolíneas EgyptAir en el aeropuerto de Estambul, Turquía. La compañía aérea ha informado de que equipos de rescate han comenzado la búsqueda de un A320 desaparecido esta madrugada cuando realizaba el trayecto París-El Cairo. (Christoph Schmidt / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 Lista de prioridades do Rui Vitória

 photo Vieira-12_zpscdnynoog.jpg
 photo Vieira-2_zpslbemnuer.jpg

Há um site que informa cada um da sua posição na lista de prioridades do Rui Vitória. Quem não deve ter gostado nada é o Luís Filipe Vieira, presidente do SLB, ficou em 1854%, isto é, mais de 1700 lugares depois do homem das pipocas.

In "O Jumento"

quarta-feira, 18 de maio de 2016

OSAMENTA DE MAMUT

-


OSAMENTA DE MAMUT

Imagen que muestra los trabajos de recuperación de los restos de un mamut descubierto en diciembre pasado en el municipio mexicano de Tultepec (México). (Mauricio Marat / EFE)-(20minutos.es)

PROTESTA INDÍGENA

-


PROTESTA INDÍGENA

Indígena de la etnia Guaraní Kaiowá protestan frente al Palacio del Planalto, en Brasilia (Brasil). Una delegación de aproximadamente 50 personas se manifestaron para exigir el cumplimiento de los derechos constitucionales indígenas, en especial la demarcación de todas las tierras. (Cadu Gomes / EFE-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-


   Mentira Jumento: avião do patrocinador do SCP aterrou em Lisboa


 photo Azia-verde_zpsxnentl9g.jpg

In "O Jumento"

  

terça-feira, 17 de maio de 2016

UN PRIMATE MUY VALIOSO

-


UN PRIMATE MUY VALIOSO

Dos crías de la especie tití común que fueron incautados a un traficante de animales surcoreano. Este pequeño primate original de Brasil alcanza un precio de más de 6.000 euros en el mercado negro en Corea del Sur. (Goyang Police / EFE)-(20minutos.es)


Nos outros blogs

-

Umas no cravo e outras na ferradura



   JJ subiu dez posições na consideração de Rui Vitória


 photo subir_zpsfjq7v5ul.jpg

!n "O Jumento"

  

domingo, 15 de maio de 2016

Novo nome do aeroporto é “homenagem a um dos heróis da liberdade”

-

Aeroporto da Portela, em Lisboa, ganha hoje um novo nome.

António Costa esteve hoje no Aeroporto de Lisboa, que a partir de hoje se passa a chamar de de Aeroporto Humberto Delgado. Para o primeiro-ministro está é uma “homenagem a um dos heróis da liberdade” portuguesa.

"O nome de Humberto Delgado é um símbolo de resistência, coragem determinação e sacrifício pela liberdade”, começou por afirmar o socialista, lembrando que este é nome “daquele que sem medo travou um combate decisivo pela nossa liberdade”.
O primeiro-ministro defendeu que este é também um ato educacional.
“Os jovens quando de aqui partirem e aqui chegarem vão interrogar-se quem é este nome e ficarão a saber que a liberdade que hoje nos é tão natural nos foi longamente negada e que por ela sofreram e morreram muitos portugueses”, disse, considerando que não haveria melhor forma de simbolizar essa luta e essa liberdade a não ser no aeroporto, local que representa a nossa “abertura ao mundo”.(Notícias ao Minuto)

sábado, 14 de maio de 2016

ENUNCIANDO EL ACOSO SEXUAL EN ISRAEL

-


ENUNCIANDO EL ACOSO SEXUAL EN ISRAEL

Mujeres israelíes participan en la Marcha de las prostitutas para denunciar el acoso sexual que sufren las mujeres en Jerusalén (Israel) (Abir Sultan / EFE)-(20minutos.es)


Nos outros blogs

-

  
 Jumento do dia
    
Carlos Alexandre, juiz impoluto

Há casos em que só se pode dizer que no melhor pano cai a nódoa, se fosse cristão diria que quem não pecou que atire a primeira pedra. Mas quanto à nódoa deixo-a para o teste do algodão, já em relação às pedras ficam no bolso para atirar mais tarde.

«O juiz Carlos Alexandre recebeu um empréstimo de 4 mil euros do Cofre da Previdência dos Funcionários do Estado, à revelia das regras desta instituição de utilidade pública.

O Sexta à 9 teve acesso a um documento que prova que o presidente do Cofre, Tomé Jardim, avocou o processo e deliberou a atribuição do empréstimo, em apenas 72 horas, passando à frente de vários processos que se encontravam pendentes.

Carlos Alexandre e o presidente da instituição recusam explicar o caso.

O Ministério Público confirma que Américo Tomé Jardim é arguido num inquérito que averigua suspeitas de burla, participação económica em negócio e abuso de poder.» [RTP]

In "O Jumento"

Notas do Papa Açordas: Não basta à mulher de César ser séria...



sexta-feira, 13 de maio de 2016

ACTIVISTA ANTIZIKA EN COREA DEL SUR

-


ACTIVISTA ANTIZIKA EN COREA DEL SUR

Un manifestante sostiene un cartel en el que se lee virus Zika durante una protesta contra el Gobierno estadounidense frente a la sede del Mando de Fuerzas Combinadas EEUU-Corea, en Seúl. Según medios coreanos, el Centro de Biología Química del Ejército Estadounidense ha revelado que está investigando métodos de detección del virus en las instalaciones de la base militar de Yongsan. (Kim Chul-Soo / EFE)-(20minutos.es)

NEUMÁTICOS EN LLAMAS

-


NEUMÁTICOS EN LLAMAS

Vista del incendio producido en el cementerio de neumáticos de Seseña (Toledo), un tercio del cual se encuentra en el término municipal de Valdemoro (Madrid) y que acumula miles de toneladas de ruedas, lo que ha provocado que Castilla-La Mancha haya activado el nivel 1 del plan de emergencia por el humo. (Ismael Herrero / EFE)-(20minutos.es)

PS cada vez mais longe do PSD

-
Um mês depois de o PS ter ultrapassado o PSD nas intenções de voto (pela primeira vez em quase um ano), os socialistas dilatam a vantagem sobre o partido de Passos Coelho. De acordo com a sondagem da Aximage para o Correio da Manhã, o PS soma 38,6% das intenções de voto contra os 32,3% dos eleitores que votariam PSD se as eleições fossem hoje. O PS dá um pulo de 2,9% e o PSD recua 1,2%. Seis meses depois de a Esquerda se ter unido para formar governo, PS, CDU e Bloco de Esquerda crescem, em conjunto, 3% nas intenções de voto. À esquerda, só o Bloco perde votos e passa de 10% das intenções de voto, em abril, para 9,7% em maio. A CDU inverte a tendência de queda e cresce de 6,2%, em abril, para 6,6 este mês. 

O CDS também contribui para o afundar do fosso entre esquerda e direita. O partido de Assunção Cristas perdeu 0,2% das intenções de voto. Se as eleições fosse hoje, os democratas cristãos conseguiriam 4% dos votos e seriam a força política com assento parlamentar menos expressiva a seguir ao PAN – Pessoas, Animais e Natureza. 

Meio ano depois de Costa tomar posse como chefe de Governo, 27,5 por cento dos inquiridos acham que o Executivo se está a comportar melhor do que o esperado. 53,2% acreditam que o Governo está a corresponder ao esperado e 15,9% pensam que a equipa de Costa gorou expectativas. O Governo não tem parado de crescer no índice de expectativas e está já perto do maior valor de sempre, alcançado em janeiro deste ano. 

A sondagem da Aximage para o Correio da Manhã foi realizada entre os dias 7 e 9 de maio de 2016, com base em 600 entrevistas telefónicas: 55 no Interior Norte Centro, 70 no Litoral Norte, 102 na Área Metropolitana do Porto, 122 no Litoral Centro, 167 na Área Metropolitana de Lisboa e 84 no Sul e Ilhas; 96 em aldeias, 161 em vilas e 343 em cidades. A margem de erro é de 4%.(Correio da Manhã)

quinta-feira, 12 de maio de 2016

LA 'DRAGON' REGRESA A LA TIERRA

-


LA 'DRAGON' REGRESA A LA TIERRA

La cápsula Dragon a punto de desacoplarse de la Estación Espacial Internacional (EEI) para volver a la Tierra. La firma privada Space X lanzó el pasado 8 de mayo la nave para abastecer a los astronautas de la estación. (NASA / EFE)-(20minutos.es)


"O único objetivo é tomar à força o que não conquistaram nas urnas"

-

Dilma já falou ao país.

Dilma que foi afastada do Governo por alegadamente ter mascarado as contas públicas fez a primeira declaração ao país esta quinta-feira à tarde. "Queria dizer a todos os brasileiros/as que foi aberto pelo Senado o processo de impeachment e determinada a suspensão de o exercício do meu mandato pelo prazo máximo de 180 dias", começou por declarar.


A presidente brasileira acusou a Oposição de tentar de todas as formas retirá-la do governo. "Fui eleita presidente por 54 milhões de cidadãs e cidadãos brasileiros e é nesta condição, na condição de presidente eleita que me dirijo a vocês neste momento decisivo para a democracia brasileira e para o nosso futuro como nação".
"O que está em jogo no processo de impeachment não é apenas o meu mandato, o que está em jogo é o respeito às urnas, a vontade soberana do povo brasileiro e a constituição", assegurou.
Para Dilma, "o que está em jogo são as conquistas dos últimos 13 anos, os ganhos das pessoas mais pobres e da classe média, a proteção às crianças, os jovens que chegaram às universidades e escolas técnicas, a valorização do salário mínimo, a realização do sonho da casa própria. O que está em jogo é o futuro do país, a oportunidade e esperança de avançar sempre mais".
"Diante da decisão do Senado, quero mais uma vez esclarecer os factos e denunciar os riscos para o país de um impeachment fraudulento, um verdadeiro golpe", referiu.
Mas Dilma não ficou por aqui e deu mais exemplos de como é que a oposição já a tinha tentar remover do seu cargo. "Desde que fui eleita, parte da Oposição inconformada pediu recontagem dos votos, tentou anular as eleições e depois passou a conspirar abertamente para o meu impeachment", declarou.
"O único objetivo é o de tomar à força o que não conquistaram nas urnas. O meu governo tem sido alvo de intensa e incessante sabotagem e assim forjar o meio propício ao golpe". (Notícias ao Minuto)
A presidente brasileira acusou a Oposição de tentar de todas as formas retirá-la do governo. "Fui eleita presidente por 54 milhões de cidadãs e cidadãos brasileiros e é nesta condição, na condição de presidente eleita que me dirijo a vocês neste momento decisivo para a democracia brasileira e para o nosso futuro como nação"."O que está em jogo no processo de impeachment não é apenas o meu mandato, o que está em jogo é o respeito às urnas, a vontade soberana do povo brasileiro e a constituição", assegurou.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

AUTOPISTA SOBRE LAS AGUAS

-


AUTOPISTA SOBRE LAS AGUAS

Trabajos en la construcción del puente Hong Kong-Zhuhai-Macao, en Hong Kong (China). Cuando se complete esta gran obra de ingeniería, de 12 km. de largo, la autopista se unirá con otros puentes y túneles aún en construcción que conectarán las tres ciudades asiáticas. (Jerome Favre - EFE)-(20minutos.es)

ASÍ VIVIÓ BUSH EL 11-S

-


ASÍ VIVIÓ BUSH EL 11-S

Imagen que se ha hecho pública de George W. Bush, cuando era presidente de los EE UU, dentro del avión Air Force One durante los ataques terroristas del 11-S. (Eric Draper / Courtesy of the George W Bush Presidential Library and Museum / NARA)-(20minutos.es)

DA A LUZ A LOS 70 AÑOS

-


DA A LUZ A LOS 70 AÑOS

El matrimonio indio formado por Dalwinder Kaur, de 70 años, y Mohinder Singh Gill (d), de 79 años, posan junto a su bebé, Armaan Singh, en su residencia de Amritsar, India. Kaur dio a luz a su primer hijo a los 70 años tras someterse a un tratamiento de fecundación in vitro junto a su marido. (Raminder Pal Singh / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-

   
 Jumento do dia
    
Assunção Cristas

A primeira reacção de Assunção cristas em defesa dos colégios privados foi o de insinuar que eram melhores e mais baratos do que as escolas públicas, denegrindo o Estado e pondo em causa a competência de muitos milhares de professores do ensino público. Parece que Assunção crista percebeu que estava a mentir e a ofender muita gente, em muito pouco tempo mudou de opinião, agora o problema não está na qualidade e na competência, está na legalidade.

Tanto quanto se sabe o governo não propôs qualquer alteração legislativa, nem mesmo procedeu à anulação de qualquer contrato. Limitou-se a aplicar a lei em relação a futuros contratos. Será que depois de chamar incompetentes aos professores do ensino público a líder do CDS vai assumir a sua própria incompetência, depois de falar desconhecendo a lei? Ou assume de vez a defesa do financiamento dos sector privado com dinheiros públicos, isto depois de cortar em todo e qualquer subsídio de apoio social?

Esta direita tem muita graça, quando se trata de certos negócios é defensora militante da subsidiodependência, que tanto critica noutras ocasiões. A verdade é que o seu governo aumentou os impostos para dar subsídios aos que a apoiaram nas eleições.

Depois de o seu governo ter despedido dezenas de milhares de profissionais das escolas públicas, ao mesmo tempo que promoveu uma perda de qualidade do ensino, Assunção cristas deveria ser mais cuidadosa com as palavras e, acima de tudo, com as suas lágrimas de crocodilo em relação aos professores do ensino privado que poderão ficar sem trabalho.

«Assunção Cristas admite discutir o modelo de financiamento público às escolas privadas e cooperativas, mas lembra que, de momento, não é isso que está em causa. O que é relevante, explicou esta terça-feira no Funchal, é que o Estado assinou contratos com escolas do ensino privado e cooperativo e esses contratos estão em vigor e são válidos por três anos. De momento, é necessário pensar com “objetividade” e “garantir que a lei é cumprida”. A discussão sobre o modelo de financiamento é um assunto para pensar depois.

Solidária com as escolas do ensino privado e cooperativo, com os 17 mil alunos, 1025 professores e outros tantos funcionários que representam, a presidente do CDS entende que a baixa da natalidade irá afetar o ensino, mas insiste que o Governo tem tempo para decidir sobre isso depois de terminar os contratos atuais. O CDS tem uma linha diferente das esquerdas unidas que agora governam o país, defende a qualidade e a liberdade no ensino, embora Assunção Cristas recuse entrar no debate dos interesses ocultos no Ministério da Educação.

“Eu já disse muitas vezes que este Ministério da Educação está certamente capturado por Mário Nogueira e pela agenda da esquerda. Porém aquilo que parece mais relevante é pensar com objetividade”, sublinhou a líder do CDS no Funchal, enquanto visitava o Mercado dos Lavradores no segundo dia de visita à Madeira. “Neste momento, havendo oferta pública estatal, é preciso ponderar o que é que faz mais sentido na qualidade do ensino e na salvaguarda das expectativas e direitos de alunos e de pais e de professores. Os professores do ensino privado e cooperativo não são menos professores do que os professores do ensino estatal”.» [Expresso]

In "O Jumento"

terça-feira, 10 de maio de 2016

BOSQUE ARRASADO EN CANADÁ

-


BOSQUE ARRASADO EN CANADÁ

Un bombero forestal de Alberta enfría el terreno en Hinton, en la zona de Parsons Creek, cerca de Fort Murray (Canadá). Un 10% de las casas de esta ciudad han sido destruidas pasto de las llamas. (Chris Schwarz / EFE)-(20minutos.es)

"Contribuintes estão a pagar ensino que não é o dos seus filhos"

-

Miguel Sousa Tavares diz ter muitas dúvidas sobre a polémica do ensino privado.

Miguel Sousa Tavares analisou a polémica sobre o ensino privado, assumindo que o próprio foi “apanhado de surpresa pela dimensão” do assunto e da quantidade de escolas e alunos envolvidos, bem como do investimento financeiro feito.

Lembrando que a lei obriga o Estado a contribuir para o ensino privado apenas nos lugares em que não existem escolas públicas, o comentador da SIC questiona o porquê de o Estado estar a pagar quando existe “capacidade de oferta necessária e suficiente”.
“Assim sendo, não percebo qual o fundamento politico e ético de os contribuintes contribuírem para o ensino que não é o dos seus filhos”, atirou.(Notícias ao Minuto)