segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Guterres na ONU é o coroar das "suas invulgares qualidades pessoais"

-

O primeiro-ministro encontra-se em Nova Iorque no dia em que António Guterres toma posse na ONU.

António Guterres toma hoje posse como novo secretário-geral das Nações Unidas.

É hoje que o antigo primeiro-ministro presta juramento e o atual primeiro-ministro, António Costa, encontra-se em Nova Iorque para o momento.
Aos jornalistas, António Costa declarou que “este mandato vai engrandecer ainda mais a imagem do engenheiro Guterres” e admite que vê com “muita satisfação pessoal” a nomeação.
“Foi particularmente emocionante” quando soube da notícia, recordou ainda Costa, acrescentando sobre a sua relação que com Guterres: “Conheço-o há muitos anos. Somos amigos. Tivemos oportunidade de trabalhar juntos, quero no Governo, quer no PS”.
Costa disse ainda que “é bonito que [a tomada de posse] coincida com o aniversário do Presidente da República” e que a cerimónia será “uma coroação de toda uma carreira que tem desenvolvido”, além do “reconhecimento” pelo trabalho de Guterres pelas “suas invulgares qualidades pessoais: a capacidade de juntar pessoas, juntar culturas”.
Além de ser um “grande momento” para o antigo primeiro-ministro, é também um marco para Portugal, uma vez que agora o país “é respeitado” e não apenas visto “como um membro da União Europeia". Antes, "como um país que, muitos séculos antes de a União Europeia ter sido pensada, já tinha muitas amizades” com diversos países, disse ainda.
Recorde-se que a cerimónia de juramento é antecedida por uma homenagem ao secretário-geral cessante, Ban Ki-moon. Ao final do dia, por volta das 18h locais, Marcelo Rebelo de Sousa, que também se encontra em Nova Iorque, oferece uma receção para cerca de 800 pessoas na Sala de Jantar dos Delegados, na sede das Nações Unidas.(Notícias ao Minuto)

Sem comentários: