terça-feira, 6 de dezembro de 2016

CGD: Galamba acusa PSD de "incúria" e "terrorismo político"

-

O deputado do PS João Galamba acusou hoje o maior partido da oposição, PSD, de "incúria" e "terrorismo político" relativamente ao processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, citando um relatório do Tribunal de Contas (TdC).


Nos passos perdidos do parlamento, onde pela tarde serão debatidos projetos de lei sociais-democratas e democratas-cristãos sobre estatuto, regime, declaração de rendimentos e património e limites remuneratórios do gestor público, o porta-voz socialista atribuiu "hipocrisia" e "falta de seriedade" a PSD e CDS-PP.
"A única interpretação possível para o comportamento do PSD é mero terrorismo político e tentar impedir o normal decurso do processo de recapitalização do principal banco do sistema financeiro português", afirmou João Galamba.
O TdC acusara o Ministério das Finanças de "falta de controlo" na CGD entre 2013 e 2015, salientando que o Estado aprovou documentos de prestação de contas sem ter a informação completa.
"Portanto, houve incúria e irresponsabilidade que, agora, o PSD, de forma oportunista e algum terrorismo político à mistura, tenta compensar, revelando má consciência, ao tentar dizer que quer fazer em 2016 o que não fez no passado", vincou o tribuno do PS.
Segundo Galamba, o "comportamento do PSD parece inviabilizar a posição que o PSD diz defender agora em 2016 sobre a CGD".
"PSD e CDS recapitalizaram a CGD em 2012 - à semelhança do Banif, onde injetaram 1.100 milhões de euros e desistiram de acompanhar o banco quase sem relatórios - e, percebemos, agora, o mesmo se passou na CGD", afirmou.
Entretanto, o presidente do PSD, Passos Coelho, recusou qualquer falta de transparência no controlo da CGD durante a sua governação e acrescentou existir um "nível de auditoria com profundidade e exigência muito maior".
Antes, Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças e vice-presidente do PSD, tinha sublinhado que a CGD está já sujeita ao escrutínio de várias entidades [Banco de Portugal, Banco Central Europeu, Mecanismo Único de Supervisão e Direção Geral da Concorrência].-(Notícias ao Minuto)

Sem comentários: