sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Isabel Jonet acusada de usar a fome como arma política

-
 Poderia ser apenas uma questão de canja ou caldo, mas as declarações da presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Isabel Jonet, desencadearam uma violenta onda de protestos, com insinuações de índole pessoal, acusações de activismo político e até um pedido de demissão.

sopa em que mergulhou a polémica tem como principal ingrediente o facto de Jonet ter afirmado que “os portugueses vivem muito acima das possibilidades” e que, por isso, vão ter que “aprender a viver com menos”. “Vamos ter que empobrecer muito, vamos ter que viver mais pobres”, disse, em conclusão, a presidente do Banco Alimentar (BA), na quarta-feira em directo no programa Última Edição, na SIC Notícias, onde se debatiam as causas e consequências da actual situação de crise generalizada.

As reacções de indignação multiplicaram-se logo nas redes sociais e, numa carta aberta publicada nesta quinta-feira na Internet pelo Movimento Sem Emprego, Jonet é acusada de proferir “insultos”, “declarações aviltantes” e de “mascarar de caridade o saque que estão a fazer às nossas vidas”. 

Redigido em tom agressivo e desafiador, o documento dirige-se à responsável pelo BA dizendo que “o tamanho dos seus disparates não abafa os murmúrios da pobreza e miséria”. Assumindo-se como a voz do “milhão e meio de desempregados”, diz ainda que “o tempo não é de substituir o ‘Estado Social’ pelo ‘Estado de Caridade’, mas de pelo menos ter tanto cuidado com os pobres como com aquilo que se diz”.

Contactada pelo PÚBLICO, Isabel Jonet disse não querer fazer qualquer comentário sobre a polémica suscitada pelas suas afirmações, deixando entender que a questão poderá ser devidamente enquadrada e esclarecida no âmbito duma próxima campanha para a recolha de alimentos.

Notas do Papa Açordas:  Será que a senhora Jonet pensa que a sua fama é directamente proporcional à fome e à miséria dos outros? Ou estará apenas a dar o seu apoio às políticas do seu líder Passos Coelho? Há uma que é certa,: jamais contribuirei para o "seu" Banco Alimentar!...

Petição Pública:  Petição Pela Demissão Imediata de Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar Contra A Fome


.

3 comentários:

Unknown disse...

Esta é a mesma sra. que há uns meses atrás disse, numa entrevista na TV, que concordava com os cortes nos subsídios de férias e natal aos portugueses, porque nos outros países também não recebiam (!!!). Esquece-se esta dita sra. que em termos salariais e outras regalias estamos na cauda da Europa e sempre estivemos. Porque será que esta sra. (dita) tem uma obsessão pela pobreza? Porque será?

Anónimo disse...

Porque será que esta sr. (dita) tem uma obsessão pela pobreza?Porque será?
Pois bem, caro Nikita, não sabe que trabalhar com a pobreza e a miséria, embora a dita diga que não há miséria em Portugal, rende "algum"...
Já o meu avô dizia que "Quem trabalha com o mel, sempre o lambe!...
Mas, pelo que ela diz, não há razão para haver um Banco contra a Fome em Portugal!...
Pica Pau

Anónimo disse...

Será que a senhora Jonet está "xoné"?
Ou estará à espera de um cargo político atribuído pelo miúdo de Massamá?
Zé mas não Xoné