sábado, 7 de janeiro de 2017

"Mário Soares é a figura central da nova democracia portuguesa"

-

Secretário-geral da ONU recorda “o líder da afirmação democrática do nosso país”.

“Mário Soares é a figura central da nova democracia portuguesa”, afirmou António Guterres, em declarações à SIC Notícias, no dia em que o histórico socialista morreu, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Para o secretário-geral das Nações Unidas, o antigo Presidente da República “foi decisivo na consolidação da democracia num momento em que havia vários projetos políticos em confronto e foi, de facto, o líder da afirmação democrática do nosso país”.
“Foi ainda decisivo na convicção que conseguiu generalizar do destino europeu de Portugal”, acrescentou Guterres.
"Presto a minha homenagem a Mário Soares, certo de que figurará na nossa memória e na história do nosso país, como um homem livre que quis que todos nós vivêssemos em liberdade e que lutou toda uma vida para que isso fosse possível", afirma ainda o secretário-geral da ONU, numa declaração enviada à Lusa.
Na nota, o antigo primeiro-ministro português diz ter tomado conhecimento da morte do ex-Presidente "com profunda emoção e um agudo sentimento de perda".
Na mensagem, Guterres começa por transmitir à família de Mário Soares e, em particular, aos filhos e netos do antigo Presidente, as suas "sentidas e amigas condolências". "Falei já com os filhos, Isabel e João, junto de quem expressei a minha solidariedade neste momento doloroso do falecimento do seu pai", menciona.
"É, em grande medida, a ele que devemos a democracia, a liberdade e o respeito pelos direitos fundamentais de que todos os portugueses puderam usufruir nas últimas décadas e que são hoje valores adquiridos no nosso país", considera António Guterres, na mensagem.(Notícias ao Minuto)

1 comentário:

alfacinha disse...

As minhas sinceras condolências
Um Belga