sábado, 26 de novembro de 2016

FUEGO MARÍTIMO

-


FUEGO MARÍTIMO

Buques de la Marina de Corea del Sur durante un ejercicio de fuego real contra un posible ataque marítimo de Corea del Norte. (Armada de Corea del Sur / EFE)-(20minutos.es)

EL 'HOMBRE ARAÑA' ESCALA LA TORRE ABGAR

-


EL 'HOMBRE ARAÑA' ESCALA LA TORRE ABGAR

El especialista francés Alain Robert ha escalado en Barcelona, sin ayuda alguna, la fachada de la Torre Abgar. (Quique García / EFE)-(20minutos.es)

PROTESTA DESNUDA

-


PROTESTA DESNUDA

Miembros de la fraternidad Alpha Phi Omega protestan desnudos en contra del entierro del dictador filipino Ferdinand Marcos, en el Cementerio de los Héroes en Manila (Filipinas). (Francis R. Malasig / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Maria Luís Albuquerque, empregada da Arrows

Parece que as sondagens irritaram a ex-ministra e atual funcionária da Arrows, só isso explica o tom agressivo que usa e alguma perda de lucidez no discurso. Ao acusar Costa de que teria jogado fora milhares de milhões de euros, sugerindo que o primeiro-ministro teria feito no BES o que fez na CGD, está ignorando que a CGD além de ser um banco público não estava falido como, aliás, o BES também não estava, está também a esquecer que a intervenção do governo no BANIF foi bem diferente do que sucedeu com o BES.

«A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, utilizou estas sexta-feira as declarações do governador do Banco de Portugal para dizer que as declarações de António Costa sobre a banca durante a governação PSD/CDS são “sinal de grande ignorância”. A vice-presidente do PSD, diz ainda que se no lugar de Passos tivesse estado Costa, “milhares de milhões de euros dos contribuintes teriam sido entregues ao dr. Ricardo Salgado“.

Maria Luís fez uma declaração na tarde desta sexta-feira no Parlamento porque entendeu que são de grande “gravidade e falsidade” as “acusações” que o primeiro-ministro fez ao PSD numa entrevista à agência Lusa. Para a vice-presidente da bancada do PSD “numa tentativa de justificar o injustificável comportamento do Governo relativamente à Caixa Geral de Depósitos acusou o Governo anterior de ter destruído o Banco Espírito Santo, de ter destruído o Banif e que — segundo o dr. António Costa — só a mudança de Governo impediu que houvesse mais destruição.”

As declarações do chefe de Governo levam a ex-ministra das Finanças “a concluir que fosse o dr. António Costa primeiro-ministro em 2014 e teriam sido entregues milhares de milhões de euros de dinheiro dos contribuintes ao dr. Ricardo Salgado para evitar o colapso do BES.”

Maria Luís quis ainda “remeter o dr.António Costa para as declarações do governador do Banco de Portugal proferidas ainda ontem, [onde] esclareceu que os problemas que ainda hoje colocam grandes desafios à banca nacional são problemas que tiveram a sua origem antes de 2011 e é ainda um legado desses tempos que pesa na banca nacional.” Ou seja: a culpa dos problemas da banca começaram, pelo menos, ainda no governo de Sócrates.» [Observador]

In "O Jumento"


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ENTIERRO EN EL DESIERTO

-


ENTIERRO EN EL DESIERTO

Varias personas asisten al funeral de algunas de las víctimas del atentado en la mezquita chií de Baqir-ul-Olom, en Kabul (Afganistán). (Hedayatullah Amid / EFE)-(20minutos.es)

EL 'DESTRUCTOR INVISIBLE' TAMBIÉN SE AVERÍA

-


EL 'DESTRUCTOR INVISIBLE' TAMBIÉN SE AVERÍA

 El destructor USS Zumwalt (DDG 1000) durante unas pruebas en el Río Kennebec en Maine (EE UU). El barco, casi invisible al radar, ha sufrido una avería en el Canal de Panamá y ha tenido que ser remolcado a puerto. (Us Navy / General Dynamics Bath / EFE)-(20minutos.es)

FUNCIONARIOS EN FORMA

-


FUNCIONARIOS EN FORMA

Dos funcionarias hacen ejercicio con unos aros en la sede del gobierno en Bangkok (Tailandia). Tras el Consejo de Ministros, el primer ministro tailandés, Prayut Chan-o-cha, anunció a los empleados públicos que, a partir del próximo 30 de noviembre, deberán hacer ejercicio de 15.00 a 16.30 todos los miércoles. (Narong Sangnak / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 Palhaçada orçamental
   
«Pedro Passos Coelho tinha avisado que o PSD não entraria em negociações de "mercearia" no debate sobre o Orçamento do Estado para 2017 e que só iria a jogo com propostas de alteração de natureza "estruturante". São essas "propostas estruturantes" que o PSD se propõe apresentar e debater esta quarta-feira de manhã, num colóquio na Assembleia da República.

Os deputados sociais-democratas foram surpreendidos na segunda-feira à noite com uma "convocatória urgente" do líder parlamentar, Luís Montenegro, para estarem presentes na quarta-feira numa "reunião aberta do grupo parlamentar" – ou seja, com a presença da comunicação social e "difundida em direto pelos canais do PSD". Depois de um processo de preparação de propostas de alteração ao OE no qual o grupo parlamentar nunca participou –o trabalho ficou confinado à direção do partido e do grupo parlamentar – os deputados vão finalmente conhecer essas propostas ao mesmo tempo que o país. "Somos os figurantes que vão lá bater palmas", desabafava esta manhã um deputado social-democrata.

Nesta espécie de showcase das "propostas estruturantes" do PSD, Luís Montenegro é o primeiro a ocupar o palco e Pedro Passos Coelho será o último. Pelo meio, três especialistas convidados vão falar das grandes áreas destacadas pelo partido: Miguel Poiares Maduro, ex-ministro com a tutela do Desenvolvimento Regional vai falar de descentralização e poder local; Pedro Reis, ex-presidente da AICEP e atual presidente do Instituto Sá Carneiro, vai apresentar as propostas sobre economia e investimento; Paulo Ferreira, ex-diretor nacional do Instituto de Segurança Social, vai falar das ideias dos sociais-democratas para a reforma da Previdência.» [Expresso]
   
Parecer:

Depois de se ter recusado a colaborar no OE de 2015 o PSD prepara uma palhaçada orçamental, com uma sessão parlamentar exclusiva sobre propostas orçamentais que não propôs e usa agora para dar espectáculo. Primeiro Passos organizou as cortes orçamentais de Albergaria-a-Velha, onde apresentou as suas patacoadas no estatuto de primeiro-ministro no exílio. Agora vai ao parlamento fazer o seu show exclusivo, para a comunicação social e sem qualquer espécie de contraditório.

Enfim, Passos Coelho passou agora à fase do primeiro-.ministro no exílio falando para o parlamento dos pequeninos, onde só ele e o Montenegro falam, enquanto os outros babacas aplaudem.
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

In "O Jumento"


domingo, 20 de novembro de 2016

MODA CON MUCHOS CABALLOS

-


MODA CON MUCHOS CABALLOS

Modelos desfilan con creaciones de la marca Awa Clothing, en homenaje al Chevrolet Camaro, en el Salón Internacional del Automóvil que se realiza en Bogotá (Colombia). (Leonardo Muñoz / EFE)-(20minutos.es)


CAMA OTOÑAL

-


CAMA OTOÑAL

Unas niñas juegan entre hojas caídas de plátanos orientales (Platanus orientalis) en el parque Nishat en Srinagar, la capital de verano de la zona de Cachemira administrada por India. (Farooq Khan / EFE)-(20minutos.es)

"Por que motivo quererão os ricos esconder a riqueza?"

-

“Por vergonha por haver tantos pobres neste país?”, questiona Alfredo Barroso, lançando críticas a quem defende António Domingos.

“Por que motivo quererão os ricos esconder a riqueza?”, questiona Alfredo Barroso, de olhos postos na nova administração da Caixa Gera de Depósitos.

O antigo deputado socialista usa a sua página no Facebook para colocar algumas questões provocadoras relacionadas com a recusa da gestão do banco público em entregar as declarações de rendimentos.
“Será porque têm vergonha por haver tantos pobres neste país? Será por terem ajudado a alargar o fosso que os separa dos outros cidadãos? Será porque reconhecem que é um exagero aquilo que ganham mesmo quando gerem mal bancos e empresas e muitas vezes levam os bancos a extorquir os cidadãos e levam à falência as empresas sem perderem um cêntimo?”, questionou o socialista, num tom inconformado que já lhe é característico.
As críticas estendem-se àqueles que apoiam a equipa de António Domingues na sua decisão. Entre eles estão António Lobo Xavier, que na semana passada disse no programa ‘Quadratura do Ciclo’, da SIC Notícias, que “há um compromisso” escrito entre a administração da CGD e o Governo que determina a dispensa de entrega das declarações.
“Sempre me irritou solenemente a arrogância do multi-gestor e pluri-administrador António Lobo Xavier! Quanto a António Domingues, que conheço pessoalmente, ainda que muito vagamente, estou sinceramente surpreendido com a sua recusa em ‘mostrar o que vale’”, atirou Alfredo Barroso. (Notícias ao Minuto)

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

EL AGRICULTOR QUE CONSTRUYE ROBOTS

-


EL AGRICULTOR QUE CONSTRUYE ROBOTS

El inventor Wu Yulu muestra uno de sus robots en Tongzhou (China). El agricultor, de 54 años, ha creado 63 robots en los últimos 30 años y planea dejar su trabajo en el campo para dedicarse a ellos. (Wu Hong / EFE)-(20minutos.es)

'TIBURÓN VOLADOR'

-


'TIBURÓN VOLADOR'

Vista de los aviones de entrenamiento -Huayna Zlin 242L-, decorado como si fuera un tiburón, en Santa Cruz, donde el presidente de Bolivia, Evo Morales, pidió a los jefes de la Fuerza Aérea (FAB) crear un curso especial para capacitar al personal para el manejo del nuevo sistema de radares con que contará el país. (ABI / EFE)-(20minutos.es)

UN BAÑO EN 'VINO TINTO'

-


UN BAÑO EN 'VINO TINTO'

Varias jóvenes brindan y se divierten mientras se bañan en una piscina con agua teñida del color del vino tinto, durante un acto promocional del vino Beaujolais Nouveau en Hakone, prefectura de Kanagawa, al oeste de Tokio (Japón). (Franck Robichon / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 Dúvidas que me atormentam



A não ser alguns "se Deus quiser" do presidente da República, para além das suas idas ao Papa ou às procissões, desde que a Gerigonça chegou ao poder e Marcelo a Belém, que o Estado anda mais laico, menos dados a manifestação religiosas, tudo isso apesar da longa Via Sacra de Passos Coelho, o primeiro-ministro no exílio para quem é semana santa desde que lhe "roubaram" o governo.

É por isso que nesta semana com tantas notícias boas, como o crescimento económico e a aprovação do OE por Bruxelas, algo que não se via desde há muitos meses, que me interrogo se não há aqui uma mãozinha de ajuda por parte da esposa de Cavaco Silva. As boas notícias são tantas que ás vezes me interrogo se devo agradecer ao mafarrico do Mário Centeno ou à Nossa Senhora de Fátima.

In "O Jumento"


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Portugal está pela "1.ª vez no bom caminho no que respeita ao défice"

-

O comissário europeu para a Inovação, Ciência e Investigação, Carlos Moedas, destacou hoje que Portugal está "pela primeira vez no bom caminho para sair do procedimento por défices excessivos (PDE)".

"Pela primeira vez vem na comunicação da própria Comissão o facto de Portugal estar no bom caminho para sair finalmente do procedimento por défice excessivo", disse Carlos Moedas, sublinhando que o país está "desde 2009 numa situação em que não cumpre as regras e pela primeira vez" está "a ver uma luz ao fundo do túnel".

O comissário salientou ainda que o rumo está traçado para "quando os dados do Eurostat forem divulgados, lá para março ou abril, Portugal estar fora do PDE".
Portugal tem estado sujeito a um procedimento por défice excessivo desde dezembro de 2009, altura em que o Conselho Ecofin da União Europeia (UE) emitiu uma recomendação instando-o a corrigir o défice até 2013.
Todavia, em abril de 2011, após vários meses de pressão dos mercados sobre as suas obrigações soberanas, Portugal solicitou assistência externa, tendo obtido um pacote de 78 mil milhões de euros de empréstimos da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).
Em outubro de 2012, o Conselho prorrogou o prazo de correção do défice por um ano, até 2014, tendo em conta a recessão que Portugal enfrentava.
As perspetivas económicas continuaram a deteriorar-se, tendo o défice da administração pública atingido 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012.
Em junho de 2013, o Conselho prorrogou o prazo de correção do défice por mais um ano, até 2015. Definiu objetivos para o défice nominal de 5,5% do PIB em 2013, 4,0% do PIB em 2014 e 2,5% do PIB em 2015.
Portugal saiu do programa de ajustamento económico em junho de 2014.
No entanto, Portugal não corrigiu o seu défice até 2015, conforme exigido, e o esforço orçamental envidado ficou muito aquém do que foi recomendado pelo Ecofin.
A Comissão Europeia afirmou hoje que Portugal deverá respeitar o valor de referência para o défice orçamental de 3% em 2016, podendo encerrar o PDE se realizar uma correção "atempada e sustentável". (Notícias ao Minuto)

ATENTADO EN KABUL

-


ATENTADO EN KABUL

Miembros de los servicios de emergencia trabajan en el lugar del suceso después de que al menos cuatro personas murieran y once resultaran heridas en un atentado con bomba perpetrado cerca del Ministerio de Defensa, en Kabul (Afganistán). (Jawad Jalali / EFE)-(20minutos.es)

UN ARCO MODELADO POR EL AIRE

-


UN ARCO MODELADO POR EL AIRE

Vista del sol tras el Arco Delicado, en el Parque Nacional Arcos en Moab, Utah (EE UU). (Jim Lo Scalzo / EFE)-(20minutos.es)


SIMULACRO DE ATENTADO EN PAMPLONA

-

SIMULACRO DE ATENTADO EN PAMPLONA

Efectivos de la Guardia Civil de los grupos antiterroristas, junto a varias victimas, durante el simulacro de atentado terrorista que ha tenido lugar esta madrugada en un centro comercial de Pamplona. (Jesús Diges / EFE)-(20minutos.es)


Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Luís Montenegro, mau 'cagador'

A forma como Montenegro comentou as boas notícias dadas pelo INE revela como o líder parlamentar se sente mais à vontade para comentar más notícias, aliás, pode-se mesmo dizer que está melhor preparado para ouvir notícias de desgraças, do que boas notícias. A forma como reagiu aos dados do INE sobre crescimento económico dá razão a um velho dito popular segundo o qual "ao mau cagador até as calças empatam".

«O PSD admite que os dados económicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o terceiro trimestre do ano, revelados esta manhã, são uma "boa notícia", mas vinca que o Governo não pode "embandeirar em arco" com os dados.

"Há uma boa notícia para o país, que de alguma forma surpreende todos aqueles que perspetivavam nas últimas semanas um crescimento inferior", admitiu no Parlamento Luís Montenegro, líder da bancada do PSD na Assembleia da República.

Depois, todavia, o social-democrata vincou ser necessário analisar os "dados desagregados e perceber se há aqui uma base que possa sustentar um caminho duradouro de crescimento económico superior à previsão do próprio Governo em sede de Orçamento do Estado, quer para 2016 quer para 2017".

E prosseguiu: "É melhor termos uma boa notícia do que uma má notícia, e isso gostaríamos de assinalar. Em todo o caso, não é razão para embandeirar em arco e pensar que a nossa economia está a dar uma resposta que nos possa colocar acima da margem que pode sustentar no futuro mais crescimento".» [Expresso]

In "O Jumento"


sábado, 12 de novembro de 2016

ACCIDENTE DE HELICÓPTERO

-


ACCIDENTE DE HELICÓPTERO

Miembros de la policía y del ejercito de Nicaragua revisan un helicóptero que cayó en un predio baldío, cercano a una terminal de autobuses en Managua. El impacto no afectó a la casa ni a vecinos del lugar, únicamente a los tres ocupantes de la aeronave. (Jorge Torres / EFE)-(20minutos.es)

EN LA FRONTERA

-


EN LA FRONTERA

Un ciudadano mexicano observa desde la línea fronteriza de Tijuana hacia territorio EE UU. La comunidad estadounidense en México presagió un futuro negro y lleno de incertidumbres, al menos de este lado de la frontera, colmada de desánimo debido al triunfo electoral del republicano Donald Trump. (Alejandro Zepeda / EFE)-(20minutos.es)


Cardiologista realça em livro virtudes do café na prevenção de doenças

-

O cardiologista Polybio Serra e Silva recomenda o consumo moderado de café e enaltece as suas propriedades na prevenção de algumas doenças, num livro apresentado hoje, em Coimbra.

"A ingestão de um café logo pela manhã é revigorante", disse à agência Lusa o autor, presidente do conselho científico da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC).

Aos 88 anos, o professor jubilado e antigo médico dos Hospitais da Universidade de Coimbra chega a tomar seis cafés por dia -- o que reconhece ser excessivo --, mas sugere que uma pessoa pode beber quatro.
"Chego a levantar-me de noite para fazer um café, que me faz dormir melhor", revelou, antes do lançamento, às 16:00, do livro "Um Poético Cafezinho", em que Polybio Serra e Silva disserta, em verso e com bom humor, sobre as virtudes da bebida quente, ao longo de 144 páginas.
A obra é "toda virada para a prevenção" de problemas de saúde, designadamente ao nível das doenças cardiovasculares, disse.
Com este livro, o também presidente da Delegação Centro da FPC quer ajudar a "acabar com o mito de que o café faz mal" e realça que o seu consumo moderado "pode prevenir" o cancro da mama e do colo do útero, bem como as doenças de Alzheimer e de Parkinson, entre outras.
"A maioria das pessoas está convencida de que o café faz mal à saúde e faz subir a tensão arterial", ideia negada pelo cardiologista, que toma a bebida sem açúcar, desafiando os consumidores a beberem o café sem aditivos, a fim de "apreciarem todas as suas qualidades".
Numa passagem da obra, o médico reformado assegura que "beber café não é fútil/quando ingerido com calma/sendo um hábito útil/para o corpo e para a alma".
O café deve ser simples, "espesso, escuro e amargo". Com açúcar, "é um crime", afirmou à agência Lusa.
A bebida tem "um efeito positivo no humor das pessoas" e pode contribuir para "um aumento da esperança de vida", sublinhou.
Editado pela Lápis de Memórias, "Um Poético Cafezinho" integra desenhos de Fernando Jorge, irmão de Polybio Serra e Silva.
Na capa, o autor surge sentado à mesa de um café com Fernando Pessoa, numa adaptação da célebre pintura em que Almada Negreiros retrata o poeta e colaborador da revista "Orfeu".
Citando Pessoa, o cardiologista dedica a publicação "aos que nunca têm tempo para um café" com os amigos.
A apresentação do livro coube ao médico José Pereira de Moura, responsável pela consulta de aterosclerose do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). (Notícias ao Minuto)

"Administração da CGD deve sair se não declarar de rendimentos"

-

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, afirmou hoje que se os administradores da Caixa Geral de Depósitos não apresentarem as suas declarações de rendimento não têm condições para continuar à frente do banco público.

"Temos dito que a administração da Caixa tem de apresentar as suas declarações ao Tribunal Constitucional. Se não o fizer, não tem condições para continuar", afirmou, em declarações aos jornalistas.

Falando em Penafiel, onde hoje visitou a Feira de S. Martinho, acompanhada de dirigentes distritais e locais, a dirigente do BE reafirmou que "quem gere uma empresa pública tem de apresentar as declarações, tem de estar obrigado à transparência".
"No Orçamento do Estado proporemos, também, que tenha salários limitados ao salário de primeiro-ministro", acrescentou. (Notícias ao Minuto)

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Lista mensal de Aposentados e Reformados referente ao mês de DEZEMBRO/2016

-
» Lista mensal de Aposentados e Reformados:

dezembro 2016 (PDF: 224,9 KB)


Aviso n.º 13671/2016, Diário da República n.º 213/2016, 2.ª Série, de 2016-11-07. Declaração n.º 145/2016, Diário da República n.º 213/2016, 2.ª Série, de 2016-11-07. Declaração n.º 146/2016, Diário da República n.º 213/2016, 2.ª Série, de 2016-11-07.

ZAPATO DE TACÓN GIGANTE

-


ZAPATO DE TACÓN GIGANTE

Uno de los zapatos españoles de dos metros y medio de altura, pertenecientes a una colección itinerante del Instituto Tecnológico del Calzado de Elche, que se exhiben en las calles de la localidad portuguesa de San Joao da Madeira. (Ayuntamiento de San Joao da Madeira / EFE)-(20minutos.es)



SOCAVÓN GIGANTE EN MEDIO DE UNA AVENIDA

-


SOCAVÓN GIGANTE EN MEDIO DE UNA AVENIDA

Un gran socavón corta una avenida en el centro de Fukuoka al suroeste de Japón. El agujero ha causado cortes de luz y de tráfico. Las autoridades han evacuado a los vecinos de los edificios cercanos para evitar posibles daños. (Hiroshi Yamamura / EFE)-(20minutos.es)



Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Paulo Vaz, DG da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal

Este desconhecido líder de uma associação empresarial tem uma forma original de fazer contas. Sem ter dado qualquer contrapartida aos trabalhadores, o governo eliminou vários feriados, isto é, obrigou os trabalhadores a dar trabalho escravo à empresas, trabalho sem qualquer remuneração. Este líder empresarial devia estar grato e de forma humilde agradecer aos trabalhadores, estes deram muito dinheiro aos patrões.

Mas não, o senhor deu a escravatura como valor adquirido e agora em vez de dizer o que ganhou graças ao trabalho alheio, fala em perdas porque deixou de beneficiar de trabalho escravo. Enfim, até parece o dono de um navio negreiro a queixar-se do fim do negócio.

«Nos têxteis, outro dos grandes exportadores, também se medem custos. Paulo Vaz, diretor-geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), calcula em 200 milhões de euros as perdas com o regresso dos feriados do Corpo de Deus, do 5 de Outubro, de 1 de novembro e 1 de dezembro.» [DN]

In "O Jumento"


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

ATENTADO CON COCHE BOMBA EN TURQUÍA

-


ATENTADO CON COCHE BOMBA EN TURQUÍA

Varias personas caminan entre escombros de uno de los edificios afectados por un ataque con coche bomba, en Diyarbakir, la capital de las zonas kurdas de Turquía. (STRINGER / EFE)-(20minutos.es)




FOTO DE FAMILIA DEL NUEVO GOBIERNO DE RAJOY

-


FOTO DE FAMILIA DEL NUEVO GOBIERNO DE RAJOY

El Gobierno de Rajoy posa en la escalinata del Palacio de La Moncloa, poco antes de comenzar la reunión de su primer Consejo de Ministros. (Emilio Naranjo / EFE)-(20minutos.es)


PASARELA DE INCLUSIÓN EN COLOMBIA

-


PASARELA DE INCLUSIÓN EN COLOMBIA

Unos modelos desfilan, con diseños de Guido Di Colombia, durante la Pasarela de inclusión en Cali (Colombia). Las reuniones de moda buscan sensibilizar sobre el respeto a la diferencia, incluyendo modelos de la comunidad LGBT, reinsertados, comunidad con discapacidad cognitiva y física entre otros, además de modelos de distintas razas. (Christian Bruna / EFE)


Índice de bem-estar aumenta mas vulnerabilidade económica é maior do que há dez ano

-
Instituto Nacional de Estatística publica dados relativos a 2014. Educação, Ambiente e Participação Cívica e Governação são os domínios que mais contribuem para tendência global positiva, apesar da evolução desfavorável das condições materiais de vida.

Ao longo de dez anos – 2004 a 2014 – Portugal viveu um agravamento contínuo das "condições materiais de vida", uma das duas perspectivas analisadas para calcular o Índice de Bem-Estar. A outra, "qualidade de vida", teve uma evolução favorável, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) que esta sexta-feira divulga os dados relativos a 2014. Assim, conclui que nesse ano o Índice de Bem-Estar atingiu 114,5, continuando a recuperação iniciada em 2013. Os dados preliminares para 2015 apontam para um novo crescimento. Ou seja: depois de anos a cair, as condições materiais subiram pela primeira vez em 2014.

Nesta última, os domínios “trabalho e remuneração” e “vulnerabilidade económica” são aqueles cuja evolução foi mais desfavorável. Nos anos, entre 2004 e 2008, anteriores à crise, o índice das "condições materiais de vida" baixou em 4% (menos 1% por ano), seguindo-se uma quebra mais acentuada de 10,9 pontos percentuais no período 2008-2014 (menos 2% por ano).

O domínio "vulnerabilidade económica" é um dos que apresentam a evolução mais desfavorável ao longo do período em estudo, reflectindo a progressiva vulnerabilidade das famílias. A situação é explicada pelo afastamento do mercado de trabalho, pelos elevados níveis de endividamento e pela intensificação da dificuldade em pagar os compromissos assumidos com a habitação, expõe o INE.

Retrospectivamente, em praticamente todos os anos a partir de 2006, Portugal registou um agravamento do índice relativo à "vulnerabilidade económica", atingindo o valor mínimo em 2013 − 76,81 − e sendo o valor base de 100 relativo a 2004. O índice cresceu em 2014, e o INE prevê que esse crescimento prossiga em 2015, atingindo um valor de 81,6, quando em 2004 era de 100. Assim no período em análise, em comparação com o ano base, observou-se uma variação negativa de 18,4 pontos percentuais, sendo que o decréscimo do índice de vulnerabilidade não significa que a vulnerabilidade diminui mas que se agrava.

Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Leitão Amaro

Se o deputado Leitão Amaro, do PSD, tivesse um pingo de juízo evitaria usar a palavara embruste e mais ainda associa-la à devolução da sobretaxa. Não se percebe se por falta de lucidez, ou por falta de vergonha, este deputado lembrou-se de chamar embusto ai fim da sobretaxa em 2017. Quem tentou enganar os portugueses, tendo mesmo conseguido enganar muitos, prometendo um falso reembolso da sobretaxa, embuste preparado por Paulo Núncio do CDS, para ganhar votos e apresentou um programa de governo em que a sobretaxa só seria eliminada em 2020 é melhor evitar este tema, sob pena de lhe terem de dizer que quem não quer ser urso não lhe veste a pele.

«Primeira intervenção da bancada social-democrata no debate na generalidade sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2017 motivou a primeira subida de tom no debate no Parlamento, na resposta do ministro das Finanças ao deputado Leitão Amaro.

Depois de o deputado social-democrata ter criticado o orçamento por, entre outras coisas, ter criado um "embuste" em torno do fim da sobretaxa de IRS ao longo de 2017 – e não o fim integral logo em janeiro, como inicialmente previsto – Centeno invocou o passado para devolver a crítica.

"Os senhores retiveram 900 milhões de euros de reembolsos e fizeram um jogo online sobre a sobretaxa, que foi descontinuado em outubro de 2015, dias depois das eleições, quando antes se propunham devolver 35% da sobretaxa. Se quiser falar da sobretaxa e de de embustes, olhe para o lado, não olhe para mim", respondeu Centeno. Sentada à direita de Leitão Amaro, na bancada do PSD, está a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque.

"Só espero que lhe tenha saído alguma coisa no jogo online, porque aos portugueses não saiu", concluiu Centeno.» [Expresso]

In "O Jumento"


quinta-feira, 3 de novembro de 2016

EN BUSCA DE SEÑALES EN EL UNIVERSO

-


EN BUSCA DE SEÑALES EN EL UNIVERSO

Vista de la antena de 34 metros de rayo de onda guía Deep Space Station 36 (DSS36), en el Complejo de Comunicaciones del Espacio Profundo de Canberra (Australia). La estación fue instalada en agosto de 2015, pero oficialmente ha sido inaugurada este jueves. (Mick Tsikas / EFE)-(20minutos.es)

CHOQUE DE TRENES EN PAKISTÁN

-


CHOQUE DE TRENES EN PAKISTÁN

Lugar donde se ha producido el choque de dos trenes en Karachi (Pakistán). Al menos 20 personas murieron y 54 resultaron heridas en el accidente cerca de una estación. (Rehan Khan / EFE)-(20minutos.es)


ESCUPIENDO FUEGO

-


ESCUPIENDO FUEGO

Un tanque de combate K-2 participa en las maniobras militares que se realizan en el centro de entrenamiento en Pocheon (Corea del Sur). (Yonhap / EFE)-(20minutos.es)

"Administradores têm de entregar declarações no TC", defende PS

-

O PS defendeu hoje que os administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) devem entregar as suas declarações de rendimentos e património no Tribunal Constitucional e, como tal, não se justifica a apresentação de iniciativas legislativas adicionais.

Esta posição foi comunicada aos jornalistas pelo vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia, numa curta declaração sobre as controvérsias em torno da nova administração da CGD, sem direito a perguntas por parte dos jornalistas.

Depois de todas as restantes bancadas terem defendido que os administradores da CGD não se podem isentar de entregar as suas declarações perante o Tribunal Constitucional, João Paulo Correia declarou perante os jornalistas: "Entende o Grupo Parlamentar do PS que os administradores da CGD devem apresentar as suas declarações no Tribunal Constitucional, a quem compete a melhor decisão, não se justificando neste contexto a apresentação de qualquer iniciativa legislativa adicional".(Notícias ao Minuto)