quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Reação: PS diz que Governo confirma cortes permanentes e retroativos

-
"O PS considerou hoje que o Governo confirmou a sua intenção de cortar de forma retroativa e definitiva nas pensões, incluindo as mais baixas, e de pretender transferir contribuições do sistema público para fundos privados.

Estas acusações foram feitas pelo vice-presidente da bancada socialista Pedro Marques, em reação à entrevista concedida pelo ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, à Rádio Renascença e Jornal de Negócios.

"Por várias vezes o secretário-geral do PS [António José Seguro] interpelou o primeiro-ministro [Pedro Passos Coelho] sobre a estratégia de transformar aquilo que é provisório e extraordinário em cortes permanentes de pensões. O ministro da Solidariedade vem agora confirmar esses cortes de pensões" de forma "permanente e retroativa", declarou Pedro Marques aos jornalistas.

De acordo com o ex-secretário de Estado socialista, ao longo da entrevista concedida por Pedro Mota Soares, pode confirmar-se a ideia de que "o Governo quer cortar pensões contributivas, para as quais as pessoas descontaram uma vida toda, desde logo até pensões que estão a ser recebidas pelos viúvos ou viúvas daqueles que descontaram e já faleceram".

"Ao contrário do que tem sido dito pelo ministro [Pedro Mota Soares] - e que tem de ser desmentido de forma veemente -, temos um Governo que confirma cortes nas pensões mais baixas, já que este Governo corta o complemento solidário para idosos e o complemento de dependência. O complemento solidário para idosos é recebido apenas pelos idosos que vivem abaixo do limiar da pobreza e o complemento de dependência era recebido por pessoas com pensões acima de 600 euros mas que não conseguem comer ou fazer a sua higiene sozinhas", apontou Pedro Marques.

Pedro Marques acusou também o Governo de tomar medidas "pela calada" ao suspender as pensões antecipadas e ao "guardar uma parte dos cortes para depois das eleições europeias".

Em relação à linha política seguida pelo executivo PSD/CDS em matéria de pensões, o vice-presidente da bancada socialista classificou-a como "errada".

"São medidas estúpidas do ponto de vista económico, para além de serem desastrosas do ponto de vista social. Ao mesmo tempo, este Governo também anuncia que mantém a intenção de proceder ao plafonamento, o que significa tirar receitas ao sistema público de segurança social", sustentou o dirigente socialista.

Pedro Marques fez depois um duro ataque ao CDS-PP.

"O antigo partido dos pensionistas - antigo, porque nunca mais terá a veleidade de se apresentar com essa designação - quer financiar a retirada de receitas ao sistema público de segurança social para entregar uma parte a fundos de pensões privados. E como quer o antigo partido dos pensionistas financiar depois o sistema público de pensões? Cortando pensões retroativamente. É mau de mais para ser verdade", acrescentou Pedro Marques." (Notícias ao Minuto)

Sem comentários: