sábado, 25 de fevereiro de 2017

Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Passos Coelho

Nem ele nem ninguém, a verdade é que foram omitidas das estatísticas exactamente para que fossem ignorada por todos. É bem provável que o próprio Passos Coelho nada soubesse das transferências para off shores, o fisco era uma coutada de Paulo Portas e Paulo Núncio, que punham e dispunham.

Mas se o problema existiu e Passos de nada sabe isso significa apenas que Paulo Portas e Núncio faziam o que queriam sem prestar contas a ninguém. Isso não desresponsabiliza Passos, era primeiro-ministro e enquanto tal assume as responsabilidades políticas por tudo o que aconteceu. Se Paulo portas lhe era ou não leal esse é um problema dos dois.

E a propósito de Paulo Portas deve registar-se o silêncio deste senhor, que anda escondido por aí, não assumindo as suas responsabilidades, preferindo que caiba ao seu secretário de Estado dar a cara. De certeza que Paulo portas nada tem que ver com este assunto, ele que agora anda tão internacionalizado?

«O líder do PSD ficou furioso com as afirmações do primeiro-ministro, António Costa, durante o debate quinzenal, quando acusou o anterior Governo de ser zeloso no despejo de famílias por dívidas fiscais, ao mesmo tempo que foi incapaz de impedir a fuga de milhões para offshores. Passos Coelho protestou naquele momento, acusando Costa de fazer "insinuações de baixo nível", e esta quinta-feira reforçou o tom: o primeiro-ministro teve atitude “reles e ordinária”.

A indignação foi expressa na manhã desta quinta-feira perante os deputados do PSD na reunião da bancada que decorreu à porta fechada. Ao que o PÚBLICO apurou, Passos Coelho criticou fortemente António Costa por responsabilizar politicamente o anterior Governo no caso das transferências de dinheiro para paraísos fiscais sem controlo do fisco, entre 2011 e 2014. No debate, o próprio Passos Coelho afirmou desconhecer a situação enquanto primeiro-ministro. E reiterou a intenção de apurar toda a verdade. Nesse sentido, Passos Coelho disse aos deputados ter dado indicações ao líder da bancada parlamentar, Luís Montenegro, para pedir audições a antigos governantes e responsáveis da Autoridade Tributária para se perceber o que se passou.

No final da reunião, Luís Montenegro anunciou aos jornalistas que o PSD vai pedir para serem ouvidos os directores-gerais da Autoridade Tributária e Aduaneira que exerceram funções desde 2011, bem como do inspector-geral de Finanças.» [Público]

In "O Jumento"


Sem comentários: