sexta-feira, 4 de abril de 2014

A balada de Wall Street

-
"Sabia que o Governo tomou "quase 400 iniciativas estruturais separadas" (separadas, hã?) que "removeram obstáculos ao crescimento"? Não? Pois The Wall Street Journal sabe - mesmo se, questionado no Twitter sobre se pode indicar ao menos dez, o autor da afirmação, o jornalista Simon Nixon, emudece.
Num texto desta semana sobre Portugal, intitulado "Aguentando-se sozinho", Nixon, "chefe do comentário europeu" no WSJ, aponta os inimigos do ajustamento português: o Tribunal Constitucional e o PS. O primeiro, assevera, "adotou uma interpretação o mais alargada possível das suas atribuições para alinhar com a oposição em matérias politicamente controversas, tornando o processo de ajustamento muito mais difícil". Informado (!) de que a maioria dos "chumbos" do TC foram solicitados por Cavaco, o que prejudica um bocado a ideia de que é um coio de radicais exorbitando as suas funções em prol da oposição, volta a não ter o que dizer. Aliás, garantir que as decisões do TC "prejudicaram o ajustamento" mas que 2013 foi o momento da "viragem" do "aluno estrela da crise da eurozona" (assim nos apelida) é outra flagrante contradição. As decisões do TC só tiveram efeito prático em 2013 (em 2012 permitiu que o Estado ficasse com os subsídios de Natal e férias de funcionários públicos e pensionistas), quando o Governo aumentou o IRS para, disse-o na altura, "compensar" o facto de não poder continuar a cortar os subsídios. Ora 2012 foi ano de recessão, com défice do Estado superior ao valor fixado; mas em 2013, segundo Nixon (e o Governo), ficou tudo joia: a economia "animou" e o défice, alegra-se o Executivo nesta semana, "ficou abaixo do previsto".
Tudo tão joia que o WSJ, mais uma vez alinhado com o Governo, associa a recuperação da economia portuguesa prevista pelo Banco de Portugal ao "aumento das exportações desde 2008" e ao seu peso relativo no PIB (que o PIB tenha encolhido não interessa nada). "Ao mesmo tempo", diz, "o desemprego caiu para 15%, muito alto ainda mas com redução suficiente para possibilitar a animação da procura interna." Confrontado com o facto de, ao contrário, as análises do BdP atribuírem o reavivar da economia à procura interna, Nixon nega ter atribuído o efeito às exportações e aconselha à releitura do seu texto. Releia-se, sim. Por exemplo o final: "Muito depende da capacidade de os três principais partidos portugueses serem capazes de assegurar que manterão a estratégia que já deu resultados positivos. Quanto maior o comprometimento, mais suaves as condições. Claro, se o compromisso fosse realmente credível, Portugal talvez não precisasse de uma rede de segurança." Houvesse dúvidas de que esta peça do WSJ, despudoradamente baseada na propaganda do Governo e da troika, visa certificar "o sucesso" do "ajustamento português" e pressionar o PS, ei-las desvanecidas. Só falta mesmo perceber o que está o Journal a fazer no título da publicação."
(Fernanda Câncio - Diário de Notícias)


Sem comentários: