sexta-feira, 22 de março de 2013

Sócrates. Ele voltou. Tenham medo, tenham muito medo

-

Ex-primeiro-ministro volta como comentador na RTP. Seguro acha “normal”, mas CDS quer conhecer critérios da escolha
A notícia caiu com estrondo no meio político e não só. Precisamente dois anos depois de ter apresentado a demissão do governo, José Sócrates está de volta e em estilo comentador político, com um programa semanal, aos domingos à noite, na RTP que arranca no dia 7 de Abril, de acordo com o jornal Sol. Entre os seus mais próximos, a expectativa é que o ex-primeiro-ministro aproveite o espaço para fazer a defesa do seu legado.
Esta é aliás uma reivindicação que nos últimos tempos tem chegado com insistência de Paris (onde Sócrates tem estado a estudar), ainda que por portas travessas. O incómodo com a falta de defesa da sua governação, sobretudo pela actual direcção do PS, já contribuiu até para a ameaça de uma alternativa à liderança de António José Seguro que acabou por não passar disso mesmo. O desafiador foi António Costa, que ontem, no programa “Quadratura do Círculo” gravado à tarde no “fórum de políticas públicas” do ISCTE, disse que, “como amigo” de Sócrates, considera este regresso “má ideia”.
António José Seguro reagiu logo de manhã à notícia avançada pelo “Diário de Notícias” para garantir não estar “absolutamente nada” preocupado com o regresso político do seu antecessor no PS. Seguro considera a situação “normal” e sublinhou que “há vários ex-dirigentes de partidos que fazem comentário político”. O único ex-primeiro-ministro com presença semanal no comentário televisivo é Pedro Santana Lopes, que, depois de ter saído do governo, admitiu “andar por aí”. Curiosamente, Santana foi o político que debateu com Sócrates, semanalmente, também na RTP, entre 2002 e 2004 - antes de sair para liderar o governo.
No PS, a ala socrática saúda o regresso e garante que o objectivo não é confrontar a actual liderança socialista. O deputado André Figueiredo diz ao i que este interesse de José Sócrates por voltar ao activo mostra “consciência tranquila e coragem e evidencia que não tem receio de ser confrontado com o que quer que seja”. Quanto à ameaça à actual liderança, o socialista diz apenas que “a participação de qualquer ex-secretário- -geral será benéfica para o PS”.
Notas do Papa Açordas:  Anda por aí muita gente com medo, muito medo do Sócrates. Este senhor não passa agora de um simples cidadão em plenitude dos seus deveres e direitos. Há que o ouvir e saber interpretar a sua mensagem...

Sem comentários: