terça-feira, 26 de março de 2013

Comissão Europeia confirma que imposto sobre depósitos possa ser aplicado noutros países

-

A Comissão Europeia admite a hipótese de serem aplicadas taxas especiais aos depósitos superiores a 100 mil euros, em países que sejam alvo de resgate e com bancos em dificuldade, à semelhança do que está a acontecer no Chipre, refere o jornal “Expansión”.
"Na proposta da Comissão Europeia (CE), que está neste momento em discussão, não se exclui a possibilidade dos depósitos superiores a 100 mil euros possam integrar os activos susceptíveis de contribuir para o resgate", afirmou Chantal Hughes, a porta-voz do comissário dos Serviços Financeiros (Michel Barnier).
A proposta surge no âmbito das alterações regulamentares à supervisão bancária comunitária e tinha chegado a ser admitida ontem pelo presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, apesar de ter recuado nas declarações horas depois e de ter garantido que o Chipre seria um caso único.
O plano de resgate cipriota prevê a aplicação de um imposto de 30% aos depósitos superiores a 100 mil euros, e que em alguns casos pode chegar aos 40%.
Notas do Papa Açordas:  A Comissão Europeia, e a D.Merkel, acabam de escancarar a porta à saída de capitais da zona euro... pois, neste momento, não há qualquer confiança nas  instituições bancárias da  CE e, ainda menos, nos seus políticos!...

Sem comentários: