quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Carrilho: "Nunca vi em José Sócrates convicções socialistas"

-

Manuel Maria Carrilho compara José Sócrates a Sarkozy no seu artigo de opinião “A repeteca”, publicado no Diário de Notícias.

“Ambos desvalorizaram sempre os valores, as ideias e as causas, em nome da alegada eficácia de uma acção constantemente encenada. Comungaram sempre do mesmo voluntarismo político, que ignora a complexidade das sociedades contemporâneas. Cultivaram sempre o mesmo reformismo "ao empurrão", e o mesmo pragmatismo da chamada "cultura de resultados", defende o ex-ministro da Cultura.

Para Carrilho, “a crise de 2008 apanhou-os, aos dois, completamente desprevenidos, e ambos se especializaram na negação das evidências até aos limites do possível”.O antigo embaixador de Portugal na UNESCO faz uma comparação: “Como hoje se fala de Merkozy, poder-se-ia então falar de Socrazy, ou de Sarkotes...”

Manuel Maria Carrilho garante que nunca viu em José Sócrates “convicções socialistas- no sentido europeu de "social-democrata" - mas antes uma atracção pela paródia em que infelizmente o socialismo tantas vezes se tem tornado, deslumbrado com o capitalismo financeiro, as novas tecnologias e os malabarismos da comunicação.”

Segundo o ex-ministro da Cultura, “na grande história do Partido Socialista, o "socrazysmo" foi um período atípico, que deixou um longo rasto de oportunidades perdidas, de casos estranhos, de histórias mal contadas e de encenações inúteis” Apesar de reconhecer que nem tudo foi mau, Carrilho garante que foram anos sem alma, numa constante deriva de valores e de convicções.”

Notas do Papa Açordas: Mais uma contribuição de MMCarrilho, para acertar contas com o sr. Sócrates. Era bom que o Estado português investigasse o enriquecimento galopante do ex-primeiro-ministro... Freeport, Cova da Beira, etc....

-

Sem comentários: