sábado, 4 de fevereiro de 2017

Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Maria Luís Albuquerque

É impossível ler o relatório da UTAU relativo às contas de 2016 sem nos recordarmos das previsões feitas pela própria UTAO e da aritmética da Dra. Maria Albuquerque, a guru de política económica de Passos Coelho. Além disso, as posições de Maria Luís Albuquerque segundo a qual o défice de 2016 não cumpriria as metas porque isso era aritméticamente impossível, apoiavam-se muito nos relatórios  sucessivamente pessimistas da UATO.

Afinal a aritmética de Maria Luís denunciou alguém muito mau em contas. Maria Luís falhou redondamente, falhou nas contas e nos números armadilhados que deixou e que estavam na base da vinda do Diabo no passado mês de Setembro. Enfim, é caso para dizer o Diabo que a leve.

«A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) aponta para "um défice em torno do limite definido" para 2016, que estimou ser de 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) se forem excluídas as medidas extraordinárias.

Na nota sobre a execução orçamental de dezembro em contabilidade pública, a que a Lusa teve hoje acesso, a UTAO apresenta uma primeira aproximação à contabilidade nacional (a ótica que conta para Bruxelas) e antecipa "um défice em torno do limite definido para o objetivo anual".

A meta para o défice de 2016 em contabilidade nacional foi revista em alta pelo Governo no âmbito do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), correspondendo agora a 2,4% do PIB (incluindo medidas extraordinárias), tendo a UTAO estimado na altura que, "em termos ajustados de operações extraordinárias, o défice a considerar é de 2,6%".» [DN]

In "O Jumento"


Sem comentários: