quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Capoulas acusa Cristas de ter faltado "despudoradamente à verdade"

-
O ministro da Agricultura disse hoje, numa visita à Agroglobal, no Cartaxo, que, em nove meses, aprovou 10.000 projetos dos 15.000 que encontrou à espera de contratação quando assumiu funções, contrariando declarações da sua antecessora.

Capoulas Santos reagia às críticas feitas quinta-feira pela presidente do CDS-PP e ex-ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que acusou o atual Governo de ter "quebrado a confiança entre a boa aplicação dos fundos comunitários e a vontade de investir" dos agricultores, referindo, nomeadamente, demoras na aprovação de projetos e no reembolso de despesas.

Referindo "compreender" as "dificuldades de afirmação de alguém que acedeu à liderança de um partido", o ministro acusou a presidente do CDS-PP de ter faltado "despudoradamente à verdade" ao falar de "um fraco ritmo de implantação" dos apoios ao investimento.

"Quando cheguei ao Ministério da Agricultura, em novembro de 2015, estavam 15.000 projetos candidatados e não tinha sido proferida uma única, sublinho, zero, contratações, nenhum projeto estava contratado. Em nove meses já aprovei cerca de 10.000 projetos, a um ritmo superior a mil por mês", afirmou.

Segundo o ministro, a esses projetos correspondem mil milhões de euros de investimento e mais de 460 milhões de despesa pública.

Sublinhando que os dados estão disponíveis na página eletrónica do Instituto Financeiro de Apoio à Agricultura e Pescas de Portugal (IFAP), Capoulas Santos considerou "legítima a luta política", mas com "alguns limites e algumas fronteiras éticas".

"Não esperaria que a líder do CDS batesse palmas ao Governo, aliás, é sua obrigação contestar e criticar o Governo, mas devia fazê-lo com um mínimo de seriedade", acrescentou. (Notícias  ao Minuto)

Sem comentários: