domingo, 1 de março de 2015

PS pede explicação a Passos sobre dívida à Segurança Social

-
Partido critica primeiro-ministro por exigir aos "outros um rigor no cumprimento das obrigações contributivas que não exige a si próprio".

O PS reagiu este domingo ao caso da dívida de Pedro Passos Coelho à Segurança Social a exigir uma "explicação cabal" aos portugueses pelo primeiro-ministro. Através da sua vice-presidente do grupo parlamentar, o partido considerou inaceitável que Passos Coelho tenha "dois pesos e duas medidas".

O PÚBLICO avançou na edição de sábado que o primeiro-ministro esteve cinco anos sem pagar contribuições à Segurança Social. Passos Coelho afirmou que nunca foi notificado da dívida, criada entre 1999 e 2004, e que esta prescreveu em 2009, facto de que diz ter tomado conhecimento em 2012. Apesar disso adiantou que pagou já este mês, voluntariamente, cerca de 4 mil euros, depois de ser questionado pelo jornal.

À excepção do Bloco de Esquerda, a oposição não comentou o caso. Só a porta-voz bloquista Catarina Martins não teve complacência com a atitude “grave” do actual primeiro-ministro, "quando tantas pessoas no país vivem com dificuldades e não o podem fazer".

A vice-presidente do grupo parlamentar do PS Ana Catarina Mendes afirma agora em declarações à Lusa que Passos Coelho "não pode alegar que desconhecia a lei para justificar o seu comportamento de evasão contributiva". "O mesmo primeiro-ministro que é capaz de deixar o fisco penhorar uma casa de morada de família por pequenas dívidas ao Estado, pelos vistos, conviveu bem com o não pagamento de dívidas à Segurança Social durante mais de uma década. E acha isso natural", apontou a responsável socialista.

Notas do Papa Açordas: O sr. ministro "Vespa" Soares diz que Passos foi vítima de erros da Segurança Social mas, não seria o contrário?... Quando se penhoram casas de habitação para cobrança de dívidas, não se justifica esta "omissão" providencial...

1 comentário:

O Puma disse...

Ao "q"isto chegou