domingo, 13 de outubro de 2013

Podridão, tem V. Ex.ª razão

-
"Rui Machete não disse inverdades, não cometeu incorrecções factuais, não teve afirmações menos felizes. Rui Machete mentiu. Pôs aquela cara de enfatuado e aquele ar de quem pensa estar acima da ignorante plebe, e mentiu com quantos dentes tem na boca. Aldrabou os angolanos, aldrabou os portugueses, aldrabou toda a gente quando disse conhecer pormenores de assuntos em segredo de justiça. Mentiu descaradamente e sem hesitações quando afirmou ter pedido informações ao Ministério Público. Mentiu chamando mentirosa à procuradora-geral. Também podíamos pôr a hipótese de ser Joana Marques Vidal quem mentiu. Mas, convenhamos, entre a procuradora e um senhor que se esqueceu de referir que tinha sido accionista de uma organização a que pertencia, e até aos órgãos sociais, e que lhe pagava em notas ou em seguros de vida, talvez me incline a pensar que o mentiroso nesta história é o Dr. Machete. Ou então Machete disse a verdade.
Com o interesse nacional em vista, resolveu insinuar que violava o princípio da separação de poderes. No fundo, para sossegar um país estrangeiro ou parte da sua elite política e económica, que segundo o ministro é do interesse nacional acalmar, decidiu dar a entender que mandava às malvas um dos mais sagrados pilares do Estado de Direito - um dos decisivos para separar uma autocracia de uma democracia. O Dr. Machete pensou e perguntou-se: "Devo sugerir que no meu país não temos de facto um Estado de Direito, devo dar a entender que um membro do poder executivo talvez possa interferir num processo judicial ?" "Posso andar a dizer que peço informações sobre processos em segredo de justiça e depois revelá-los publicamente?" Claro que sim, deve ter sido a resposta da consciência do Dr. Machete, cheio de fervor nacionalista. Tendo possivelmente em mente as palavras do primeiro-ministro acerca da Constituição, deve ter pensado: "Quantos empregos, afinal, deu o princípio da separação de poderes aos portugueses?" "Em que é que a não violação do crime de segredo de justiça contribui para o decréscimo do défice?" Convém salientar, o Dr. Machete disse, no fundo, ser cúmplice num eventual crime de violação do segredo de justiça, que colaboraria activamente numa possível interferência do poder executivo no judicial, e, indirectamente, acusou o Ministério Público de colaborar nessas malfeitorias. Não foi em vão, aliás, que a procuradora foi tão célere a desdizer o ex-colaborador simultâneo de vários bancos e de outras empresas. Um verdadeiro homem dos setenta instrumentos.
A dúvida, em resumo, é: pode um Governo ter um ministro que mente sobre o limite dos seus poderes, que mente sobre a acção do Ministério Público, que mente aos portugueses e aos nossos mais relevantes parceiros diplomáticos? Ou pode um Governo ter um ministro que diz interferir no poder judicial e que afirma praticar crimes de violação do segredo de justiça?
Já sabemos que mentir despudoradamente não faz ninguém sair deste governo. Por exemplo, o co-primeiro-ministro Portas veio dizer no dia 3 de Outubro que já não havia mais medidas de austeridade. No domingo, através da TSF, ficámos a saber que se decidiu tirar dinheiro até aos viúvos e aos órfãos. Portas, que já não tem mais vergonha na cara para perder, disse que naquele dia ainda não sabia bem como seria o desenho da medida... - o outro co-primeiro-ministro, Passos Coelho, veio logo avisar para o choque de expectativas e soube-se, uns dias depois, que os funcionários públicos vão ter mais um corte de dez por cento nos ordenados; esta guerra entre os dois cônsules teria até piada se não fosse trágica.
Exemplos das mais delirantes mentiras não faltariam. Sugerir a Passos Coelho que talvez não fosse boa ideia manter um ministro que despreza pilares fundamentais da democracia também não teria qualquer efeito. Passos Coelho é o cavalheiro que disse que a Constituição não dá empregos, que não se importa de ouvir entidades estrangeiras a atacar as nossas instituições, que diz sem mexer o sobrolho que iremos perder soberania, que está tão confuso sobre os seus poderes e o seu papel que confunde o país com ele próprio quando diz que o fracasso dele será o de Portugal. Assim uma espécie Passos XIV, L"Etat cest moi.
Pensando bem, a falta de vergonha, o desplante que Machete exibiu na Assembleia da República, a ausência de competência, o desprezo por valores fundamentais, não surpreende ninguém. É só mais um exemplo do irregular funcionamento das instituições. O Presidente da República está bem, obrigado." (Pedro Marques Lopes - Diário de Notícias)

Sem comentários: