quarta-feira, 16 de maio de 2012

Relatório diz que sistema de saúde português “estagnou”

-
Esperas demasiado longas, redução da comparticipação de medicamentos, dificuldade no acesso a fármacos inovadores e uma enorme “estagnação”. Estes são algumas das críticas apontadas ao Sistema Nacional de Saúde num relatório publicado nesta terça-feira pela Health Consumer Powerhouse, organização sueca que desde 2005 constrói um índice dos sistemas de saúde de vários países e que este ano coloca Portugal no 25.º lugar — quatro posições abaixo de 2009.

Mas a Direcção-Geral da Saúde (DGS) alerta que os critérios variam de edição para edição, pelo que “não é, assim, possível efectuar-se de forma directa qualquer comparação”.

“Portugal estagnou enquanto outros países melhoraram – é assim que se perdem posições em qualquer classificação comparativa”, lê-se na parte do relatório dedicada ao país. Na edição deste ano o índice é liderado pela Holanda, que conseguiu reunir 872 pontos de um total de 1000, num total de 42 indicadores. Seguiu-se a Dinamarca (822), a Islândia (799) Luxemburgo (791) e Bélgica (783). Na cauda da lista, depois de Portugal, que conseguiu 589 pontos, surge a Lituânia, Polónia, Hungria, Albânia, Macedónia, Letónia, Roménia, Bulgária e Sérvia, o que faz com que, ao nível da União Europeia, Portugal seja o sétimo com pior prestação.

O índice é construído a partir de informação fornecida pelos doentes, que é cruzada com indicadores como taxas de mortalidade, taxas de infecção hospitalar, listas de espera, acesso e marcação de consultas, entre outros. Direitos e informação aos utentes, listas de espera, resultados, prevenção e alcance dos serviços e área farmacêutica são os pontos-chave deste ano.

Consultas com o médico de família no próprio dia, acesso a especialistas, segundas opiniões médicas, dentista no serviço público, uso de antibióticos foram alguns dos itens com prestação negativa, por oposição a várias áreas relacionadas com o acesso electrónico à informação, mortalidade infantil, vacinação e medicamentos para a doença de Alzheimer.

Notas do Papa Açordas: Pior do que nós só os chamados países de Leste... É bom lembrar que a Organização Mundial de Saúde já considerou, em tempos, que Portugal tinha um dos melhores sistemas de saúde...É o empobrecimento total!...
-



1 comentário:

Anónimo disse...

pós impressionante. Realmente gostei de ler seus posts.