quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

BCE corta 0,75 nos juros

-
Economia da Zona Euro entrou em recessão no terceiro trimestre
BCE corta juros em 0,75 pontos para 2,5 por cento

-
O Banco Central Europeu anunciou hoje o corte da taxa de juro de referência em 0,75 pontos percentuais, para 2,5 por cento, na tentativa de ajudar a revitalizar as economias da Zona Euro que se encontram em recessão técnica desde o terceiro trimestre do ano.
-
A decisão de hoje dos governadores dos bancos centrais dos Estados-membros corresponde ao maior corte desde a criação do banco central, há dez anos, mas é menos agressiva do que o seu congénere do Reino Unido, que reduziu os juros em um ponto, para dois por cento. Os EUA detêm o preço do dinheiro ainda mais baixo, a um por cento, com o objectivo de aliviar os encargos das empresas e famílias e limitar a recessão na maior economia mundial.
-
Nas duas últimas intervenções, o BCE tinha adoptado um corte de meio ponto de cada uma das vezes, justificando a acção conservadora com os indicadores que apontavam para o abrandamento da economia, a diminuição dos riscos inflacionistas e a redução dos níveis de confiança dos agentes económicos e das famílias.
-
Nota do Papa Açordas: Pelas contas do sr.Sócrates, eis mais uma vitória da sua política à frente dos destinos de Portugal... Daqui para a frente, tudo o que for positivo é por sua obra e graça, o contrário, é dos governos anteriores...especialmente, o de Santana Lopes...
-

Sem comentários: