quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Governo propôs extinção da Fundação Paula Rego e de mais dez de cariz municipal

-

 O executivo liderado por Pedro Passos Coelho quer acabar com a entidade responsável pela gestão da Casa das Histórias, em Cascais, onde se guarda o espólio da pintora Paula Rego. O município recebeu uma proposta do Governo. Outras dez fundações de cariz municipal estão na lista de extinções do executivo.

A Fundação Santo Thyrso (Santo Tirso), a Fundação António Aleixo (Loulé), as quatro fundações ligadas ao ensino profissional de Setúbal, Vila da Praia da Vitória (Terceira, Açores), Vila Franca do Campo (S. Miguel, Açores) e Leiria, a Fundação do Carnaval de Ovar, a Fundação para a Protecção e Gestão Ambiental das Salinas do Samouco (Alcochete) e a Fundação D. Luís I (Cascais), são as entidades que constam da lista revelada nesta quinta-feira pelo Jornal de Negócios.

Neste último concelho, Cascais, fica a sede da fundação com o nome mais sonante cuja extinção é defendida pelo Governo, a de Paula Rego, que beneficiou, de acordo com o mesmo jornal, de um apoio público financeiro de 1,2 milhões de euros entre os anos de 2008 e 2010.

Ouvido por aquele periódico, o vereador das Finanças de Cascais, Nuno Piteira Lopes, diz que a extinção será difícil de concretizar porque tal medida terá de ser proposta pelo conselho de administração e a autarquia não tem maioria neste órgão que gere a Casa das Histórias.

A fundação teve nota de 40,8 no recente processo de avaliação das fundações determinado pelo Governo e foi criada para promover a obra de Paula Rego e do falecido marido da pintora, Victor Willing. Entre 2009 e 2011, a autarquia antes liderada pelo social-democrata António Capucho e actualmente gerida por Carlos Carreiras, atribuiu – segundo o vereador das finanças – apoios financeiros de 3,25 milhões de euros a esta entidade, que tem no seu espólio 524 quadros, cedidos gratuitamente. 

O edifício-sede do museu feito em Cascais, cujo acesso é livre, é uma obra projectada pelo arquitecto premiado Souto de Moura.


Notas do Papa Açordas: Quanto a CULTURA estamos conversados, pois o desgoverno nem da cultura de batatas percebe!... O sr.Francisco José Viegas e o sr. Gaspar não sabem que esta colecção da Paula Rego será aceite, de braços abertos, em qualquer parte do mundo?...

2 comentários: