sábado, 6 de setembro de 2008

Lidl: condenada por espiar vida privada dos empregados

-
Cadeia de supermercados presente em Portugal
Lidl multada na Alemanha por espiar vida privada dos seus empregados

-
A cadeia alemã de supermercados Lidl, com sucursais em Portugal e Espanha, vai ser multada em vários milhões de euros por espiar sistematicamente os seus empregados, escreve hoje o semanário alemão “Der Spiegel”.
-
A notícia revela que a cadeia de supermercados de baixos preços será multada ainda durante este mês pelas autoridades alemãs responsáveis pela protecção de dados e defesa da intimidade das pessoas.
-
As multas serão aplicadas por vigilância ilegal dos seus trabalhadores, através de empresas de detectives e câmaras de vídeo e por outras infracções à legislação de protecção de dados.
-
A punição afecta sucursais da Lidl em pelo menos oito Estados alemães, sobretudo na Baixa Saxónia e em outras regiões do Norte do país.
-
A revista sublinha que a Renânia do Norte-Westphalia aplicará oito multas contra a Lidl, cinco das quais por espiar empregados na sua vida privada, efectuar vídeovigilância ilegal e por guardar informações reservadas por longos períodos.
-
Nota do Papa Açordas: Ainda hoje, no nosso endereço electrónico, apareceu-nos um testemunho de um funcionário da Lidl, que denuncia a existência desses métodos em Portugal:
«Eu trabalho na Lidl&Cia em Portugal. Nós estamos constantemente a ser vigiados pelos nossos chefes. A hierarquia na nossa empresa é Vendedor; Chefe de Secção; Chefe de Loja; Chefe de Zona; Auditoria; Chefe de Área etc. Esses Chefes e a auditoria estão constantemente no escritorio a ver-nos! Eles agora até podem ver o que nos estamos a registar dentro do escritorio! Por cima da imagem na camara aparece um texto (esse texto que é igual ao do talão que damos no final ao cliente). E eles vão vendo o que nos registamos! Estamos constantemente a sermos vigiados!! Mas quem mais rouba são os chefes de secção e de loja não os vendedores!! »...
-

2 comentários:

  1. mas há roubos no Lidle? segundo o funcionário, parece que sim.
    Como sempre quem paga somos nós, os clientes.

    ResponderEliminar
  2. Sim e verdade. Estamos constantemente a ser vigiados. Mas para além disso inventam falhas que nao cometemos e obrigam-nos a escrever relatorios onde assumimos essas falhas. Esses relatorios sao coleccionados ate nos darem cartas de repreensao. Estamos proibidos de cometer falhas sejam elas quais forem e quando alguem comete uma falha e nao se acusa pagamos todos pela mesma medida. Já fomos ameaçados pelo chefe de zona com despedimento se nao tivessemos as batas com todos os botoes. Se nao nos obrigassem a andar com a mesma bata toda a semana durantes mais de um ano nos ate podiamos conservar todos os botoes.

    Resumindo, os vendedores sao a "arraia miuda" e os chefes os clones do "Hitler"

    ResponderEliminar