terça-feira, 5 de agosto de 2008

DGSaúde - quer diminuição do IVA para protectores solares

-
Produtos, considerados cosméticos, têm um imposto de 20 por cento
Direcção-Geral da Saúde propõe diminuição do IVA para protectores solares

-
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) propôs ao Ministério da Saúde que seja revisto o valor do IVA aplicado aos protectores solares, actualmente a 20 por cento e considerados cosméticos. A DGS adverte, porém, que a proposta de diminuição do imposto não deverá "contemplar todos os protectores solares por igual".
-
O director-geral da Saúde, Francisco George, adiantou à Lusa que a "DGS pediu um parecer a um professor de dermatologia do Porto, de reconhecida competência, para fundamentar uma proposta a apresentar ao Ministério da Saúde" relacionada com o valor do IVA nos protectores solares. A proposta foi entregue ontem à ministra da Saúde, Ana Jorge.
-
O dermatologista ouvido pela DGS, Osvaldo Correia, explicou que no seu parecer apresentou um "ponto de situação da doença [cancro cutâneo] em Portugal", onde recomenda um decréscimo no valor dos protectores solares, sublinhando que apesar de não se poder afirmar que "o creme protector solar evita o aparecimento do cancro cutâneo" este é "um instrumento utilizado, entre outros, para o prevenir".
-
Nota do Papa Açordas: Não estou a ver o cabecinha branca das Finanças aceitar esta proposta da Saúde. Tudo o que seja para beneficiar o povo, o rapaz corta...O George que tire o cavalinho da chuva...
-
-

2 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

e diga-se que a redução do IVA no caso seria muito bem feito.

Pata Negra disse...

Isso de protectores solares tem alguma coisa a ver com guarda-sóis ou bonés? É que nesse caso, vai-me ser difícil, são sempre oferecidos!
Um abraço à sombra