terça-feira, 3 de junho de 2008

FISCO: Quando o telefone toca...

Quem estiver em dívida vai ser contactado pessoalmente pelo Fisco
Funcionários dos impostos vão telefonar a devedores para os pressionar a pagar

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Finanças dizem que não é a primeira vez que realizam uma acção deste tipoOs contribuintes com dívidas fiscais vão passar a ser contactados regularmente por telefone ou por e-mail pelos funcionários dos Fisco para que regularizem os seus impostos.
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A medida já foi comunicada a vários serviços de finanças e para operacionalizar, a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) vai disponibilizar aos chefes de cada serviço de finanças os contactos de todos os contribuintes que tenham senha de acesso à página de declarações electrónicas da DGCI. Actualmente, a administração fiscal tem emitidas mais de 6,6 milhões de senhas.
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A acção de pressão e sensibilização que está a ser exercida foi confirmada ao PÚBLICO por fonte oficial do Ministério das Finanças, adiantando que desde o passado dia 29 de Maio os serviços de finanças "passaram a ter acesso através de uma aplicação informática, em permanência", aos contactos dos devedores.
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Notas do Papa Açordas: É a desorientação total. Não sabem o que hão-de inventar mais para caçar o dinheiro aos contribuintes, Ah, e já agora, aproveitem para telefonar às pessoas a dar os parabéns no dia do seu aniversário...

4 comentários:

Anónimo disse...

Só para poder ouvir a voz de um dos funcionários e poder "gritar", acho que vou atrasar os meus pagamentos :)

Abrenúncio disse...

Já não bastavam os tipos da Tv Cabo, dos bancos, das empresas de crédito, das sondagens, dos Jeovás , agora também o Fisco aderiu à moda.
Saudações do Marreta.

Anónimo disse...

Discordo com os comentários aqui expostos. Sei, por experiência próxima, que um dos motivos para que o Fisco seja "preterido" em termos das dívidas a pagar é que o Fisco "não chateia" como chateia um fornecedor que quer receber a factura do mês passado, e por isso telefona. As cartas do Fisco são mais tardias, por vezes bastante tardias, e podem ser mais facilmente "esquecidas".
Estou de acordo com esta medida, que não tendo impactos legais, pode efectivamente incentivar ao pagamento - e não apenas pelo factor "assédio" puro e duro, como aqui sugerido. E, aliás, como se fossem os únicos a telefonar para receber dívidas... Se calhar eram os únicos que não telefonavam, e as pessoas até se esquecem de que essa possibilidade é perfeitamente válida!!

Anónimo disse...

hum.... para se terem lembrado disso, é porque há conluiu com alguma operadora. Ou será que é chamada a cobrar no destino? Vou ser eu a pagar os atrasos dos outros? Agora é que vou mesmo atrasar os pagamentos, para poder tirar isso a limpo!
Quanto ao excesso de telefonemas que se recebem, como refere o marreta, a quantos já mandámos ver se está a chover? :)É que a despesa é deles. E neste caso? De quem é?