sexta-feira, 2 de maio de 2008

Câmaras do PSD são as piores a pagar


Há câmaras com atrasos de dois anos para com fornecedores, e existe mesmo um caso curioso: a Secretaria-Geral do Ministério da Cultura, que demora quatro anos a "saldar" contas. Pelo menos 17 autarquias mantêm vivas dívidas a mais de um ano, afectando as tesourarias e balanços de milhares de empresas.
-
Das dez autarquias que demoram mais tempo a pagar, oito são geridas pelo PSD e apenas duas pelo PS. A Câmara de Gondomar, presidida por Valentim Loureiro, necessita de 629 dias para regularizar as facturas dos fornecedores, estando em segundo lugar no top ten da lista elaborada pelas Finanças, atrás de Oliveira de Azeméis, outra autarquia social-democrata.
-
Na administração do Estado, em matéria de prazos de pagamento, há contrastes: a Madeira, governada por Alberto João Jardim e que "espreita" a oportunidade de ser primeiro-ministro (poderá ser candidato a líder do PSD), demora 284 dias a pagar aos fornecedores. Os Açores, apenas dois dias. No cômputo geral, o prazo médio de pagamento dos municípios chega aos 136 dias, isto sem incluir as câmaras de Lisboa e Porto (esta última com as Finanças a confirmarem os dados fornecidos pelo social-democrata Rui Rio).
-
Os prazos de pagamento das empresas públicas estão além dos 90 dias. Em média, demoram 113 dias e figuram empresas como a RTP, Metro do Porto ou a CP. O Governo, ao abrigo do programa "Pagar a Tempo e Horas", impõe para 2008 a redução em 15% o prazo de pagamentos a fornecedores, responsabilizando os dirigentes públicos pelo cumprimento das metas. (Diário de Notícias)
-
Nota do Papa Açordas: As Câmaras e o próprio Estado pagaram sempre mal. Fazem-me lembrar aquele industrial que dizia que havia duas coisas na vida, para as quais não se devia ter pressas: para morrer e para pagar dívidas...

Sem comentários:

Enviar um comentário