quinta-feira, 8 de maio de 2008

PRODUTOS TRADICIONAIS: ASAE EXORBITA AS SUAS COMPETÊNCIAS


«A ausência de excepções às leis comunitárias para os produtos tradicionais é da exclusiva responsabilidade de Portugal, acusou ontem uma especialista no Parlamento. Ana Soeiro, que esteve 30 anos ao serviço do Ministério da Agricultura e que fez o maior levantamento de produtos tradicionais em Portugal, critica os "sucessivos governos" de serem omissos por não terem feito uma simples comunicação a Bruxelas para se poder continuar a usar materiais tradicionais e manter práticas de fabrico de produtos típicos portugueses sem violar a lei comunitária. (...)
-
"Estou saturada da desculpa de que Bruxelas é que tem a culpa", disse Ana Soeiro, acrescentando que "aquilo que a UE exige é francamente pouco e fácil de fazer". Para além das deficiências que aponta à lei, Ana Soeiro também não isenta a ASAE de culpas. "Exorbita as suas competências e o aconselhamento está fora das competências de uma polícia criminal", afirmou, concordando com uma afirmação anterior do deputado do CDS-PP Hélder Amaral no mesmo sentido. Uma outra crítica tem a ver com uma omissão "gravíssima" no turismo rural, obrigado a oferecer ao cliente produtos regionais, mas que não pode dar uma galinha ou laranjas criadas na própria produção. Ana Soeiro deu um exemplo caricato: "Se um turismo rural em Boticas [Vila Real] quiser oferecer uma galinha, tem que vir a Viseu abatê-la, porque é o matadouro mais próximo". » [Público assinantes]
-
Parecer: Algo que lamentavelmente o governo ainda não reparou.
-
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Nomeia-se um novo inspector-geral da ASAE enquanto ainda resta alguma credibilidade a esta instituição.» (O JUMENTO)

1 comentário:

Pata Negra disse...

Andamos sempre distraídos, só damos por ela demasiado tarde! Só damos, quer dizer, só dão!...
Eles sabiam que nós sabíamos que a culpa é deles, só que o nosso voto não conta!
Será um PS um produto tradicional?