sexta-feira, 31 de março de 2017

COPIANDO EN EL EXAMEN DE CONDUCIR

-


COPIANDO EN EL EXAMEN DE CONDUCIR

Los dispositivos electrónicos, incluidos unos audífonos, con los que tres personas han intentado copiar en los exámenes para la obtención del permiso de conducir de la clase "B", en Logroño, antes de que la Guardia Civil los haya sorprendido infraganti. (Guardia Civil / EFE)-(20minutos.es)


IMPRESIONANTE TRASLADO DE UN FERRY HUNDIDO

-


IMPRESIONANTE TRASLADO DE UN FERRY HUNDIDO

Vista del ferry Sewol, que volcó y se hundió en 2014, durante su traslado al puerto en Mokpo (Corea del Sur). (YONHAP / EFE)-(20minutos.es)

EMERGIENDO SOBRE LAS AGUAS

-


EMERGIENDO SOBRE LAS AGUAS

Vista aérea de las aguas que rodean un aparcamiento para avionetas, en el aeropuerto en Lismore, Nueva Gales del Sur (Australia), tras las inundaciones producidas por el ciclón Debbie. (Dave Hunt / EFE)-(20minutos.es)


"Novo Banco foi vendido a preço zero. Foi dado"

-

Bloco de Esquerda não poupa críticas ao Governo por ter decidido vender o Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star.

Terá o verniz estalado de vez? Depois da TSU e da CGD, venda do Novo Banco junta-se ao leque de temas que fizeram divergir o Partido Socialista e um dos partidos principais que lhe garante a maioria parlamentar, o Bloco de Esquerda.

Pela voz de Mariana Mortágua, o partido condenou seriamente o negócio anunciado hoje, que confirma a venda do ex-Banco Espírito Santo ao fundo norte-americano Lone Star.
“Temos que ser claros: É uma venda a preço zero. O banco vai ser dado a um fundo norte-americano que vai injetar dinheiro no seu próprio banco e vai-se pagar a si mesmo”, começou por dizer a deputada.
As críticas são explicadas logo de seguida quando Mortágua explica a posição do Executivo neste negócio, que “assume futuras perdas do banco que vão até 4 mil milhões de euros”. Por isso, diz, “o que temos é o Governo a tomar uma decisão que pode parecer a mais correta a curto prazo, mas o que vai fazer é empurrar os problemas com a barriga para o futuro, para outro Governo e para os contribuintes”
Reiterando que “o Bloco de Esquerda não aceita esta solução e não acha que ela era inevitável”, ao contrário do que disse o socialista João Galamba, a bloquista sustentou que “a alternativa era sim a nacionalização. Porque, se a Lone Star injeta mil milhões no Fundo e tudo o resto é pago pelo Estado, é difícil perceber como é que a nacionalização custaria cinco mil milhões de euros”.
Mesmo assumindo que o caminho da nacionalização traria custo para os contribuintes, Mortágua insiste: “Assumimos as decisões que tomamos. Achamos que nacionalização implica a injeção de dinheiros públicos, mas ela vai acontecer de qualquer maneira com uma alternativa e uma diferença: O Estado mantém o controlo sobre um dos maiores bancos do país”. (Notícias ao Minuto)

quinta-feira, 30 de março de 2017

'HURACÁN' POLICIAL

-


'HURACÁN' POLICIAL

El ministro italiano del Interior, Marco Minniti (2-d), el jefe de la policía italiana Franco Gabrielli (d) y el consejero delegado de Lamborghini, Stefano Domenicali (3-d), asisten a la presentación de coche patrulla especial, un Lamborghini Huracán, en Roma. (Massimo Percossi / EFE)-(20minutos.es)


TIBURÓN MUERTO EN MEDIO DE UNA CARRETERA

-


TIBURÓN MUERTO EN MEDIO DE UNA CARRETERA

Un tiburón muerto yace varado en un charco de una carretera, durante las inundaciones provocadas por las lluvias caídas tras el paso del ciclón Debbie, en Ayr, Queensland (Australia). (Departamento de Bomberos y Emergencias / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Miguel Albuquerque

Este senhor acha que discordar de atribuir o nome de um aeroporto ao Cristiano Ronaldo é ser pequeno. É desta forma que um qualquer idiota com um cargo público acha que deve achincalhar um cidadão que tem uma opção diferente da dele. Mesmo não tendo um avô almirante ou primeiro-ministro apenas tenho a dizer a este personagem imbecil da nossa ilha tropical que vá à bardamerda. Só não vou mais longe por respeito à mãezinha e porque já nos bastam os desaforos sexistas do calvinista holandês.

E já agora, pode mudar o nome do Teatro Municipal Baltazar Dias para Saláo de Espectáculos Kátia Aveiro, bem como o Madeira Business Center, mais conhecido por zona franca da Madeira para Cais Paulo Núncio Business Center, dando expressão ao um movimento de opinião que considera essa mudança o mínimo que a Madeira pode fazer em agradecimento a um político generoso e que deu mais lucro á região do que os pontapés do Cristiano.

In "O Jumento"


domingo, 26 de março de 2017

SEGUNDO ANIVERSARIO DEL ACCIDENTE DE GERMANWINGS

-


SEGUNDO ANIVERSARIO DEL ACCIDENTE DE GERMANWINGS

Fotografía de archivo fechada el 26 de marzo de 2015 y facilitada este viernes, que muestra algunos de los restos del avión de Germanwings Airbus A320, tras estrellarse en los Alpes franceses, cuando se cumplen dos años de la tragedia. (Sebastian Nogier / EFE)-(20minutos.es)


UN ROBLE POLACO, ÁRBOL EUROPEO DEL AÑO

-


UN ROBLE POLACO, ÁRBOL EUROPEO DEL AÑO

Un roble de 650 años de edad, que sirvió de refugio a una familia judía que se escondía de los nazis durante la Segunda Guerra Mundial, ha sido reconocido como Árbol Europeo del Año, en una votación popular organizada a través de Internet por la Agrupación de Asociaciones Medioambientales. (EFE)-(20minutos.es)

Deco acusa banca de cobrar aos clientes comissões indevidas

-

A Deco acusa a banca de cobrar comissões aos clientes sem prestar qualquer serviço, como por processamento de prestação de crédito ou manutenção de conta, e de querer compensar as perdas da intermediação financeira com a atividade de comissionamento.

Segundo a associação para a defesa dos consumidores Deco, há mesmo uma "alteração do paradigma" da atuação dos bancos: "Estamos a assistir a uma transferência da atividade bancária, da intermediação financeira - isto é, compra e venda de dinheiro, que foi a atividade que deu origem aos bancos -, para uma atividade de comissionamento", disse o economista Nuno Rico, da Deco/Proteste, em declarações à Lusa.

Em Portugal, a cobrança de uma comissão bancária só pode acontecer quando há prestação de um serviço pelo banco, caso contrário é ilegal, lembra o economista, invocando a lei de 2015 que estabeleceu os requisitos da cobrança de comissões.
"As comissões e despesas cobradas pelas instituições de crédito têm de corresponder a um serviço efetivamente prestado", lê-se no articulado do diploma de 2015, que criou também os serviços mínimos bancários.
O problema, explica o economista, é a lei não definir o que é um serviço bancário, possibilitando assim ao Banco de Portugal, e outros responsáveis, "assistir passivamente" à cobrança de comissões pelos bancos mesmo quando não é prestado, efetivamente, um serviço ao cliente.
No caso da comissão de manutenção de conta, aquele responsável argumenta que o simples facto de existir uma conta bancária não pode ser considerado serviço bancário, até porque o acesso a um produto bancário, como um crédito ou um investimento, está dependente de ter uma conta bancária, além de ser um instrumento essencial nos dias de hoje.
"Não podemos esquecer que, quando abrimos uma conta e pomos lá o nosso dinheiro, estamos a disponibilizar o nosso capital ao banco, para que o possa usar em diferentes fins, como vender esse capital a outras pessoas e ganhar dinheiro com isso", lembrou Nuno Rico, criticando o fim das recompensas financeiras (juros) dos bancos a esses depósitos e agudizando a crítica quanto à obrigação de pagar (comissão) por esse depósito.
No caso das comissões pelo processamento de prestações, de crédito à habitação por exemplo, a Deco defende não fazer "sentido nenhum" o cliente ter de pagar para lhe ser cobrada uma prestação de crédito, e defende que essa cobrança " é apenas uma forma de os bancos arrecadarem receitas".
Além da cobrança daquelas comissões, que a Deco considera injustificada e até ilegal, a associação queixa-se também dos aumentos "completamente injustificados" das comissões bancárias, entre os quais destaca as anuidades dos cartões de débito que subiram 28% num ano, ou as contas ordenado que aumentaram nos principais bancos 47% nos últimos cinco anos.
"Descobrimos no último estudo [apresentado há semanas] que o novo alvo dos bancos é a conta domiciliada, ou conta ordenado, cuja abertura recomendávamos aos nossos associados, para evitar a cobrança de comissões, mas que desde 2016 é a nova fonte de receita descoberta pela banca", acusou.
Exemplificando, Nuno Rico conta o caso recente do Deutsche Bank que alterou o preçário dos clientes com menos de 10 mil euros e com um crédito à habitação (de 'spread' baixo, ou sem grande margem de lucro para o banco), transferindo esses clientes para uma conta base que custa 10,33 euros por mês.
"Isto [esse custo mensal de 10,33 euros] não tem qualquer tipo de justificação, e ainda é mais grave por ser aplicada a clientes que estão 'presos' ao banco por um crédito", considerou o economista.
Especialmente nos últimos dois anos, a associação diz que tem vindo a alertar o Banco de Portugal e os grupos parlamentares para esta cobrança que considera excessiva, e até ilegal em alguns casos, mas a resposta é de "completa passividade" do regulador da banca e de "falta de resposta" dos grupos parlamentares.
"À Deco, o Banco de Portugal responde que verifica os preçários dos bancos, que diz estarem conformes com as regras, e que existe livre concorrência no mercado nacional. Mas o que verificamos, por exemplo, é que a anuidade dos cartões de débito dos cinco maiores bancos é das mais altas que conhecemos e é quase igual em todos os bancos, o que é uma grande coincidência", afirma.
A associação, que tem reivindicado a criação de uma conta à ordem sem quaisquer custos (e sem as restrições dos serviços mínimos bancários) e a cobrança de comissões "razoáveis" aos clientes bancários, admite que noutros países, nomeadamente da Europa, comissões semelhantes são cobradas aos clientes bancários, em alguns casos até há mais tempo do que em Portugal, mas diz que o aumento não foi tão rápido nem tão injustificado. (Notícias ao Minuto)

quinta-feira, 23 de março de 2017

OPERACIÓN ANTITERRORISTA EN REINO UNIDO

-


OPERACIÓN ANTITERRORISTA EN REINO UNIDO

Vehículos policiales y periodistas permanecen frente a un inmueble en Hagley Road, Birminghan (Reino Unido). Siete personas han sido detenidas en el registro de seis direcciones en Londres, Birmingham y otros lugares del país no especificados con relación al atentado terrorista ocurrido en Westminster. (STR / EFE)-(20minutos.es)

VELAS PARA EL RECUERDO

-


VELAS PARA EL RECUERDO

Cientos de ciudadanos participan en una vigilia en la Plaza Trafalgar en Londres. (Facundo Arrizabalaga / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-

Acidente na auto-estrada – Lei


BT da GNR deixa o alerta e todos devem saber!

 É muito importante e deves partilhar com o maior número possível de pessoas.

 Pagamos as portagens mais caras da Europa, e mesmo assim tentam enganar-nos por                      desconhecer-mos a lei!


              Em caso de acidente numa auto-estrada ou via rápida concessionada, saber isto pode fazer a diferença entre pagares do teu bolso os danos da tua viatura e da via, ou receberes uma indemnização

Não saber este procedimento poderá custar-lhe algumas centenas ou milhares de euros! …… Conheça bem esta informação!


Lei 24/2007: Acidentes em auto-estradas

               Como sabem, para quem anda nas Auto-estradas, às vezes aparecem objectos estranhos nas mesmas, como peças largadas por outros veículos, objectos de cargas que se soltam e até animais… coisas que não deveriam acontecer porque as concessionárias são responsáveis pela manutenção. Estas situações provocam acidentes e danos nos nossos veículos, contudo se isto vos acontecer (espero que não) exijam a presença da GNR.


Ponto 2 do artigo 12 da lei 24/2007:

                Para efeitos do disposto no número anterior, a confirmação das causas do acidente é obrigatoriamente verificada no local por autoridade policial competente, sem prejuízo do rápido restabelecimento das condições de circulação em segurança.


BRIGADA DE TRÂNSITO-CENTRAL: 213 922 300

                Os indivíduos das auto-estradas vão dizer que não é preciso, porque eles tratam de tudo.No entanto, e conforme a Lei 24/2007, a qual define os direitos dos utentes nas vias rodoviárias classificadas como Auto-Estradas Concessionadas… (tendo em atenção o Art.º º 12º nº 1 e 2), só podemos reclamar o pagamento dos danos, à concessionária, se houver a participação das autoridades!


               É uma técnica que as concessionárias estão a utilizar para se livrarem de pagar os danos causados nos veículos. Por isso, se tiverem algum percalço por culpa da concessionária, EXIJAM A PRESENÇA DA AUTORIDADE, não se deixem ir na conversa dos senhores da assistência os quais foram instruídos para dizer “agora somos nós que tratamos disso e não é preciso a autoridade”. Isto é pura mentira! Se não chamarem as autoridades, eles não são obrigados a pagar os danos e este é o objectivo deles!


               Não se deixem enganar, mesmo por desconhecimento, actuem e divulguem.                 BOA VIAGEM


In "CValente"

segunda-feira, 20 de março de 2017

PROTESTAS DE PAPÚA OCCIDENTAL

-


PROTESTAS DE PAPÚA OCCIDENTAL

Un activistas de Papúa Occidental corea consignas durante una protesta en Yakarta (Indonesia) para pedir la nacionalización de las instalaciones en el país de la compañía minera estadounidense Freeport-McMoRan Copper Gold Inc. y a favor del derecho de autodeterminación de Papúa Occidental (Adi Weda / EFE)-(20minutos.es)

A SUBASTA EL MAYOR DIAMANTE ROSA SIN IMPERFECCIONES

-


A SUBASTA EL MAYOR DIAMANTE ROSA SIN IMPERFECCIONES

Una empleada muestra el diamante 'La estrella rosa' en la casa de subastas Sotheby's en Londres (Reino Unido). La estrella rosa es el mayor diamante rosa sin imperfecciones clasificado hasta la fecha. Se prevé que alcance un precio de unos 60 millones de dólares en la subasta del próximo 4 de abril en Hong Kong. (Andy Rain / EFE)-(20minutos.es)


EL 'BREXIT' YA TIENE FECHA

-


EL 'BREXIT' YA TIENE FECHA

Fotografía de archivo fechada que muestra la bandera nacional británica ante el Big Ben en Londres, Reino Unido. La primera ministra británica, Theresa May, activará el "brexit", la salida del Reino Unido de la Unión Europea (UE), el próximo 29 de marzo, informó este lunes el Gobierno. (Will Oliver / EFE)-(20minutos.es)

César quer PS em defesa do "serviço público" na reestruturação de balcões

-

O líder parlamentar do PS pediu hoje aos deputados socialistas que defendam o "serviço público" no processo de reestruturação da rede de agências da CGD, alegando que não se pode "assobiar para o ar" nesta matéria.

Esta posição de Carlos César, também presidente do PS, consta de uma nota esta manhã enviada aos membros da direção da bancada socialistas, à qual a agência Lusa teve acesso, na qual também se salienta que essa linha ativa de atuação deve ser seguida mesmo que o Governo não dê qualquer orientação.

No âmbito do processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), a administração do banco público deverá encerrar cerca de 70 balcões até ao final do ano, estimando-se que a redução de agências atinja as 180 no final de 2020 - uma reestruturação que tem levantado dúvidas ao PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes" e que conta já com a oposição do PSD.

Na nota enviada aos membros da direção da bancada do PS, Carlos César refere que, numa próxima audição parlamentar sobre este assunto, o Grupo Parlamentar "deve defender que não é num caso de milhares de milhões de euros que se admite o fecho de um único balcão por concelho, onde podem estar dois funcionários e com limitação de prestação de serviços".
"Não se trata de intromissão em matéria de gestão, mas sim de intervenção em matéria de serviço público", sustenta o presidente do PS.
Neste ponto, Carlos César admite mesmo uma diferenciação face o executivo em matéria de intervenção política.
"Se pode ser admissível que o Governo, apesar de acionista único, não queira dar orientação, têm razão os que acham que o parlamento não deve assobiar para o ar. Assim, salvo decisão, na primeira oportunidade, em contrário, da direção ou do grupo, é esta a orientação que vai vigorando", salienta o presidente da bancada socialista na sua missiva.
O encerramento de balcões da CGD, bem como a redução do número de trabalhadores, levou o Bloco de Esquerda a pedir uma audição urgente do ministro das Finanças, Mário Centeno, no parlamento. (Notícias ao Minuto)

domingo, 19 de março de 2017

Passos defende-se com novo tiro no pé: “discutir a banca não era função do governo”

-
O programa de ajustamento financeiro tinha uma verba específica para a capitalização do sistema bancário de modo a prevenir os impactos negativos da crise. Contudo, os 12 mil milhões previstos para o saneamento do setor financeiro aparentemente não terão merecido qualquer discussão nos Conselhos de Ministros de Passos Coelho. A sugestão é do próprio ex-primeiro-ministro, que proferiu hoje uma afirmação surpreendente: “discutir o sistema bancário não era função do governo”.


Confrontado com a acusação de Assunção Cristas que os problemas da banca não foram levados a Conselho de Ministros durante a governação da direita, o líder do PSD pareceu mais interessado em atacar a sua ex-ministra que justificar a ação do seu governo: “posso dizer que as reuniões do Conselho de Ministros não são públicas, são reuniões reservadas”.
Sobre o papel do governo no acompanhamento do programa de ajustamento e na garantia de um sistema bancário devidamente capitalizado, após ter negado que essa fosse uma função do executivo, o ex-primeiro-ministro desvia a conversa para questões de supervisão. “O Governo nunca se procurou substituir às entidades independentes, em particular ao supervisor em matéria bancária”, afirmou.(Geringonça)

sexta-feira, 17 de março de 2017

FLORES EN EL DESIERTO

-


FLORES EN EL DESIERTO

Un cactus en flor en el desierto de Anza-Borrego, en Borrego Springs, (California, EE UU). Es la primera vez en la última década que se produce esta explosión floral en el desierto como resultado de un invierno de muchas lluvias tras años de sequía. (Eugene García / EFE)-(20minutos.es)

COMIENDO EN UNA 'GASTRONETA'

-


COMIENDO EN UNA 'GASTRONETA'

Una gastroneta, durante la inauguración de la feria Taste de Santo Domingo (República Dominicana). (Orlando Barría / EFE)-(20minutos.es)


UN NINOT DE RONALDO MUY CAGÓN

-

UN NINOT DE RONALDO MUY CAGÓN

Un ninot del futbolista del Real Madrid, Cristiano Ronaldo, caga balones de oro, en la falla Almirante Cadarso/Conde Altea de Valencia. (Juan Carlos Cárdenas / EFE)-(20minutos.es)



Defesa de Sócrates vai impugnar decisão que "deita as culpas ao mordomo"

-

Defesa de José Sócrates já reagiu à decisão de adiar a conclusão da acusação contra o ex-primeiro-ministro.

João Araújo e Pedro Delille anunciaram que vão impugnar a decisão da Procuradoria-Geral da República de a adiar a conclusão da acusação contra José Sócrates.

"A defesa do Senhor Engenheiro José Sócrates irá impugnar, por todos os meios legais, esta decisão, nula e insensata, e os seus autores", escrevem os advogados em comunicado.
Joana Marques Vidal fixou um prazo - até final de abril - para o diretor do DCIAP fazer um “ponto de situação” sobre o processo do caso que envolve José Sócrates, antes de determinar "qual o prazo admissível para a emissão de um despacho final”.
Decisão que, dizem João Araújo e Pedro Delille, "se traduz essencialmente em deitar as culpas ao mordomo e, talvez para evitar novas violações dos prazos, determinar que o inquérito prossiga sem prazo nenhum".
"É ilegal e ilegítima e representa a consagração e a adoção, agora sem disfarce ou cautela, do que caracteriza este processo desde o seu início – a violência desenfreada sobre as pessoas; o desrespeito absoluto pelos direitos e garantias dos arguidos; o concerto e a articulação, de pensamento e ação, no Ministério Público, para violar a Lei".
O pedido de adiamento foi feito pelos procuradores do processo, tendo entendido Joana Marques Vidal que "o pedido de prorrogação do prazo concedido para a conclusão da investigação e da redação do despacho final mostra-se justificado e deverá ser atendido".
A 14 de setembro de 2016, a procuradora-geral da República tinha decidido conceder mais 180 dias, que terminavam hoje, aos titulares do inquérito, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates. (Notícias ao Minuto)

segunda-feira, 13 de março de 2017

HUYENDO EN FAMILIA

-


HUYENDO EN FAMILIA

Varios ciudadanos se alejan del lugar después de que un suicida detonara un artefacto para atentar contra varios empleados judiciales en Kabul (Afganistán). (Hedayatullah Amid / EFE)-(20minutos.es)

IMPOSIBLE MANTENERSE EN PIE

-


IMPOSIBLE MANTENERSE EN PIE

Un ciclista intenta mantener el equilibrio con su bicicleta durante una prueba en Ciudad del Cabo, que tuvo que ser suspendida por vientos de 80km/h. (Nic Bothma / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Paulo Núncio

Não há qualquer conflito entre exercer a profissão de advogado, ir para membro do governo e voltar a ser advogado, esse é o percurso de uma grande parte dos nossos governantes, já que quanto a deputados não faltam o que acumulam as duas funções. O problema é quando se trabalha com offshores e depois surgem situações como estas.

Para advogado as declarações sucessivas foram, no mínimo, atabalhoadas, começou por dizer que era um problema estatístico, depois sugeriu culpas alheias e acabou por assumir responsabilidades políticas pela falha, que depois veio a dizer que tinha sido uma opção pessoal e não uma falha. Agora vem Assunção Cristas dizer que tudo esteve bem e já há quem chame Centeno ao parlamento como se o culpado fosse o actual ministro.

No meio de toda estas confusão e quando é evidente que não terá ocorrido qualquer violação das normas fiscais sabe-se que Núncio tinha sido advogado das entidades que transferiram o dinheiro na calada da noite estatística.

Há aqui qualquer coisa em que não bate a bota com a perdigota.

«O novelo em torno das transferências para offshores que não passaram pelo crivo do fisco continua a adensar-se. E as ligações do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio a paraísos fiscais podem desempenhar um papel importante para a clarificação da história. Na sexta-feira, o Jornal Económico e depois o Observador noticiaram que Núncio fez parte da equipa de advogados da Garrigues até entrar no Governo, uma sociedade internacional de advocacia, com sede em Espanha, que teve como cliente a petrolífera venezuelana PDVSA. Segundo o Jornal Económico, foi esta empresa que fez uma parte "significativa" das transferências de 7,8 mil milhões para o Panamá através do BES, entre 2012 e 2014, e que passaram ao largo da fiscalização da Autoridade Tributária.

Mas esta não é a única ligação do ex-governante a regiões com tributação privilegiada. Ao que o PÚBLICO apurou, Paulo Núncio criou empresas na Zona Franca da Madeira (ZFM), para a qual trabalhou durante dez anos, como fiscalista. Este dado é relevante uma vez que a publicação de dados sobre a Madeira foi a única dúvida oficial levantava por Núncio para não publicar dados sobre offshores.

A esquerda não deixou de notar a coincidência de as transferências do antigo cliente de Núncio estarem no lote das declarações ocultas no fisco. A líder do BE, Catarina Martins, apontou o dedo à “porta giratória entre o poder político e o poder económico no nosso país" e à "forma como é feito um assalto económico, um assalto à riqueza do nosso país de uns poucos contra a grande maioria". E o PS anunciou que vai chamar novamente ao Parlamento o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para apurar responsabilidades políticas, perante "factos novos".» [Público]

In "O Jumento"


quinta-feira, 9 de março de 2017

LA 'LIBERTAD' EN CONTRA DE TRUMP

-


LA 'LIBERTAD' EN CONTRA DE TRUMP

Dos mujeres, disfrazadas de la Estatua de la Libertad, se suman a una protesta contra el veto migratorio firmado por el presidente de Estados Unidos, Donald J. Trumo, frente al consulado de este país, en Sídney (Australia). (Dean Lewins / EFE)-(20minutos.es)

Marcelo garante que não fará como Cavaco

-
Marcelo Rebelo de Sousa garante que não irá revelar as conversas que teve com "primeiros-ministros" no exercício das suas funções presidenciais, assim como também não pretende comentar os seus antecessores ou quem lhe vier a suceder.

"Não vou publicar memórias. O que se passou, passou", disse o Presidente no decorrer de uma aula a alunos do Liceu Pedro Nunes, onde está a assinalar o seu primeiro ano de mandato com um regresso à escola onde foi aluno.
A questão surgiu pela voz de um dos estudantes, que quis saber o que fará Marcelo quando acabar este primeiro mandato.
Rebelo de Sousa confessou que dificilmente voltará ao comentário político, por sentir que ficará limitado nos comentários que poderá fazer.
Marcelo acha que um ex-Presidente não deve comentar quem lhe antecedeu nem quem o sucede e também não acha correto revelar os contactos que teve no desempenho de funções.
Sem nunca se referir a Cavaco Silva, ficou claro que não pretende seguir as pisadas do seu antecessor que escreveu um livro de memórias no qual relata em pormenor as reuniões que teve com o primeiro-ministro José Sócrates.
"Não fica bem a um antigo Presidente da República. Não é isso que se espera dele", disse sobre a possibilidade de comentar alguns aspetos da política depois de sair do cargo.
O que Marcelo não desfez foi o tabu sobre se se recandidatará ou não a um segundo mandato.
Rebelo de Sousa, que já foi taxativo a dizer que faria apenas um mandato, deixa agora tudo em aberto.
"Veremos", limitou-se a dizer o Presidente da República. (Ionline)

terça-feira, 7 de março de 2017

LLEGADA DE LAS TORTUGAS GOLFINAS

-


LLEGADA DE LAS TORTUGAS GOLFINAS

Una tortuga golfina llega a la playa Morro Ayuda, en Oaxaca (México). Un total de 12.152 ejemplares arribaron este fin de semana a este arenal para anidar. (Conanp / EFE)-(20minutos.es)


TÚNEL DE LA DROGA

-


TÚNEL DE LA DROGA

Un agente del Grupo de Interdicción de Túneles del Corredor Occidental de la Patrulla Fronteriza de Estados Unidos, recorre un segmento de un túnel transfronterizo de contrabando de drogas en San Diego, California. (David Maung / EFE)-(20minutos.es)

Lista mensal de Aposentados e Reformados da CGA referente a ABRIL/2017

-
» Lista mensal de Aposentados e Reformados:

abril 2017 245,1 KB)(PDF: 


Aviso n.º 2317/2017, Diário da República n.º 47/2017, 2.ª Série, de 2017-03-07.

Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Carlos Costa, governador do BdP

Era óbvio que depois das reportagens da SIC o governador tinha de vir prestar esclarecimentos. Mas vir dizer que vem prestar esclarecimentos para se defender de acusações distorcidas" não faz muito sentido. Foi ele que decidiu o que se podia saber e o que ficaria escondido, é cada vez mais evidente que foi muito mais o que escondeu do que o que esclareceu. Ora, se criou uma cortina de opacidade é natural que quando se sabe algo mais se pense o pior de quem escondeu a informação.

Carlos Costa não tem responder a acusações distorcidas, vem muito provavelmente restaurar a sua parede de opacidade para estancar a saída de informações que ele julgava escondidas para a posterioridade.

«Carlos Costa enviou esta segunda-feira uma carta à presidente da Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFAP), Teresa Leal Coelho, pedindo para ser ouvido para prestar esclarecimentos sobre o seu papel e o do Banco de Portugal no caso BES, depois de na reportagem da SIC, "Assalto ao Castelo", ter-se admitido que o governador ignorou informações que lhe teriam permitido afastar mais cedo Ricardo Salgado da liderança do banco da família Espírito Santo.

O governador quer defender-se no Parlamento das questões que se levantam em torno da sua atuação e o acompanhamento feito pelo Banco de Portugal nos meses que antecederam a resolução do BES, em agosto de 2014, confirmou o Expresso junto da presidente da COFAP. "Há um conjunto de acusações à supervisão que distorcem aquilo que é a realidade do que se passou", afirma Carlos Costa na carta que enviou a Teresa Leal Coelho. A missiva segue-se a um telefonema que fez a Leal Coelho no final da semana passada a disponibilizar-se para ir prestar esclarecimentos aos deputados.» [Expresso]

In "O Jumento"



sábado, 4 de março de 2017

UN PARQUE DONDE SOLO ENTRAN MUJERES

-


UN PARQUE DONDE SOLO ENTRAN MUJERES

Entrada y cartel del parque exclusivo de mujeres Jardín del Paraíso de las Madres, en Teherán. Mujeres sin velo o con los brazos y las piernas al descubierto no se ven en las calles de Irán. Solo hay unos espacios públicos y al aire libre en los que no rigen los estrictos códigos de vestimenta islámica: los parques para chicas. (Marina Villén / EFE)-(20minutos.es)


RYAN ZINKE, A CABALLO A SU TRABAJO

-


RYAN ZINKE, A CABALLO A SU TRABAJO

El nuevo secretario de Interior de EE UU, Ryan Zinke, sorprendió este jueves a los funcionarios al llegar al trabajo en un medio de transporte poco habitual: a caballo por las calles de Washington. (BSEE - TWITTER)-(20minutos.es)

DESNUDOS EN EL PATIO DE LA CÁRCEL

-


DESNUDOS EN EL PATIO DE LA CÁRCEL

Numerosos presos desnudos durante un registro en una cárcel en la ciudad de Cebu (Filipinas). Human Rights Watch (HRW) atribuyó este jueves a la Policía filipina las ejecuciones extrajudiciales de la "guerra contra las drogas", suspendida temporalmente por el presidente, Rodrigo Duterte, y exigió a la ONU investigar y depurar responsabilidades. (PDEA-7 / EFE)-(20minutos.es)


Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Carlos Alexandre, super juiz

Numa entrevista ao Expresso o juiz carlos Alexandre decidiu dizer algumas graçolas de gosto e honestidade muito duvidosa, sugerindo comparações com Sócrates divertiu-se dizendo

“A primeira razão é porque não tendo eu fortuna pessoal, algumas das coisas que adquiri e alguns encargos e compromissos em que me meti só são sustentáveis se eu trabalhar mais. Como eu não tenho amigos, amigos no sentido de pródigos, não tenho fortuna herdada de meus pais ou de meus sogros, eu preciso de dinheiro para pagar os meus encargos. E não tenho forma de o alcançar que não seja através do trabalho honrado e sério” [Sol]

Pois, como diz o povo pela boca morre o peixe e tanto quanto se sabe agora os amigos de Carlos Alexandre não só têm dinheiro para o ajudar, como são acusados pela justiça de ganharem esse mesmo dinheiro de forma questionável.

Estando em causa dinheiros angolanos esperemos que o fiscal de Braga não lhe investigue o rasco financeiro e fiscal. Angola = BES logo BES=Orlando e como Orlando=Carlos cada um que conclua o o que a sua imaginação criativa entender.

Esperemos agora que o Banco de Portugal aplique a contra-ordenação aplicável pela prática de concessão ilegal de crédito e que a AT multe Carlos Alexandre por evasão fiscal pois ficou por pagar o imposto de selo aplicável a estas operações.

«Uma das passagens mais controversas da entrevista que o juiz Carlos Alexandre deu no Verão passado à SIC relacionava-se com o facto de ter dito que não tinha amigos ricos, razão pela qual não lhe restava senão viver do seu trabalho. Mas os investigadores da Operação Fizz, na qual o procurador Orlando Figueira é suspeito de ter sido pago por Manuel Vicente, hoje vice-presidente angolano, para arquivar dois processos que o incriminavam, descobriram que afinal Carlos Alexandre sempre tinha um amigo pródigo: precisamente este procurador, que lhe emprestou dez mil euros em 2015, e que foi recentemente acusado dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais, violação do segredo de justiça e falsificação de documento.

Orlando Figueira e Carlos Alexandre conheceram-se há um quarto de século, quando trabalhavam ambos no tribunal de Vila Franca de Xira, e tornaram-se amigos. Ao ponto de Orlando Figueira ter passado a ser visita da casa de Carlos Alexandre, um privilégio raro, como explicou recentemente o juiz às duas procuradoras que lideram a Operação Fizz.

As magistradas chamaram Carlos Alexandre a depor no processo há pouco mais de um mês, na qualidade de testemunha, porque queriam saber a razão de ele ter transferido a 9 de Março de 2016 dez mil euros para a conta do amigo, que já então tinha sido constituído arguido.» [Público]

In "O Jumento"


sexta-feira, 3 de março de 2017

Finanças confirmam: Apenas uma das 20 declarações entrou na AT

-

O Ministério das Finanças confirmou hoje que apenas uma das 20 declarações de transferências para 'offshore' que não foram inspecionadas pelo Fisco deu entrada na Autoridade Tributária (AT) durante o mandato de Azevedo Pereira, até julho de 2014.

Num esclarecimento enviado à agência Lusa, ¬¬a tutela afirma que no período de mandato de José Azevedo Pereira - que terminou em 16 de julho de 2014 - decorreu o prazo de entrega das declarações relativas aos rendimentos de 2011 e 2012.

"Apenas três declarações relativas a esse período apresentaram problemas de tratamento de dados", indica o Ministério das Finanças, acrescentando que duas delas "são declarações de substituição entregues depois de 16 de julho de 2014".

Embora o mandato de Azevedo Pereira, que teve início em 2007, englobe as transferências de rendimentos feitas entre 2011 e 2014, os prazos para a entrega das declarações referentes a 2013 e os períodos posteriores terminaram após a saída do ex-diretor-geral.

Assim, o Ministério das Finanças "confirma a indicação do professor doutor Azevedo Pereira, que aliás coincide com dados que lhe foram fornecidos pelo gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais a seu pedido, de que apenas uma dessas três foi entregue antes de junho de 2014. As duas restantes são declarações de substituição entregues depois de 16.07.2014".
O antigo diretor-geral do Fisco Azevedo Pereira afirmou hoje no parlamento que apenas uma declaração de transferência para 'offshore' entre as 20 que não foram tratadas pela AT foi entregue durante o seu mandato, sendo as restantes referentes aos mandatos seguintes.
"Das 20 declarações que aparentemente estão em causa apenas uma deu entrada na AT [Autoridade Tributária] no período em que fui diretor-geral. O resto foi no [período] dos meus sucessores", afirmou José Azevedo Pereira na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
O antigo responsável da AT disse que a grande maioria das declarações de rendimentos referentes a 2011, 2012 e 2013 deram entrada no Fisco - fora do prazo ou como declarações de substituição - já fora do seu mandato (ou seja, depois de meados de julho de 2014).(Notícias ao Minuto)

quinta-feira, 2 de março de 2017

'PERRO ARTIFICIERO'

-


'PERRO ARTIFICIERO'

Miembros de los TEDAX españoles, con uno de sus perros detector de explosivos en primer término, durante un ejercicio de desactivación en la base Miguel de Cervantes, en Marjayoun (Líbano). (Chema Moya / EFE)-(20minutos.es)


EN MEDIO DE LA ORACIÓN

-


EN MEDIO DE LA ORACIÓN

Una niña iraní observa a numerosas mujeres mientras rezan durante una ceremonia para conmemorar la muerte de Fátima, hija del profeta Mahoma, en Teherán. (Abedin Taherkenareh / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Paulo Núncio, elevador de carácter

Quem tem dúvidas esclarece-as, informa-se, pensa sobre o assunto. Paulo Núncio podia optar por deixar de publicar os dados ou mandar publicá-los. Não fez nem uma coisa nem a outra, fez pior, não pediu esclarecimentos adicionais, não pediu a nenhum assessor que estudasse o assunto, não fez nada, escondeu o processo na gaveta, ocultou a informação sem nada decidir.

Acontece que quem vai para o governo é para decidir, se é para ter dúvida e esconder processos na gaveta deve ficar em casa. O que Núncio fez foi ocultar informação cuja divulgação o incomodava, talvez porque receasse comentários incómodos ou pressões públicas para investigar mais aprofundadamente as transferência. Nunca saberemos quais eram as suas intenções, se proteger empresas dos olhos dos contribuintes, ou poupar os contribuintes a notícias que punham em causa a política do seu governo.

Para já sabe-se que Núncio escondeu, que mentiu e que no momento em que percebeu que tinha sido apanhado teve aquilo a que Assunção Cristas designou por "elevação de carácter". Enfim, há quem lhe chame cobardia.

resta agora saber quantos processos Núncio escondeu dentro da sua gaveta.

«O deputado do PS Eurico Brilhante Dias acusou esta manhã o antigo secretário do Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio de ter promovido uma "ocultação deliberada" dos dados sobre as transferências para paraísos fiscais e que com essa decisão prejudicou o combate à evasão fiscal.

"Por decisão deliberada não cumpriu orientações da União Europeia e da OCDE. A publicitação ajuda ao combate" à fraude e à evasão fiscal, acusou Brilhante Dias. A acusação foi refutada por Paulo Núncio que reiterou que a publicação destas estatísticas não é obrigatória por lei, que teve dúvidas sobre a eficácia da sua divulgação e que a não publicação das estatísticas não significa que a Autoridade Tributária não tenha escrutinado as transferências feitas para paraísos fiscais durante o anterior governo PSD-CDS.

A acusação de ocultação deliberada das estatísticas foi feita pelo deputado socialista depois de um conjunto de perguntas e respostas curtas que levou Eurico Brilhante Dias a concluir que Núncio não cumpriu um despacho do seu antecessor Sérgio Vasques que obrigava à publicação destes dados, ter respondido com mais de um ano de atraso a solicitações da Autoridade Tributária e não ter respondido a uma de duas perguntas enviadas pelo PCP sobre transferências para offshores enquanto foi secretário de Estado.» [Expresso]

In "O Jumento"