segunda-feira, 31 de outubro de 2016

INDIA CELEBRA LA 'NAVIDAD HINDÚ' ENTRE CONTAMINACIÓN

-


INDIA CELEBRA LA 'NAVIDAD HINDÚ' ENTRE CONTAMINACIÓN 

Un niño con mascarilla monta en bici en medio de una espesa neblina un día después de la celebración del Diwali en Nueva Delhi, India. Centenares de indios presentan problemas de respiración y visibilidad a causa del humo de los petardos y el lanzamiento de fuegos artificiales usados ayer para celebrar el Diwali, una de las festividades más importante del país y una especie 'navidad hindú'. El organismo público SAFAR (encargado de la calidad del aire y de los pronósticos meteorológicos) pronosticó que el Diwali de este año sería más contaminante que el de 2015, cuando las autoridades indias señalaron que la polución en la capital de la India se disparó hasta niveles más de 20 veces superiores a lo considerado perjudicial para la salud. (Rajat Gupta / EFE)-(20minutos.es)

UNA BARRERA ARTIFICIAL DE 32 KILÓMETROS

-


UNA BARRERA ARTIFICIAL DE 32 KILÓMETROS

El dique de Afsluitdijk, proyectado a finales del XIX por el ingeniero y político Cornelis Lely, cerró el mar interior de Zuiderzee, en el noreste de Holanda, para evitar las inundaciones y generar nuevo suelo para la agricultura y el desarrollo de ciudades como Almere o Lelystad. Sus 32 kilómetros de longitud hacen de esta barrera una de las pocas estructuras artificiales visibles desde el espacio. (Turismo de Holanda)-(20minutos.es)

Benfica. Dona águia Solitária faz absorta a sua malha...

-
Se perder no próximo domingo, no Porto, o Benfica continuará em primeiro, com dois pontos de avanço; se empatar ou ganhar, deixa os adversários em muito maus lençóis. O Sporting recebe o último, o Arouca, envolto num ambiente de desconfiança por parte dos adeptos e na guerra do seu presidente para transformar Taças de Portugal em campeonatos não ganhos

Dificilmente as coisas poderiam correr melhor para os lados da Luz. Comandando o campeonato à 9.a jornada, com apenas um empate cedido (1-1 com o Vitória de Setúbal, em casa), o Benfica tem vindo a beneficiar com as ofertas dos seus concorrentes diretos na luta pelo título e que ainda este fim de semana voltaram a desperdiçar pontos deixando a águia a voar sozinha nos céus vermelhos da sua alegria.
A verdade é que já ninguém estranhou os empates de Sporting na Madeira, frente ao Nacional, e do FC Porto em Setúbal, frente ao Vitória, ambos por 0-0. Dos azuis-e-brancos sabe-se que não são especialistas em desenculatrar defesas adversárias; dos verdes-e-brancos sabe-se que vegetam numa crise até há pouco tempo inimaginável que os condenou a três empates consecutivos nas últimas três jornadas. Com o seu presidente mais preocupado a transformar Taças de Portugal em campeonatos que não ganhou (ficámos a saber recentemente, numa tirada que poderia ser, como se diz por aquelas bandas, ofensiva da inteligência humana, e vá lá saber-se se também das outras inteligências não humanas, que até o simpático do Carcavelinhos, predecessor do Atlético, já foi campeão nacional) do que propriamente resolver os problemas de uma equipa que pratica um futebol triste e alheado, o Sporting condena-se a estar a sete pontos da liderança, o que, convenhamos, é quase um ponto perdido por jornada em relação aos seus rivais da 2ª Circular.
Tranquilidade Essa palavra que Paulo Bento espalhou pelo léxico do futebol português parece encaixar como uma luva de pelica dos antigos Armazéns Grandella na personalidade de Rui Vitória.  De um ano para o outro, as coisas surgem-lhe tão diferentes como da água para o vinho, por mais aguado que seja este. Na época passada era fonte de desconfianças depois de ter perdido a Supertaça para Jorge Jesus (o que foi um rude golpe nos encarnados) e de se ver atirado para um papel de pouco protagonismo na luta inicial pelo título de campeão. Sabe-se como tudo acabou: com um sorriso de Rui Vitória e de Luís Filipe Vieira de orelha a orelha. E esses sorrisos cúmplices permanecem numa altura em que o Benfica cavou para o FC Porto uma distância de cinco pontos, algo de muito confortável se pensarmos que a próxima jornada contempla, exatamente, um FC Porto-Benfica, nas Antas. Suceda o que suceder no dia 6 de Novembro, por volta das oito da noite, agora cada vez mais noite por via dessa maçada que é a hora de Inverno mai-los dias a fechar portas pelo meio da tarde, Dona Águia Solitária poderá continuar a fazer absorta a sua malha, como diria o Carlos Tê e cantaria o meu bom amigo Rui Veloso, sabendo que o primeiro lugar ninguém lho tira e, mesmo em caso de derrota, a vantagem continuará a ser de uns gostosos dois pontos.
Pior ficarão as coisas para os adversários se o Benfica sair do Porto com um ou três pontos. Ultrapassará o primeiro grande obstáculo da primeira volta e ficará no poleiro à espera de receber o Sporting lá para o final do mês. 
Falta muito Claro que falta muito. Mas os campeonatos têm momentos decisivos que não são apenas os que surgem nos instantes derradeiros.  Manda o bom senso e o respeitinho, que é muito bonito, que os discursos de quem vai à frente se rejam por uma bitola de modéstia e de contenção, não vão as coisas dar para o torto assim de um momento para o outro, castigando os que têm mais garganta do que juízo. Está aí o exemplo do último campeonato para provar o que digo. O futebol castigou duramente a farronca. Quem se via já campeão, de faixa ao pescoço pelo correr do Natal, sofreu na pele o preço da arrogância não sustentada. Tudo parece, agora, virado do avesso. Recebendo o Arouca, que faz parte do rés-do-chão da tabela classificativa, o Sporting pode ter um final de domingo alegre e bem disposto. Afinal, Benfica e FC Porto podem ambos perder pontos. E se assim não for, um deles perderá três. Algo de que o leão precisa como de oxigénio, bem mais do que de discursos ocos clamando por vitórias inventadas nos cadernos da história que não se apaga nem se modifica por mera vontade de um orador inflamado e de uma plateia descontente. Os sinais de impaciência dados pelos adeptos sportinguistas após o jogo da Choupana precisam, como é natural, de manobras de diversão. Pela primeira vez desde que chegou a Alvalade, Jorge Jesus ouve assobios e críticas e sujeita-se à terrível lei do descontentamento e ao direito soarista à indignação. O Arouca, mergulhado numa crise que não deve dissociar-se das tarefas europeias do início da época, parece ser o “partenaire” ideal para uns passos de dança de fuga à depressão. Mas disse o mesmo do Tondela e a previsão virou-se contra mim como uma severa lição.(Ionline)

sábado, 29 de outubro de 2016

Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Leitão Amaro, "deputado bomba" da direita

Começa a ser óbvio que o PSD quer que a Caixa Geral de Depósitos «seja desestabilizada e mal gerida, tudo têm feito para que o presidente daquela instituição bata com a porta e os mande à< bardamerda. Depois de perder todas as esperanças de um segundo resgate a esperança de que surja uma desgraça está na CGD, o PSD aponta agora todas as baterias àquela instituição, na esperança de que a desestabilização conduza a uma situação de crise profunda, que teria consequências muito graves.

Para Passos Coelho, que quer governar sem limites constitucionais, porque só assim conseguirá vergar Marcelo e o TC, para governar sem regras constitucionais, a esperança de voltar ao poder está numa crise grave na CGD.

Depois de se ter distinguido na desorientação porque os resultados da execução orçamental de setembro não resultaram numa descida da notação da dívida atribuída pela DBRS, o deputado Leitão Amaro parece concentrar todo o seu fôlego na desestabilização da CGD. Tudo vale par voltar ao poder, até porque à medida que a oposição interna do PSD se mexe este deputado sabe que o seu futuro começa a ser cada vez mais curto.

 Passos Coelho e os seus deputados mais íntimos não querem uma CGD financeiramente saudável e bem gerida, precisam de uma situação crítica param, estando no governo, apresentarem a sua venda ao desbarato como uma inevitabilidade. Par o conseguirem não se importm de atirar o país contra uma parede, é isso neste esforço que este deputado se tem destacado.

«O PSD apresentou esta terça-feira um projeto de lei que pretende acabar com o “regime de grave exceção” aplicado aos gestores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) desde o verão, com a publicação de um diploma do Governo que retirou a nova equipa de gestão da Caixa do estatuto dos gestores públicos. Os sociais-democratas também tentam repor os limites aos salários dos administradores do banco público que vigoraram durante o anterior Governo: no máximo, um vencimento igual à média dos últimos três anos antes de assumirem funções no setor público.

Na prática, seria recuar ao regime em vigor durante o Executivo PSD/CDS. Só que a aplicação do salário médio auferido por António Domingues nos últimos três anos poderia resultar numa remuneração anual comparável à que foi atribuída pelo atual Executivo ao novo presidente da Caixa. A remuneração base de 423 mil euros corresponde ao que o gestor ganhava quando era vice-presidente do BPI. O valor pode ultrapassar os 600 mil euros com prémios de gestão. A mesma conta não é para já possível para outros administradores executivos da Caixa, que também vieram na sua maioria do BPI, mas cujos salários não eram públicos. Apesar disso, refere o PSD no projeto que apresentou, “no que respeita aos vogais, receberão, segundo o ministro das Finanças, até 495 mil euros anualmente”, se somado o salário base com prémios, “o que compara com 188,7 mil euros de salário anual do vogal com mais elevado vencimento da anterior administração”.

Mas “só se governo for completamente desmiolado” é que um vencimento desse nível pode existir para o administrador de um banco público em Portugal, considera Marques Guedes. “Só por manifesta irresponsabilidade uma ideia dessas podia passar pela cabeça de um membro do Governo”, defende o deputado social-democrata.

O deputado António Leitão Amaro começou por explicar que o PSD pretende “acabar com este injusto, incompreensível e muito errado regime e exceção dos administradores da CGD”. Atualmente, e graças ao diploma aprovado em junho em Conselho de Ministros, a equipa liderada por António Domingues deixa de estar vinculada aos princípios aplicados aos gestores públicos. A alteração aprovada pelo Governo estabelece que o estatuto “não se aplica a quem seja designado para órgão de administração de instituições de crédito integradas no setor empresarial do Estado e qualificadas como ‘entidades supervisionadas significativas'”. A alínea 2 do primeiro artigo assentava que nem uma luva no Conselho de Administração da Caixa.» [Observador] - 

In "O Jumento"

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

NUEVA VALLA ANTIMIGRANTES EN HUNGRIA

-


NUEVA VALLA ANTIMIGRANTE EN HUNGRIA

Varios presos húngaros trabajan en la instalación experimental de una sección de la segunda línea de la valla fronteriza con Serbia cerca de la localidad de Gara (Hungría). La sección de diez kilómetros tiene como fin reforzar la primera valla que evita la entrada de inmigrantes ilegales a través de la ruta de los Balcanes. (Sandor Ujvari / EFE)-(20minutos.es)



MISIL TIERRA-AIRE

-


MISIL TIERRA-AIRE

Vista de un lanza cohetes BM-21 durante unos ejercicios militares en Devichki, a 85 kilómetros de Kiev, Ucrania. (Roman Pilipey / EFE)-(20minutos.es)

ECLIPSANDO AL SOL

-


ECLIPSANDO AL SOL

Vista de un Airbus A380-861 de la compañía Singapore Airlines durante el despegue perfilado frente al sol en la localidad de Salgotarjan, a 109 kilómetros de Budapest, Hungría. (Peter Komka / EFE)-(20minutos.es)


"Já não há ângulo de decência para olhar para esta investigação"

-

O ex-primeiro-ministro José Sócrates disse hoje que "já não há ângulo de decência para olhar" para a investigação que o envolve, afirmando que todas as alegações sobre a falsa autoria do livro que lançou "são absolutamente falsas".

À margem da apresentação do seu novo livro 'O dom profano - Considerações sobre o carisma', José Sócrates foi questionado pelos jornalistas sobre as notícias que davam conta que o ex-primeiro-ministro não seria o autor da obra e teria pago a um professor para o escrever, começando por responder: "Acho que já não há ângulo de decência para olhar para esta investigação.
"Todas essas alegações são absolutamente falsas, desmentidas por toda a gente e isso só existe com um objetivo, que não devia ser um objetivo da justiça. O objetivo da justiça não é um objetivo político", defendeu o ex-primeiro-ministro, constituído arguido na operação Marquês.
Na opinião de José Sócrates "uma investigação que se centre nessa falsidade e numa campanha absolutamente lamentável" que o visa denegrir.
"A ação penal deve-se concentrar na descoberta da verdade e na descoberta de crimes e não em denegrir pessoas", disse.
De acordo com a revista Visão, o Ministério Público suspeita que Domingos Farinho, um professor de Direito, terá recebido 100 mil euros de uma empresa de um sócio de Santos Silva para escrever o livro de Sócrates.(Notícias ao Minuto)

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

MANIFESTANTES FRENTE A POLICÍAS

-


MANIFESTANTES FRENTE A POLICÍAS

Activistas parados ante un cordón policial durante una marcha hacia la Embajada de EE UU, en Manila (Filipinas). Cientos de manifestantes participaron en la protesta contra la presencia de las tropas estadounidenses y para condenar los disturbios del pasado 19 de octubre que causó unos cuarenta heridos. (Francis Malasig / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Rui Pedro Lizardo Roque, boy idiota

O que pode levar alguém a dizer que é licenciado, enganando um primeiro-ministro que confiou nele e mandou publicar, no Diário da República, um currículo onde o artista se diz engenheiro? Isto só é possível quando a ambição e a estupidez se combinam em grande quantidade. Alguém que julga chegar ao topo da pirâmide e não quer dizer, alguém que não sabe que se apanha mais depressa um mentiroso do que um coxo.

Para que não apareçam novos chicos espertos resta esperar que o primeiro-ministro mande apurar se foram feitas falsas declarações, comportando-se de forma exemplar, mandando o caso para o MP. Seria uma lição para o imbecil e um aviso à navegação, para não se repitam casos futuros.

«Rui Pedro Lizardo Roque apresentou esta terça-feira a demissão de adjunto do primeiro-ministro, “que foi aceite”, informou uma fonte oficial de São Bento. O assessor, que nunca fez a licenciatura que consta no seu despacho de nomeação, apenas completou quatro cadeiras do curso de Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Segundo apurou o Observador, Rui Roque terá concluído apenas as cadeiras de Programação de Computadores, Física I, Estatística e Métodos Numéricos, e Desenho e Métodos Gráficos. A primeira disciplina foi feita em 1998 e a última data de 2002. Estas cadeiras são do primeiro ciclo do plano de estudos pré-Bolonha do curso de Engenharia Eletrotécnica (uma das cadeiras poderá ter sido feita em Engenharia Física, o curso em que esteve inicialmente matriculado um ano).

Estes dados sugerem que Rui Roque apresentou falsas declarações quando foi dado como licenciado a trabalhar no gabinete do primeiro-ministro (numa função que não tem como pressuposto a obrigação de ter qualquer grau académico). Da mesma forma, qualquer documento que tenha apresentado como prova de que tinha a licenciatura só pode ser considerado falso à luz das informações recolhidas pelo Observador. O antigo militante da Juventude Socialista terá mostrado a digitalização de um documento alegadamente passado pela universidade no gabinete do primeiro-ministro — que tinha inclusive uma média das suas notas –, mas não foi possível apurar se esse documento tinha o objetivo de tentar comprovar a licenciatura. Apesar da insistência do Observador, não houve ao longo desta terça-feira qualquer reação de São Bento. Também não foi possível voltar a contactar Rui Roque.» [Observador]

In "O Jumento"

terça-feira, 25 de outubro de 2016

PIDIENDO JUSTICIA A RUSIA

-


PIDIENDO JUSTICIA A RUSIA

Un activista sostiene pancartas con los nombres de los tártaros desaparecidos en Crimea durante una protesta frente a la embajada de Rusia, en Kiev (Ucrania). Los manifestantes piden que se conozca su paradero y que se libere a los encarcelados en prisiones de Crimea. (Roman Pilipey / EFE)-(20minutos.es)

UNA CURIOSA COMPAÑERA

-


UNA CURIOSA COMPAÑERA

El ambientalista australiano Bob Irwin, padre del fallecido presentador de televisión Steve Irwin, posa con Rosie, una pitón, durante el lanzamiento del libro El último cazador de cocodrilos, en Sidney (Australia). (Dan Himbrechts / EFE)-(20minutos.es)


Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Manuel Caldeira Cabral

Só os que desejam um segundo resgate falam do tema, lamenta-se que o ministro da Economia, com tanta coisa para falar, vá logo falar de segundos resgates.

«O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse esta segunda-feira, em Caminha, distrito de Viana do Castelo, serem "totalmente descabidas" especulações que apontam para um segundo resgate a Portugal.

"São totalmente descabidas e não faz sentido nenhum falar sobre elas", afirmou Caldeira Cabral aos jornalistas quando questionado por jornalistas da Galiza sobre essa possibilidade noticiada esta segunda-feira pelo jornal La Voz de Galicia.

Na sexta-feira passada a agência de notação financeira DBRS manteve o 'rating' atribuído a Portugal em 'BBB' (baixo), o primeiro nível de investimento e já fora do 'lixo', e confirmou a perspetiva estável.» [DN]

In "O Jumento"



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

BUSCANDO HIGOS EN LAS ALTURAS

-


BUSCANDO HIGOS EN LAS ALTURAS

Imagen facilitada por Wildlife Photographer of the Year del fotógrafo estadounidense Tim Laman, ganador del Premio de Fotografía Vida Silvestre 2016, que muestra un orangután encaramado a un árbol de 30 metros en busca de higos, en la selva de Gunung Palung en Borneo (Indonesia). (Tim Laman / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   Marques Guedes, deputado do PSD

O deputado Marques Guedes é um rapazola novo nestas coisas, nunca reparou que havia advogados no parlamento ou nos governos, está convencido de que todos os membros do governo são umas virgens profissionais, nunca trabalharam para ninguém, não têm familiares com interesses económicos. Certamente nunca soube que Passos Coelho trabalhou para as empresas de Ângelo Correia, não sabe que a Maria Luís trabalha para a Arrow.

Se o deputado Marques Guedes, que até já foi ministro da presidência, não sabe qe há membros dos governos impedidos de tomar decisões sobre assuntos que envolvem interesses em que estiveram envolvidos, é por que nos seus governos esse princípio ético nunca foi respeitado. passos decidia sobre dossiers do interesse de Ângelo Correia, Moedas decidia em questões de interesse para a Goldman e por aí adiante.

Marques Guedes é um rapazola ingénuo e não percebeu o alcance das palavras do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e deverá estar convencido que António Costa trabalhou para o BES como o Durão Barroso ou para alguma empresa de Ângelo Correia como Passos Coelho.

Em vez de andar a fazer estas figuras tristes o deputado Marques Guedes deveria dedicar-se a coisas mais sérias, poderia, por exemplo, ocupar o seu tempo a encontrar uma solução para a liderança do PSD pois já é tempo de o país ter uma oposição séria, credível e competente, o que por este tipo de declarações é óbvio que não existe.


«O PSD exige uma "clarificação" do Governo sobre as declarações do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, numa entrevista ao DN/JN/TSF, em que o governante afirmou que "todos os membros do governo carregam consigo uma lista grande de entidades em relação às quais não devem tomar decisões".

Para o PSD, o Governo deve esclarecer "de quem fala" o secretário de Estado. "Está a falar do primeiro-ministro?", questionou o deputado, exigindo saber se António Costa está inibido de tomar decisões sobre alguma matéria. Se assim fosse, acusou, "seria um governo quase em part-time".» [DN]

In "O Jumento"


terça-feira, 18 de outubro de 2016

"O descaramento do PSD e de Maria Luís Albuquerque não tem limites"

-

A resposta às considerações da antiga ministra das Finanças sobre o Orçamento do Estado para 2017 foram proferidas, esta terça-feira, pelo deputado João Galamba.

"O PSD, pela voz de Maria Luís Albuquerque, antiga ministra das Finanças, (…) acusa este Governo de aumentar a carga fiscal e a injustiça social, quando o mesmo PSD prometeu uma carga fiscal maior em 2016 e 2017, que ia manter a sobretaxa até 2020, os cortes nos salários, no complemento solidário para idosos, todas as pensões congeladas, até 2019”, começou por criticar o deputado socialista.

Neste sentido, acrescentou em declarações aos jornalistas no Parlamento, “o descaramento do PSD e de Maria Luís Albuquerque não tem limites”. Até porque, reforçou João Galamba, no Orçamento do Estado para 2017 prevê-se que “os impostos que baixaram em 2016 voltem a baixar em 2017”, rejeitando perentoriamente “um aumento de impostos”, pelo contrário, “há uma redução [da carga fiscal] pelo segundo ano consecutivo”.
“O único imposto temporário que se torna permanente”, vincou o socialista, é a contribuição extraordinária sobre o setor energético, ou seja, sobre a REN, EDP e GALP, com a qual o governo PSD/CDS queria acabar”, ripostou.
Mas, prosseguiu, “o PSD tem razão, o PS não tem essa prioridade e prefere baixar impostos a quem vive do seu trabalho”.
Sobre a “alegada injustiça social”, João Galamba destacou que o Governo de Costa “aumentou as pensões em 180 milhões de euros", ou seja, referiu, "num ano aumentámos o mesmo valor que PSD/CDS aumentaram em quatro anos”.(Notícias ao Minuto)

AMPUTACIÓN DE MANOS POR ROBO

-


AMPUTACIÓN DE MANOS POR ROBO

Un médico presta los primeros auxilios a seis hombres y una mujer a los que les fueron amputadas las manos por un grupo de desconocidos, en Tlaquepaque (México). Las víctimas, presuntos ladrones, también fueron marcadas en la frente por sus agresores con la leyenda "soy ratero". (STR / EFE)-(20minutos.es)


FRÁNCFORT SE LLENA DE LIBROS

-


FRÁNCFORT SE LLENA DE LIBROS

Una librera coloca ejemplares en una de las casetas de la Feria del Libro de Fráncfort (Alemania). (Frank Rumpenhorst / EFE)-(20minutos.es)


Nos outros blogs

-
 Jumento do Dia

   
Passos Coelho

Apesar de um défice substancialmente inferior ao previsto para 2015 o OE para 2017 põe fim aos cortes salariais e das pensões e da sobretaxa do IRS. É verdade que os recursos para o investimento são escassos mas isso também sucedia em 2015. Não se entende portanto a acusação de embuste, até porque o maior embuste orçamental dos últimos anos, para além das mentiras eleitorais e eleitoralistas de Passos Coelho foi o embuste do reembolso da sobretaxa com que pretendia manter-se no puder.

«Em declarações aos jornalistas sobre a proposta de OE para 2017 numa conferência sobre "Descentralização - O Caminho do Desenvolvimento" dos Autarcas Social Democratas, no Porto, Passos Coelho frisou que a sobretaxa do IRS foi criada como uma medida extraordinária e "sem contrapartidas de subidas de outros impostos", algo que diz estar a acontecer agora.

"Então o que estamos é a transformar em impostos permanentes aquilo que tinha sido apresentado como uma solução de emergência, num quadro muito especial e foi isso que se chamou austeridade. Se agora estamos a transferir a austeridade dos impostos diretos (...) [para] impostos permanentes que são lançados sobre as pessoas e as mais variadas atividades económicas (...), então estamos a institucionalizar e a tornar permanente essa austeridade que era de emergência e isso evidentemente é um embuste, um engano", afirmou Passos Coelho.» [DN]

In "O Jumento"

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

CAÑÓN DE ELECTRONES

-


CAÑÓN DE ELECTRONES

El director ejecutivo del instituto de investigación tecnológica de Beidou, Ming Dexiang, ofrece una rueda de prensa sobre el ADS 2300C, un vehículo aéreo no tripulado con un cañón de electrones, en Changsha (China). El instituto ha desarrollado este dispositivo como defensa contra vuelos no tripulados no autorizados y ataques de drones. (Rolex Dela Pena / EFE)-(20minutos.es)


CON PROBLEMAS PARA RESPIRAR

-


CON PROBLEMAS PARA RESPIRAR

Imagen de un inmigrante marroquí, menor de edad, que fue rescatado con problemas para respirar cuando se ocultaba en el motor de un autobús que se disponía a entrar en la ciudad de Ceuta. (Guardia Civil / EFE)-(20minutos.es)

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

BROTE DE CÓLERA

-


BROTE DE CÓLERA 

Una niña yemení afectada por el cólera recibe tratamiento médico en un hospital de Saná. Yemen ha anunciado de forma oficial la aparición de 11 casos de cólera y la sospecha de otros 17. (Yahya Arhab / EFE)-(20minutos.es)


VESTIDO PARA EL PERDÓN

-


VESTIDO PARA EL PERDÓN

Un judío ultraortodoxo camina hacia la Puerta de Damasco que conduce a Jerusalén (Israel), durante la celebración del Yom Kipur (Día del Perdón), la festividad más sagrada del calendario hebreo en la que los creyentes piden perdón a dios por sus ofensas y que les inscriba en el libro de la vida. (Atef Safadi / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 Jumento do dia
    
Teodora Cardoso

Afinal a desgraça não foi assim tão grande e Teodora Cardoso que durante meses foi uma endiabrada opositora deste governo vem admitir que Portugal não cumprirá a meta dos 2,5% de défice por pouco, digamos que por um danoninho. Se fizermos a projecção das previsões de Teodora Cardoso teremos de concluir que daqui a dois meses ainda vai concluir que o défice respeita.

Mas, o mais lamentável na posição do seu Conselho Superior de Finanças Públicas está em ignorar o mais importante dos fatores que contribuíram negativamente para as contas de 2016, algo que ignorou todos estes meses, a receita fiscal negativa que resultou dos reembolsos do IVa e dos abusos na retenção na fonte de IRS.

«O Conselho das Finanças Públicas mantém a previsão de que o Governo vai falhar a meta do défice acordada com Bruxelas (2,5%), mas por pouco. No relatório publicado esta terça-feira, a entidade liderada por Teodora Cardoso mantém “em termos prospetivos para o conjunto do ano a projeção que publicou em setembro.” Ou seja: 2,6% do PIB de saldo global e 2,8% quando descontadas as medidas extraordinárias.

A CFP destaca que mantém igualmente os “riscos assinalados” em setembro, “em boa parte decorrentes das especificidades do exercício orçamental de 2016”. Para o segundo semestre, em particular nos últimos três meses, a perspetiva não é otimista nem do lado da despesa (devido ao impacto das 35 horas nos encargos salariais da função pública), nem do lado da receita (com o abrandamento do crescimento da receita fiscal, devido à descida do IVA na restauração e à conjuntura internacional). Como consta no relatório os riscos são:

O aumento das despesas com pessoal (em função da reversão faseada das reduções remuneratórias dos trabalhadores públicos e da diminuição do horário semanal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas de 40 para 35 horas a partir de 1 de julho), o impacto negativo na receita do IVA decorrente da diminuição da taxa deste imposto para o sector da restauração a partir de julho, conjugados com o abrandamento do crescimento da receita fiscal e uma evolução da economia nacional e internacional abaixo do previsto no cenário macroeconómico subjacente ao OE/2016 tornam o exercício de execução orçamental na segunda metade do ano (e em particular nos últimos três meses) particularmente exigente.”» [Observador]

In "O Jumento"


terça-feira, 11 de outubro de 2016

ESTATUA VIVIENTE

-


ESTATUA VIVIENTE 

Un devoto sentado con lamparillas de aceite apoyadas en su cuerpo a modo de ofrenda, durante las celebraciones por el festival Dashain en el templo Baramahini, en Bhaktapur (Nepal). (Narendra Shrestha / EFE)-(20minutos.es)

FLAGELACIÓN INFANTIL

-


FLAGELACIÓN INFANTIL

Un niño chií paquistaní se prepara para flagelarse en la víspera de conmemoración de la Ashura, en Peshawar (Pakistán). (Bilawal Arbab / EFE)-(20minutos.es)

sábado, 8 de outubro de 2016

É "bizarro" ver PSD e CDS a "acusar Governo de saques fiscais"

-

João Galamba está confiante que o Governo não vai aumentar impostos no próximo ano e crítica os partidos da anterior governação de acusar o Executivo de Costa de 'saquear' os portugueses.

O deputado socialista João Galamba utilizou a sua página de Facebook para comentar a 'ironia' dos partidos da oposição quando de impostos se fala.Para João Galamba, "é um pouco bizarro ver dois partidos [PSD e CDS] que fizeram sucessivos e brutais aumentos de impostos, já com o PAEF [Programa de Assistência Económica e Financeira] concluído" a acusar de saques fiscais o PS, "um governo que baixou a carga fiscal em 2016".

Recorde-se que o primeiro-ministro António Costa deu a entender na semana passada que o Governo iria aumentar alguns impostos indiretos no próximo ano, nomeadamente em bebidas alcoólicas, como o vinho e refeições consideradas nefastas para a saúde (bolos e comidas fast-food), como forma de aumentar a receita do Estado.

O Governo entregará o Orçamento do Estado no Parlamento na próxima sexta-feira (dia 14) e só aí serão conhecidas com mais detalhe as medidas previstas para o próximo ano.(Notícias ao Minuto)

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ENTIERRO ENTRE DESTRUCCIÓN

-


ENTIERRO ENTRE DESTRUCCIÓN

Varios hombres cargan un ataúd e intentan cruzar el río La Digue, debido al derrumbe del único puente que conecta con el sur, tras el paso del huracán Matthew por Haití. (EFE)-(20minutos.es)

JUAN MANUEL SANTOS, NOBEL DE LA PAZ

-


JUAN MANUEL SANTOS, NOBEL DE LA PAZ

Fotografía de archivo del presidente de Colombia, Juan Manuel Santos, que ha sido galardonado con el premio Nobel de la Paz 2016 por sus esfuerzos por llevar la paz a su país tras 50 años de guerra civil. (Luis Eduardo Noriega / EFE)-(20minutos.es)


LAS CARAS DE LOS RESCATADORES

-


LAS CARAS DE LOS RESCATADORES

Voluntarios sirios posando para un selfie durante un descanso en las labores de rescate de las víctimas de un ataque en un lugar sin especificar en Siria. (Syria Civil Defence / EFE)-(20minutos.es)

Lista mensal de Aposentados e Reformados da CGA - mês de Novembro/2016

-
» Lista mensal de Aposentados e Reformados:


novembro 2016 (PDF: 241,9 KB)


Aviso n.º 12246/2016, Diário da República n.º 193/2016, 2.ª Série, de 2016-10-07.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ACROBACIO CON FORMA ANIMAL

-


ACROBACIO CON FORMA ANIMAL

Acróbatas participan en una rueda de prensa en la ciudad mexicana de Guanajuato para la presentación del espectáculo Carnaval de los animales, que la compañía australiana Circa exhibirá en el marco del Festival Internacional Cervantino (Ulises Ruiz Basurto / EFE)-(20minutos.es)

RETRATO FLORAL DE OBAMA

-


RETRATO FLORAL DE OBAMA

Doscientas mil flores de salvia de color rojo, blanco y azul forman un gigantesco retrato del presidente de EE UU, Barack Obama, en un jardín botánico de Hiroshima, que sirve para conmemorar la histórica visita del mandatario a la ciudad el pasado mes de mayo. (Masaaki Inazumi / EFE)-(20minutos.es)

Aos 67 anos, António Guterres chega ao topo da carreira internacional

-
A história daquele que Marcelo Rebelo de Sousa considera “o mais brilhante da sua geração”.

Um português vai chegar ao cargo mais alto e distinto na arena diplomática. A secretaria-geral da Organização das Nações Unidas não é um cargo de poder executivo, mas é reconhecida como a posição de maior influência nas relações internacionais.
Como é que um ex-primeiro- -ministro socialista, de um país de pouco relevo externo, conseguiu vencer a vontade de Ban Ki-moon, Angela Merkel e as preferências regionais e de género dos membros permanentes do Conselho de Segurança? Especialistas garantem que o perfil de António Guterres foi o maior responsável para que a sua campanha de candidatura à ONU fosse consagrada com sucesso, reunindo consenso político em Portugal e na Assembleia-Geral da maior organização internacional do planeta. Este é um breve resumo de uma história que, a partir de hoje, ainda tem muito por escrever.
Nascido na freguesia de Santos-o-Velho, em Lisboa, no ano de 1949, é filho de um funcionário da Companhia de Gás e Eletricidade da capital. A infância é passada entre o Tejo e a Beira Baixa, terra da mãe.
O catolicismo acérrimo vem desde aí.
No Liceu Camões foi colega de turma de Luís Miguel Cintra e destacou-se terminando o ensino secundário com média de excelência. As maiores vocações iam para as disciplinas de Física e Matemática. O ingresso universitário no Instituto Superior Técnico parecia inevitável. António seria engenheiro; ou, pelo menos, assim acreditava.
A fé manteve-se e participa em eventos da Juventude Universitária Católica, ficando distante do meio académico mais revolucionário dos anos 60, mas próximo de iniciativas sociais ligadas à Igreja. A consciência política progressista terá despertado aí.
Em 1971 termina o curso de Engenharia Eletrotécnica, novamente com média de excelência, e participa em tertúlias com a sociedade civil cristã. É neste início da década de Abril que conhece Marcelo Rebelo de Sousa – ainda hoje seu amigo – e o padre Vítor Melícias, um dos seus maiores confidentes. É o sacerdote que o casa com Luísa Melo em 1972.
Em 74 entra no Partido Socialista e tem papel preponderante no desenvolvimento do PS/Lisboa, com Manuel Alegre. Já depois da revolução dos cravos, sobe a chefe de gabinete de Salgado Zenha, na altura ministro das Finanças. Integra a dissidência de Zenha, Jorge Sampaio e Vítor Constâncio quando Mário Soares recusa apoiar a recandidatura do general Eanes em 1980. No entanto, ao longo dos anos 80 resolve-se com Soares e vai subindo na estrutura partidária. Em 88 é líder do grupo parlamentar socialista. O seu conservadorismo costumeiro vencera o tabu interno.
Surge em 1992 como líder do PS para destronar a hegemonia de Cavaco Silva ao leme de Portugal. Três anos depois, consegue-o e governa com inovação na educação, abertura política e papel fundamental na resolução da crise de Timor-Leste.
Com um desaire autárquico em 2001, demite-se e o PSD volta a governar. Quatro anos depois é convidado para o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, onde esteve uma década, dirigindo mais de 7 mil pessoas em 126 países distintos.(ionline)

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

LLANTO EN KABUL

-


LLANTO EN KABUL

Un joven afgano llora tras la explosión de una mina en al paso de un vehículo del Ministerio de Defensa, en Kabul (Afganistán). Al menos una persona ha muerto y otras tres resultaron heridas en el ataque (Jawad Jalali / EFE)-(20minutos.es)


POSANDO COMO UNA ESTRELLA

-


POSANDO COMO UNA ESTRELLA

Imagen del robot 'Kirobo Mini' durante su presentación a la prensa, en Tokio (Japón). Kirobo, fabricado por Toyota y con un precio de 350 euros, es capaz de tener conversaciones, recordar eventos pasados ​​y reaccionar a las emociones de su propietario. (Franck Robichon / EFE)-(20minutos.es)


domingo, 2 de outubro de 2016

Nos outros blogs

-
 Jumento do dia
    
Cavaco Silva, contribuinte incumpridor

É óbvio que Cavaco nada sabia da sua situação, assim como nada percebia de negócios de acções, assim como não é especialista em negócios imobiliários. Mas a verdade é que há uma sucessão de situações das quais Cavaco sai sempre a ganhar em situações em que o comum dos cidadãos ou não ganha ou sai a perder.

Numa situação destas o cidadão é acusado de incumpridor e de estar envolvido numa tentativa grosseira de evasão fiscal, mas como para ser melhor cidadão é necessário nascer uma dúzia de vezes, Cavaco enganou-se e o fisco devia pedir-lhe desculpa por esta inconfidência.

Se todos os portugueses se comportassem perante o fisco como fez Cavaco Silva o melhor era entregar Portugal a Castela.

«Em 2009 a Autoridade Tributária considerava que a casa de Cavaco Silva, Gaivota Azul, na praia da Coelha, concelho de Albufeira, tinha um valor patrimonial de 199.469 euros. Em 2015, os mesmos serviços fiscais reavaliaram a mesma casa e chegaram a um valor muito diferente: 392.220 euros.

Uma consequência dessa reavaliação foi um enorme aumento do imposto a pagar por Aníbal Cavaco Silva. O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) devido este ano pelo proprietário da moradia da Coelha quase que duplica os valores habitualmente pagos desde 2000. O ex-Presidente da República deverá já ter desembolsado 1372 euros, quando em 2010, por exemplo, se ficou pelos 797. Mas se a Câmara de Albufeira não tivesse reduzido no ano passado a taxa do IMI de 0,5 para 0,35%, este ano teria de pagar 1961 euros – mais 146% do que pagou em 2010.

O enorme agravamento fiscal sofrido pelo antigo presidente do PSD não foi, porém, o resultado do “brutal aumento de impostos” que atingiu a maioria dos portugueses em 2012. Neste caso, o contribuinte deixou apenas de beneficiar do facto de, em 2000, ter fornecido às Finanças dados errados quanto à casa, a sua área e características, que fizeram cair para perto de metade os impostos por ele devidos.

Isto porque, com base nos elementos fornecidos ao fisco em 2000, ano em que o imóvel foi inscrito na matriz, o seu valor patrimonial tributável – sobre o qual incide a taxa do IMI estabelecida pelos municípios entre um mínimo de 0,3 e um máximo de 0,5% – foi fixado pelas Finanças muito abaixo do que devia ter sido se os dados fornecidos fossem os reais.

De acordo com a caderneta predial obtida pelo PÚBLICO em 2012 e emitida nesse ano, a moradia, denominada Gaivota Azul, tinha um valor patrimonial de 199.469 euros pelo menos desde 1999. Para chegar a esse valor, as Finanças serviram-se de uma declaração (antigo Modelo 129) entregue pelo contribuinte, conforme determinava a lei então em vigor. Essa declaração descreve uma propriedade composta por uma moradia com uma área coberta de 252 m2 e uma área descoberta de 1634 m2. Só que essa moradia, como o PÚBLICO revelou no início de 2011, nunca existiu. A Câmara de Albufeira aprovou o seu projecto com uma área bruta de construção de 318 m2, em dois pisos, e emitiu a respectiva licença de construção em 1994, quatro anos antes de Cavaco adquirir a propriedade. Essa casa, todavia, nunca foi construída. Mas foi sobre essa ficção que o contribuinte Aníbal Cavaco Silva pagou a Contribuição Predial entre 2000 e 2003 e o IMI, imposto que a substituiu, desde então, até 2015.» [Público]

In "O Jumento"