quarta-feira, 30 de março de 2016

EL PASEO MÁS ESPERADO

-


EL PASEO MÁS ESPERADO 

Los líderes del PSOE, Pedro Sánchez, y de Podemos, Pablo Iglesias, a su llegada al Congreso, donde se reúnen hoy para explorar si es posible que sus partidos vuelvan a negociar la formación de gobierno, sin que los socialistas renuncien a su pacto con Ciudadanos, con el fin de evitar la repetición de elecciones. (Juan Carlos Hidalgo / EFE)-(20minutos.es)


BRINDIS REVOLUCIONARIO

-


BRINDIS REVOLUCIONARIO

Imagen facilitada por la editorial Malpaso del libro Cuaderno de Cuba, la obra del ilustrador francés Lapin en la que recorremos la isla a través de sus dibujos. En en el dibujo se puede observar un homenaje a La última cena de Leonardo Da Vinci en forma de caricatura de los líderes cubanos, con Fidel Castro brindando en el centro. (Lapin / EFE)-(20minutos.es)



Ver más en: http://www.20minutos.es/fotos/actualidad/las-mejores-fotos-del-dia-11011/#xtor=AD-15&xts=467263

Nos outros blogs

-
 Jumento do dia
    
José Matos Correia

É preciso ter uma imaginação muito fértil para ver a comunicação de Marcelo povoada de dúvidas e de recados ao governo e Marcelo parece ter essa qualidade. Deve ter sido muito difícil digerir a comunicação do Presidente da República ao ponto de terem de a elogiar. Até parece que ainda estamos no consulado cavaquista, quando cada discurso obrigava a complexas interpretações.

Mas o mais curioso é o "vá lá, vá lá", sinal de que o pessoal de Passos Coelho está com muito medo de Marcelo, daquele que Passos designou de forma jocosa como cata-vento.

«Vá lá, vá lá!” Foi esta a expressão que correu nos bastidores da direção do PSD depois de terem ouvido Marcelo Rebelo de Sousa falar do Orçamento de Estado de António Costa. A comunicação do Presidente da República ao país não chegou onde o partido sonhava - Marcelo manteve o benefício da dúvida ao Executivo socialista - mas reconfortou os “laranjinhas” ao deixar uma série de dúvidas sobre os resultados do modelo socialista que o PR diz só ter a prova dos nove lá mais para 2017.

“Sem se comprometer, o Presidente defendeu-se. E ao defender-se reforçou a sua independência política face ao Governo”, ouviu o Expresso. A reação oficial do partido, pela voz de José Matos Correia, ainda que seca, traduziu isso mesmo. Considerando que a promulgação do OE era absolutamente “expectável”, o vice-presidente de Passos Coelho preferiu salientar os dois pontos da comunicação presidencial que mais colam com o discurso do PSD. A saber: a “exigência” de boa execução orçamental e de “rigor”; e a defesa da estabilidade política.» [Expresso]

In "O Jumento"

terça-feira, 29 de março de 2016

AVIÓN SECUESTRADO

-


AVIÓN SECUESTRADO

Un avión de EgyptAir que realizaba el trayecto entre Alejandría y El Cairo ha sido secuestrado, según ha confirmado la aerolínea. La aeronave, que transportaba a 81 personas, ha sido obligada a aterrizar en el aeropuerto internacional de Larnaca, en Chipre. El presidente chipriota, Nicos Anastasiades, ha asegurado que el secuestrador no es un terrorista, según apunta Euronews. (Katia Christodoulou / EFE)-(20minutos.es)

Angola: fraca com os fortes, forte com os fracos

-
O regime angolano condenou 17 ativistas a penas entre os dois e os oito anos de prisão, pelo crime de estarem a ler um livro. Esta decisão política do poder judicial é, antes de mais, a expressão da fratura social provocada pelo regime. Mas revela também o desespero do fim de um ciclo de quase quatro décadas: é que o regime, ao condenar estes ativistas, não faz mais do que revelar o seu próprio medo do fim.
Em Angola, como escreveu Ondjaki, existe um país em que gente superior "que está a mandar mais do que Deus". É o país de José Eduardo dos Santos, da sua família, dos seus ministros e generais. Sob a retórica da nova economia liberalizada, esconde-se a velha corrupção de uma oligarquia milionária que se alimenta do petróleo e diamantes. As cumplicidades que têm em Portugal podem ser ouvidas no silêncio de quem elogia a influência do capital angolano na economia portuguesa mas se cala perante as sucessivas violações dos direitos humanos.
O país dos 17 ativistas condenados é outro. É a Angola real, que tem a maior taxa de mortalidade infantil do Mundo e onde uma parte significativa da população vive com menos de um dólar por dia. Ao contrário do que o poder insiste em repetir, o que estes ativistas fizeram não é um atentado contra o Estado angolano; é uma homenagem à sua persistente história de luta.
Não nos esqueçamos destes nomes: Luaty Beirão, Domingos da Cruz Maninho, Nuno Alvaro Dala, Sedrick de Carvalho, Manuel Nito Alves, Inocência de Brito, Laurinda Manuel Gouveia, Fernando António Tomás, Mbanza Hamza, Osvaldo Sérgio Correia Caholo, Arante Kivuvu, Albano Evaristo Bingo, Nelson Dibango Santos, Itler Samassuku e José Gomes Hata. Perante a violência de quem usa a repressão, repetir o nome destes ativistas é, por si só, um ato de liberdade.(Mariana Mortágua - Jornal de Notícias)


BES e Banif são resultado "da incompetência do Governo e supervisão"

-

Francisco Louçã enumera os três fatores que criaram a "tempestade perfeita" no setor bancário português.

É já amanhã que os dirigentes financeiros do Banif vão ser ouvidos na comissão de inquérito parlamentar. O objetivo é descobrir o que se passou no banco para justificar a queda de mais uma entidade portuguesa tão pouco tempo depois do que aconteceu com o BES.

Na ótica de Francisco Louçã, exposta no tempo de antena da TVI, o atual estado da Banca é fruto de “uma tempestade perfeita” composta por três fatores: “a incompetência da supervisão”, “as imparidades” e a “pressão política do Banco Central Europeu (BCE)”.
Sobre o primeiro aspeto, o antigo líder do Bloco diz que “a irresponsabilidade atingiu os limites da indecência”, referindo-se tanto ao Governo como ao Banco de Portugal, lembrando que “durante um ano, Portugal teve informações sobre as dificuldades no império Espírito Santo e devia ter atuado a tempo”. Se evita intervir no Banif porque há uma campanha eleitoral em curso, significa que está a desprezar as suas funções de supervisão”, acrescenta.
Quanto ao segundo ponto, o economista diz não perceber como Portugal chegou ao ponto de ter “40 mil milhões de imparidades”, ou seja, ativos cujo valor não era verdadeiro. “São jogos contabilísticos, são facilidades e a conexão que a Banca portuguesa teve com o triângulo da construção civil e do imobiliário”, explicou.
Por fim, as responsabilidades que competem ao Banco Central Europeu, que Louçã diz ter agido “sem proteger a Banca portuguesa e com muitos jogos de estratégia de poder”.
“O BCE, percebendo que há dificuldades de financiamento de capital no Santander, decidiu injetar o Banif no Santander para resolver esse problema”, apontou, terminando o comentário com uma pergunta tanto retórica como irónica: [O Santander] comprou o Banif a 19 de dezembro e no dia 31 registou um lucro de 190%, tudo em 11 dias. Não está mau, pois não?”.(Notícias ao Minuto)

segunda-feira, 28 de março de 2016

ATENTADO SUICIDA EN UN PARQUE DE PAKISTÁN

-


ATENTADO SUICIDA EN UN PARQUE DE PAKISTÁN

Varias personas lloran durante el funeral en honor a una víctima del ataque suicida del parque Gulshan Iqbal, en Lahore (Pakistán). El número de muertos en el atentado suicida perpetrado ayer en un parque público de la ciudad paquistaní de Lahore aumentó hoy a 72, entre ellos 17 niños, mientras que la cifra de heridos asciende a 359, 20 de ellos en situación crítica. Las fuerzas de seguridad del país han detenido a 50 personas sospechosas de estar implicadas en el atentado, informó el Gobierno del Punjab. (Rahat Dar / EFE)-(20minutos.es)

PROCESIÓN DEL JESUCRISTO RESUCITADO

-


PROCESIÓN DEL JESUCRISTO RESUCITADO 

Penitentes a la salida de la catedral de la procesión de la Hermandad de Jesucristo Resucitado, Señor de la Vida, y María Santísima del Triunfo, en Almería. (Carlos Barba / EFE)-(20minutos.es)

Condenação de activistas reforça ideia de que Angola “vive uma ditadura”

-
Quem pensa, quem fala e quem age diferente é castigado, acusa Elias Isaac da Open Society. Advogados contestam acusação de “malfeitoria” de última hora. Penalista diz que decisão é inconstitucional. Escritor José Eduardo Agualusa prevê reforço da contestação ao regime.

A condenação de 17 activistas angolanos por crimes de “actos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores”, esta segunda-feira, não causou especial surpresa, mas está a ser vista como sinal de que Angola “vive uma ditadura”.Analistas de várias áreas acusam o sistema judicial de não ser independente, de estar ao serviço do partido no poder, o MPLA, e de controlar a liberdade de expressão, operando cada vez mais como uma ditadura e menos como umademocracia.

Os 17 foram condenados a penas de prisão efectiva que variam entre os dois e os oito anos e já estão na cadeia de Viana, incluindo as duas activistas, Rosa Conde e Laurinda Gouveia, que passaram o julgamento em liberdade, disse ao PÚBLICO um dos advogados, Zola Ferreira. Domingos da Cruz, autor do livro Ferramentas para Destruir o Ditador e Evitar Nova Ditadura. Filosofia Política da Libertação para Angola, que estava a ser discutido quando eles foram presos a 20 de Junho, e considerado o líder do grupo, foi condenado à pena mais alta: oito anos e seis meses de prisão. O rapper luso-angolano Luaty Beirão foi condenado a cinco anos e seis meses.

Nuno Dala, Sedrick de Carvalho, Nito Alves, Inocêncio de Brito, Laurinda Gouveia, Fernando António Tomás “Nicola”, Afonso Matias “Mbanza Hamza”, Osvaldo Caholo, Arante Kivuvu, Albano Evaristo Bingo-Bingo, Nelson Dibango, Hitler Samussuku e José Gomes Hata foram condenados a quatro anos e seis meses de prisão. Rosa Conde e Jeremias Benedito foram condenados a dois anos e três meses de prisão.  

No decurso do julgamento, que se arrasta desde 16 de Novembro, sempre rodeado de fortes medidas de segurança, e adiado várias vezes, o Ministério Público angolano deixou cair a acusação de actos preparatórios para um atentado contra o Presidente. A 21 de Março, a representante do Ministério Público, Isabel Fançony Nicolau, alegou que não ficou provado que os 15+2 pretendiam atentar contra a vida de José Eduardo dos Santos e aos demais órgãos de soberania e também absolveu o arguido Manuel Chivonde Baptista Nito Alves do crime de falsificação de identidade.(Público)

Notas do Papa Açordas: Eis a DITADURA angolana no seu melhor...


sexta-feira, 25 de março de 2016

LIBERACIÓN DE PALMIRA

-


LIBERACIÓN DE PALMIRA


Soldados del Ejército sirio posan durante su avanzada hacia la ciudad de Palmira, en la provincia siria de Homs, después de su "liberación" en el marco de los enfrentamientos con el grupo yihadista Estado Islámico (EI). (EFE/SANA)-(20minutos.es)


Cessação do mandato do governador do BdP é "uma obrigação"

-

A polémica em torno das decisões tomadas por Carlos Costa no âmbito da regulação da banca nacional continua a dar que falar.

Desta vez é Ascenso Simões quem defende que o governador do Banco de Portugal deve apresentar a sua demissão do cargo que ocupa desde junho de 2010.

Num texto publicado no jornal digital Ação Socialista, o deputado do PS aponta que “o problema da supervisão financeira carece de uma atenção urgente” e nesta senda defende que “importa segregar atividades que decorrem da nossa presença no sistema europeu; interessa, depois, consagrar uma outra malha de competências e procedimentos a seguir pelo Banco de Portugal e pela Comissão de Mercados; por último, é relevante a clareza nos procedimentos correntes de supervisão e de transparência das operações”.

“O caso BPN deixou claro o estado em que estava o Banco de Portugal no momento em que foi obrigatório intervir perante o assalto que gestores e acionistas fizeram a este ‘banco laranja’”, continuou.
Perante isto, Ascenso Simões diz que os “amplos poderes” do Banco de Portugal “não vão ao ponto de se transformar numa entidade ‘autista’ perante o clamor de uma saída”.
“É, por isso, que urge uma leitura e uma obrigação por parte do seu mais alto responsável – a cessação do mandato. Está claro que esta decisão, tomada no silêncio e no isolamento que só as grandes personalidades assumem, nunca é fácil. Mas, a não ser tomada no mais curto espaço de tempo, desgraduará e memorizará quem assume o medo de a tomar”, conclui. (Notícias ao Minuto)

quinta-feira, 24 de março de 2016

CRUCIFIXIONES EN SAN PEDRO CUTUD

-


CRUCIFIXIONES EN SAN PEDRO CUTUD

El penitente Ruben Enaje muestra los cuatro clavos que serán utilizados para crucificarle otra vez, como cada año en Semana Santa desde hace 30, en San Pedro Cutud en San Fernando al norte de Manila (Filipinas). (EFE/Francis R. Malasig)-(20minutos.es)

Os javardos

-
O meu avô João Florindo não era homem para abusar dos impropérios. E ainda menos de obscenidades. Os dedos de uma mão sobrariam para contar as vezes que o ouvi soltar aquela expressão em que se usa a mãe para insultar o filho (e sempre com a mula como alvo). Mas como qualquer pessoa, também ao meu avô às vezes subia o sangue à cabeça. E era nessas raras situações que recorria à palavra que, quanto a ele, correspondia ao supremo insulto que se podia lançar a outro ser humano: javardo. Sendo que era preciso distinguir entre o uso da palavra enquanto substantivo (quando era usada para se referir ao javali, bicho que detestava, como qualquer agricultor que preze o campo de milho que tanto trabalho dava a construir e que o bicho destruía em poucos minutos) e enquanto adjetivo (quando era usada, em sentido figurado, para se referir a outra pessoa que considerava uma ameaça à sua e à nossa estabilidade).
Lembrei-me do meu avô a propósito dos ataques terroristas de Bruxelas e dos indivíduos que os levaram a cabo. Enquanto assistia às primeiras imagens do rasto de morte e sofrimento que espalharam, atirei-lhes várias das tais expressões em que se usam as mães para insultar os filhos. Não serviu de nada. São expressões já demasiado gastas no uso diário (à conta do tipo que acelera numa zona residencial onde brincam crianças, como à conta das trafulhices de um banqueiro, que depois somos chamados a pagar). E foi nessa altura que me lembrei do velho agricultor de Domingos da Vinha e da expressão que usava de forma bastante parcimoniosa: são uns javardos.
Acontece que, no mesmo dia em que, em Bruxelas e por toda a Europa, se rangiam os dentes e se choravam os mortos, do outro lado do Atlântico duas criaturas que aspiram ao lugar de líder do chamado mundo livre entraram numa espiral de afirmações perigosas que não fazem mais do que conduzir à guerra, ao ódio e a mais terror. Donald Trump, o candidato que lidera a corrida à nomeação para presidente dos EUA pelo Partido Republicano, aproveitou para insistir na institucionalização da tortura. Que se lixe a Convenção de Genebra. Ted Cruz, que vai em segundo na corrida, quer patrulhas policiais especiais nos bairros onde haja muçulmanos. Que se lixem os direitos civis. A troco de votos, optam pela demagogia e pela xenofobia. Em perfeita sintonia com a extrema-direita francesa e alemã. No fundo, caíram na armadilha dos terroristas. Radicalizam-se e garantem a perenidade da guerra, do ódio e do terror. É certo que é preciso dar combate aos assassinos. Mas, para que esse combate seja eficaz, é essencial cuidar do campo de onde germinam os valores da liberdade, dos direitos humanos e da democracia. Protegê-lo dos javardos, que não apenas dos terroristas.(Rafael Barbosa - Jornal de Notícias)

quarta-feira, 23 de março de 2016

-


LA TORRE EIFFEL ILUMINADA CON LA BANDERA BELGA

Vista de la torre Eiffel iluminada con los colores de la bandera nacional belga, en París (Francia), en honor a las víctimas de los ataques en Bruselas. (Ian Langsdon / EFE)-(20minutos.es)

MINUTO DE SILENCIO

-


MINUTO DE SILENCIO 

Empleados de la Comisión Europea participan en un minuto de silencio en memoria de las víctimas de los atentados de ayer en Bruselas, en la sede de la CE en Bruselas. (Oliver Hoslet / EFE)-(20minutos.es)-(20minutos.es)


SUPUESTOS TERRORISTAS

-


SUPUESTOS TERRORISTAS

Una cámara de vigilancia del aeropuerto de Zaventem captó la imagen de los supuestos autores de las explosiones ocurridas en ese lugar, informa el diario La Libre Belgique.-(20minutos.es)

Portugal vs. Espanha: somos mais velhos, mais pobres e cada vez menos

-
Os Institutos Nacionais de Estatística de Portugal e de Espanha foram comparar um conjunto de indicadores relativos aos dois países e enquadrá-los no contexto da União Europeia. Portugal sai a perder em muitos deles.
Em 2014 19,9% dos residentes em Portugal tinham mais de 64 anos, um valor que faz da população nacional uma das mais envelhecidas da União Europeia (UE), onde a média foi de 18,5%. Em Espanha, a percentagem era de 18,1%. Este é um dos indicadores incluídos na 12.ª edição de "Península Ibérica em Números / Península Ibérica en Cifras", correspondente a 2015 e divulgada esta quarta-feira, 23 de Março pelos Institutos Nacionais de Estatística de Portugal e de Espanha.

Ao todo são analisados um conjunto de indicadores estatísticos oficiais agrupados por 14 temas e que permitem comparar os dois países vizinhos. Portugal não está em piores condições apenas no que toca à idade da população.

Olhando para o rendimento real bruto disponível das famílias per capita em 2014, verifica-se que por cá atinge os 16.830 euros, abaixo dos 18.340 euros contabilizados em Espanha. Um e outro saem a perder na comparação com a média da UE, de 20.732 euros e ainda mais face à Alemanha, que regista o valor mais alto, de 26.736 euros.

Outro indicador analisado é o do PIB per capita em PPS – Paridades de Poder de Compra Padrão (UE 28 = 100), em que Portugal também perde em relação a Espanha: Portugal 78, Espanha 93. O Luxemburgo, só para se ter uma ideia, registou 263, o valor mais elevado da UE. No fim da tabela a Bulgária, com apenas 45.

E quanto à evolução da população? As projecções actuais indiciam que as variações do número de residentes ocorrerão em sentidos diferentes nos dois países. Dentro de 50 e poucos anos, lá para 2080, o número de habitantes em Portugal terá decrescido para 7,1 milhões (actualmente somos 10,4 milhões), enquanto em Espanha terá aumentado para 47,6 milhões (em 2014 eram 46,4 milhões).

Também há indicadores em que Portugal fica melhor colocado na comparação com Espanha. Acontece na análise à percentagem de população em risco de pobreza, em que – e aqui os dados são de 2013 – o número era até bastante idêntico nos dois países com 27,5% em Portugal; 27,3% em Espanha, mas difere na população jovem. Considerando apenas pessoas entre os 15 e os 29 anos, em Espanha a percentagem dos que estavam em risco de pobreza era de 34%, acima dos 31,1% registados em Portugal.

Em Espanha, como em Portugal, as mulheres têm filhos cada vez com mais idade, 30,5 anos lá, 30 anos cá. No entanto, em Portugal a média de idade da mãe no nascimento do primeiro filho tem registado um aumento muito expressivo nos últimos anos, verificando-se quem em 2005 era de 27,8 anos. Por outro lado, por cá nascem mais crianças fora do casamento (47,6% contra 40,9% no país vizinho).

Numa área completamente diferente, a da reciclagem de resíduos urbanos, Espanha está muito mais à frente que Portugal, e já não é de hoje, muito embora o nosso país tenha vindo a recuperar. Só para se ter uma ideia, em 2013, foram reciclados em Espanha 88 kg de lixo por habitante, enquanto que em Portugal se ficou pelos 57 kg por habitante.  

Ainda ao nível do ambiente e no que toca à proporção de energia renovável no conjunto da energia consumida, Portugal sai a ganhar: em 2013 alcançou os 25,7%, enquanto que Espanha se ficou pelos 15,4% (ambos acima da média de 15% registada na UE 28). Portugal é também mais ambicioso nas metas para o futuro e em 2010 que chegar aos 31%. Espanha espera alcançar os 20%. (Filomena Lança - Jornal de Negócios)

terça-feira, 22 de março de 2016

VAGÓN DE METRO DESTROZADO

-


VAGÓN DE METRO DESTROZADO

Estado en el que ha quedado un vagón de metro, tras la explosión que se ha producido en su interior (presuntamente por un terrorista suicida), durante una parada en la estación de Maelbeek (Bruselas). (@alxdm / TWITTER)-(20minutos.es)


DOS HERIDAS EN LAS EXPLOSIONES

-


DOS HERIDAS EN LAS EXPLOSIONES

Dos heridas en la doble explosión del aeropuerto de Bruselas, Zaventem. (@Tabagari / TWITTER)-(20minutos,es)

DESCANSANDO SOBRE LAS VÍAS

-


DESCANSANDO SOBRE LAS VÍAS 

Un migrante descansa sobre las vías del tren en la frontera griego-macedonia cerca de la localidad helena de Idomeni. La Agencia de Naciones Unidas para los Refugiados (ACNUR) no colaborará con las autoridades europeas en el proceso de identificación de solicitantes de asilo en Grecia, que serán trasladados posteriormente a Turquía. (Armando Babani / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 O erro de Passos
   
«Nas perguntas que Pedro Passos Coelho fez no sábado ao primeiro-ministro há uma palavra a mais, aliás, um nome: José Sócrates. É legítimo que o líder da oposição se preocupe com aquilo que suspeita ser intervencionismo público excessivo em negócios privados. A bandeira portuguesa já serviu para muitos negócios ruinosos. A famosa tese dos campeões nacionais já deu lucros inconcebíveis a empresários que depressa meteram o hino na gaveta para liquidar as suas posições à primeira oportunidade. Tudo isso é verdade, tudo isso faz parte da nossa história contemporânea. Seria por isso absurdo rejeitar as dúvidas que Passos Coelho ontem voltou a reafirmar. A discussão é, além disso, interessante e pode ser frutuosa: quais os limites da intervenção pública, de que forma e com que transparência ou reserva devem ser conduzidas algumas operações, qual o papel de um governo no meio de um sistema financeiro que tantas vezes dita as próprias regras e depois passa a fatura aos contribuintes? O líder da oposição fez bem em mostrar-se preocupado com o assunto, mas a referência a José Sócrates inquina o debate por causa das circunstâncias em que o antigo primeiro-ministro se encontra - suspeito de crimes graves - e reduz à partida as possibilidades de haver uma discussão razoável sobre o que está sobre a mesa. Era desnecessário falar de Sócrates, atira o debate para o campo da demagogia, das claques partidárias e da especulação. Passos Coelho cometeu mais dois erros. Por um lado esqueceu-se de que, apesar do laissez-faire, laissez passer que de facto definiu os seus anos de poder - com consequências boas e más -, também ele a certa altura sentiu a necessidade de dizer a Angola que os investimentos eram bem-vindos, apesar da relutância do Banco de Portugal. Na altura, esses contactos políticos fizeram sentido e ajudaram Portugal, permitindo que a Sonangol evitasse o deslaçar do BCP num período de extrema dificuldade para os empresários portugueses. Ou seja, Passos revela memória curta, o que o enfraquece politicamente. Acresce que, além de ter atacado António Costa, o líder da oposição também pôs em causa o Presidente da República, o que o deixa ainda mais isolado, talvez até dentro do próprio PSD, o que o obrigará a futuros esclarecimentos. Dito isto, a questão central: faz bem António Costa em envolver-se no redesenho do sistema financeiro, em vez de despejar as responsabilidades todas para o Banco de Portugal, como se tornara costume? A resposta, por enquanto, só pode ser afirmativa: fez bem. O governo não deve em caso algum ocupar o lugar dos acionistas privados. Não deve, como aconteceu no passado, demitir ou nomear administrações por controlo remoto, usando para isso os habituais gestores do regime. Mas uma coisa é interferir, outra é deixar claro que o governo pretende uma solução inclusiva, isto é, que envolva capital espanhol, angolano e português - ou de outro país, sem exclusividade. Não se trata de inventar soluções mirabolantes com testas de ferro que depois cobram a triplicar ao Estado, mas apenas de sublinhar que os tempos convidam a alguma prudência nas escolhas. Não se trata de nacionalismo económico, embora ele exista; só uma visão romântica ou desgarrada da realidade pode negar que se trata de uma corrente em alta no mundo inteiro por causa da incerteza geral. Trata-se, sim, de olhar para os problemas como moderação e inteligência. António Costa não assobiou para o lado, é isso que se espera de um líder do governo, apesar dos riscos que isso comporta.» [DN]
   
Autor:

André Macedo.

In "O Jumento"

segunda-feira, 21 de março de 2016

ÁRBOL SINGULAR

-


ÁRBOL SINGULAR

El alcornoque Grueso de Mirabel (Cáceres), con una edad estimada de unos 350 años, ha sido declarado nuevo Árbol Singular en Extremadura. (Consejería de Medio Ambiente de Extremadura / EFE)-(20minutos.es)

PRIMAVERA COLOREADA

-


PRIMAVERA COLOREADA

Decenas de mujeres viudas se embadurnan con polvos de colores durante la celebración del festival Holi (bienvenida a la primavera), en Vrindavan, Uttar Pradesh, India. (Harish Tyagi / EFE)-(20minutos.es)


domingo, 20 de março de 2016

Nos outros blogs

-
 Limpeza no CCB?
   
«O ex-presidente do CCB, António Lamas, considerou hoje que a sua demissão foi "uma limpeza", criticando a forma como o ministro da Cultura o exonerou do cargo e admitindo que João Soares já deve estar arrependido.

"Pode ser que ele até já esteja arrependido da inusitada metodologia que seguiu para me afastar", afirma António Lamas, numa entrevista ao semanário Expresso divulgada hoje, sobre a sua exoneração do cargo de presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), ocorrida a 29 de fevereiro por decisão do ministro da Cultura, que acredita ter sido "uma limpeza".» [DN]
   
Parecer:

Bem, se aquilo que se passou no CCB foi uma limpeza teremos de esperar que aquilo tenha ficado mais limpo. Mas dizer que essa limpeza é inédita revela que o antigo presidente do CCB deverá ter estado muitos anos no estrangeiro ou então será um senhor muito distraído.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

In "O Jumento"

quinta-feira, 17 de março de 2016

CALIGRAFÍA CASI DIVINA

-


CALIGRAFÍA CASI DIVINA 

Un rabino ultraortodoxo escribe en el nuevo rollo de la Torá, en la Ciudad Vieja de Jerusalén (Israel). Una gran cantidad de judíos se reunió para una marcha especial alrededor de este lugar para celebrar la redacción de un nuevo texto de la ley judia. (Abir Sultan / EFE)-(20minutos.es)

Soube a pouco... e a tanto

-
1 Nunca tinha acontecido e isso, só por si, já é digno de nota. Portugal tem, pela primeira vez na sua história democrática, um Orçamento do Estado aprovado pelos partidos mais à Esquerda. PCP e BE eram, até aqui, descritos como partidos de protesto. E eram partidos de protesto porque era o que se esperava deles. Porque o espaço político precisa de alguém que dê expressão ao protesto. No fundo, PCP e BE eram partidos de protesto porque podiam. Mas isso era dantes. PCP e BE perceberam que, na conjuntura política saída das eleições de outubro, não bastaria ser partido de protesto. Não chegaram ao ponto de se transformarem em partidos de Governo (continua a fazer falta quem possa protagonizar o protesto), mas sim ao de fazerem cedências e viabilizarem um Governo. É cedo para dizer se isso lhes trará vantagens eleitorais. Mas é certo que terão, em próximas eleições, mais argumentos para contrariar o apelo ao voto útil. BE e PCP já não são apenas instrumentos políticos para o derrube de governos, são capazes de construir governos, ainda que dele não façam parte. No fundo, aplicaram a velha máxima de que a política é a arte do possível. E aprovaram o Orçamento do Estado. Ainda que lhes tenha sabido a pouco. E no entanto, como na canção de Sérgio Godinho, soube-lhes a tanto.
2 A crítica mais venenosa à posição do PSD relativamente ao Orçamento e à atual conjuntura política não chegou das bancadas da Esquerda. A crítica mais contundente chegou do CDS, quer pelos termos em que foi feita quer porque foi o "partido irmão" que a fez. Basta recordar as palavras do guru centrista António Lobo Xavier, no Congresso do fim de semana passado. Não tem dúvidas, como o PSD não parece ter, de que o Governo de Esquerda levará o país à "degradação económica e das finanças", e classifica essa previsão como uma "profecia trágica". No entanto, o CDS não pretende ficar agarrado a uma profecia e à crença de que ela se autorrealizará. "Nenhum partido pode sublinhar apenas essa profecia. Se é para isso, é um lugar miserável. Se a nossa satisfação é comprovar a profecia isso é um lugar indigno". Lobo Xavier não ficou a falar sozinho. Mas percebeu-se que o CDS ficou sozinho a falar à Direita. O PSD, pela voz do líder da bancada, Luís Montenegro, limitou-se, ontem, a sublinhar a profecia e a anunciar um lugar na primeira fila à espera que ela se autorrealize. António Costa, como José Sócrates em 2009, "dá o que tem e o que não tem para, a seguir, cobrar em dobro o que deu antes", foi repetindo Montenegro em diversas cambiantes discursivas. Profecias e pouco mais. Um "lugar indigno". Segundo o CDS.(Rafael Barbosa- Jornal de Notícias)


quarta-feira, 16 de março de 2016

LOS PIES OLVIDADOS

-


LOS PIES OLVIDADOS 

Un niño permanece en pie en el barro en un campo de refugiados cerca de Idomeni (Grecia) en la frontera con Macedonia. El comisario europeo de Migración, Dimitris Avramópulos, calificó ayer la situación en el campamento de refugiados de Idomeni como "trágica" e "inadmisible" y llamó a todos los Estados miembros de la Unión Europea (UE) a abrir sus fronteras y respetar las decisiones comunes (Nake Batev / EFE)-(20minutos.es)

"PSD votou contra tudo, mesmo contra aquilo com que concordava"

-

O primeiro-ministro fez um pequeno balanço da aprovação do Orçamento do Estado e demonstrou desagrado em relação à posição dos sociais-democratas.

António Costa falou aos jornalistas à saída da Assembleia da República, onde foi esta manhã discutido e aprovado o Orçamento do Estado, e referiu-se ao documento como “responsável” e capaz de virar “a página da austeridade”.

Apesar dos elogios ao Orçamento, e de antecipar a abertura do debate estratégico sobre o programa nacional de reformas para depois da Páscoa, o primeiro-ministro teceu duras críticas ao PSD e à forma como este agiu perante a discussão orçamental.
“Só não houve propostas apresentadas pelo PSD porque o PSD, em vez de querer chegar ao tempo presente, participar nos debates do presente e estar com os olhos fixados no futuro, ficou perdido num passado de que não se consegue libertar, entre um rancor e um azedume, e tendo renunciado a dar qualquer contributo para este debate orçamental”, atirou o chefe do Executivo.
O socialista relembra que esta foi a “primeira vez na história dos debates orçamentais que um partido não só não apresentou qualquer contributo, como adotou por princípio votar contra tudo o que era proposto, mesmo contra aquilo com que concordava”.
“O PSD votou contra 75 artigos que são a reprodução de artigos de 2015”, garante.
O primeiro-ministro reiterou que “a maioria [de Esquerda] na Assembleia da República é aberta à contribuição de todos”, recordando que todos os partidos que apresentaram propostas de alteração ao Orçamento viram algumas aprovadas e dando o exemplo do CDS.
“O CDS tem dado um bom exemplo, já se renovou, esteve no debate parlamentar, criticou o que tinha de criticar, votou contra o que era contra, votou a favor do que era a favor, apresentou propostas, umas foram aprovadas e outras rejeitadas, é assim que é a vida parlamentar”, afirmou. (Notícias ao Minuto)
Notas do Papa Açordas: Este PSD tem uma "dor de corno" do tamanho do mundo!...


terça-feira, 15 de março de 2016

BASURA FLOTANTE

-


BASURA FLOTANTE

Trabajadores municipales retiran basura de un río en Manila (Filipinas). (Francis R. Malasig / EFE)-(20minutos.es)

JUEGO RASANTE

-

JUEGO RASANTE

Nicolas Gaitán (d) del Benfica evita la entrada de Wanderson Cunha (i) del Tondela, durante un partido de la liga portuguesa en el estadio Luz de Lisboa. (José Sena Goulao / EFE)-(20minutos.es)

EXPLOSIÓN DE UN COCHE EN BERLÍN

-


EXPLOSIÓN DE UN COCHE EN BERLÍN

Un coche gravemente dañado por una explosión bloquea la Bismarckstrasse de Berlín (Alemania). El conductor del vehículo murió en el acto tras la deflagración y la policía está revisando si hay más explosivos en su interior. (Paul Zinken / EFE)-(20minutos.es)

Portugal tem a mais baixa taxa de fertilidade da União Europeia

-

Portugal foi o país da União Europeia com a taxa de fertilidade mais baixa em 2014, de 1,23 bebés por mulher, e foi também o Estado-membro que registou a maior queda de nascimentos desde 2001 e 2014.


Os dados do gabinete oficial de estatísticas da UE revelam que em 2014 nasceram 5,1 milhões de bebés no conjunto dos 28 Estados-membros -- contra 5,0 milhões em 2001 -, tendo em média a taxa de fertilidade aumentado de 1,46 em 2001 para 1,58 em 2014, ano em que variou entre 1,23 em Portugal e 2,01 em França, os países na cauda e no topo da lista, respetivamente.

Uma taxa de fertilidade de cerca de 2,1 nados vivos por mulher é considerada como aquela que corresponde ao nível de renovação da população nos países desenvolvidos, ou seja, o número médio de nascimentos por mulher necessário para manter constante o tamanho da população, sem ter em conta movimentos migratórios.

Todavia, só a França registou uma taxa de fertilidade superior a 2,0, sendo seguida da Irlanda (1,94), Suécia, (1,88) e Reino Unido (1,81).

No extremo oposto da lista, aponta o Eurostat, as taxas de fertilidade mais fracas foram registadas em Portugal (1,23), Grécia (1,30), Chipre (1,31), Espanha e Polónia (ambos com 1,32).

Portugal registou ainda a segunda descida mais acentuada da taxa de fertilidade entre 2001 (1,45) e 2014 (1,23), de -0,22, apenas superada por Chipre (-0,26), e em termos de nascimentos lidera mesmo as quedas, e de forma destacada, ao registar uma diminuição de 27% (de 112.774 nascimentos em 2001 para 82.367 em 2014), muito acima do segundo país com um maior recuo, a Holanda, com -13,5%.

Relativamente à idade média das mulheres aquando do nascimento do seu primeiro filho, o Eurostat aponta que a média europeia é de 28,8 anos, variando entre os 25,8 anos de idade na Bulgária e os 30,7 anos em Itália, surgindo Portugal com uma média de 29,2 anos.(Jornal de Notícias)

segunda-feira, 14 de março de 2016

Nos outros blogs

-
 Passos aconselhou a Maria Luís a desenrascar-se
   
«Maria Luís Albuquerque recebeu vários convites desde a queda do Governo e aconselhou-se com Passos Coelho acerca da oferta da Arrow Global, que acabou por aceitar, avança hoje a edição impressa do Expresso. Segundo o jornal, o antigo-primeiro-ministro disse à ex-ministra das Finanças que esta deveria aceitar o cargo de administradora não executiva.

Na terça-feira passada, segundo a mesma fonte, Passos Coelho abordou o assunto na Comissão Permanente do PSD, onde afirmou que se estivesse no lugar de Maria Luís Albuquerque teria feito o mesmo. Tal como já fez publicamente, o líder do PSD defendeu que não existe qualquer ilegalidade no facto de a ex-ministra e atual deputada estar como administradora não executiva na Arrow, uma das maiores empresas europeias de aquisição e gestão de portefólios de crédito, com vários negócios em Portugal, tendo estado ligada à gestão de ativos do Banif.» [DN]
   
Parecer:

Compreende-se que tenha sugerido à deputada não executiva um tacho não executivo numa financeira pouco se importando com as consequências, os tempos estão difíceis e nem o Passos arranja emprego fora da política, preferindo o conforto do vencimento de presidente do PSD.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à Maria Luís como está o seu crédito à habitação, um crédito um pouco acima das possibilidades do seu magro vencimento de deputada, com cortes e sem direito a subsídios..»

In "O Jumento"

UN LARGO VIAJE A MARTE

-


UN LARGO VIAJE A MARTE

El cohete Protón-M de la misión ExoMars 2016, la primera de un programa conjunto de la Agencia Espacial Europea (ESA) y la rusa Roscosmos para explorar Marte, mientras despega con éxito desde el cosmódromo ruso de Baikonur (Kazajistán) (Stephane Corvaja / EFE)-(20minutos.es)

UN 'UP' MUY REAL

-


UN 'UP' MUY REAL

Un globo aerostático, estilo la película Up de Pixar, sobrevuela el Parlamento australiano durante el Festival del Globo Aerostático en Canberra. (Lukas Coch / EFE)-(20minutos.es)

TORRENTE MORTAL EN MACEDONIA

-


TORRENTE MORTAL EN MACEDONIA

Cientos de migrantes procedentes del campamento de refugiados de Idomeni (Grecia) han encontrado una vía alternativa, a través de un torrente, para cruzar la frontera entre Grecia y Macedonia. Este lunes, tres refugiados no lo lograron y perdieron la vida en aguas del Suva Reka. (Nake Batev / EFE)-(20minutos.es)

sábado, 12 de março de 2016

Cartoon

-
Cartoon ELIAS O SEM ABRIGO DE R. REIMÃO E ANÍBAL F. 



In "Jornal de Notícias"

sexta-feira, 11 de março de 2016

AMANECER EN EL LODO

-


AMANECER EN EL LODO

Los primeros rayos del sol iluminan las tiendas de campaña de los miles de refugiados y migrantes que permanecen en el campamento fronterizo de Idomeni, en Grecia. El país heleno estima que unos 42.000 personas permanecen atrapadas en su territorio tras el cierre efectivo de la frontera con Macedonia. (Valdrin Xhemaj / EFE)-(20minutos.es)

HOMENAJE EN ATOCHA POR EL 11-M

-


HOMENAJE EN ATOCHA POR EL 11-M

La presidenta de la Comunidad de Madrid, Cristina Cifuentes; el secretario general del PSOE, Pedro Sánchez; la alcaldesa de la capital, Manuela Carmena: la Defensora del Pueblo, Soledad Becerril, y el líder de Podemos, Pablo Iglesias (d-i), durante el homenaje a las 193 personas asesinadas en los atentados yihadistas del 11 de marzo de 2004, en la Estación de Atocha Cercanías, en el duodécimo aniversario del ataque terrorista más sangriento que ha sufrido Europa. (Mariscal / EFE)-(20minutos.es)

Marcelo, o pacificador

-
O presidente da República que chega hoje ao Porto para prolongar a sua tomada de posse é o mesmo que, há uma semana, disse que "Portugal não é só Lisboa". É o mesmo que dispensou o motorista e foi a pé para a sua tomada de posse. É o mesmo que, anteontem à noite, se sentou na Praça do Município da capital de boné na cabeça e manta nos joelhos e assistiu divertido, ao lado de várias crianças, ao espetáculo que ofereceu aos portugueses. É o mesmo que fez um exemplar discurso de investidura onde refletiu um pensamento do ventre que tanto necessitamos de ouvir. Porque a política não se faz com verbo rígido e adjetivo empedernido.
O presidente certo no momento certo ou o homem certo no lugar certo. Eis como o presidente da Assembleia da República Portuguesa e o presidente da Comissão Europeia inesperadamente se encontraram na apreciação de Marcelo Rebelo de Sousa. Ele certamente que lhes ficou grato pela observação, mas a hora não é para conversas de caciques. Marcelo sabe disso melhor do que ninguém, porque hoje rasga um novo ciclo em Belém. O Palácio parece ter deixado de ser o lugar apenas visitado pelos do costume. Logo após a tomada de posse, o novo PR entrou ali sozinho. Do lado de fora, ao longe, ficaram, misturados com o povo, o irmão e os filhos. Porque Marcelo tem um imenso cuidado em separar a sua vida pública da sua esfera privada. Apesar de ele ser, acima de tudo, um homem de afetos. Parece um paradoxo. Não é.
Encontrando nestes anos Cavaco Silva em visitas oficiais em diferentes geografias, costumava observar pausadamente a barreira intransponível de seguranças que o rodeava e o imenso cortejo de carros de alta cilindrada que consigo fazia as deslocações. Perguntei-me vezes sem conta a quem serviria tal aparato que ironicamente era algo estranho a um Aníbal Cavaco Silva que chegara a Lisboa alheado das elites e dos ambientes de exuberância que alguns grupos gostam de exibir. Por isso, quando avistei Marcelo a descer apressado a calçada da Estrela rumo ao Parlamento vindo de casa de seus pais e acenando a quem com ele se cruzava, percebi que a mudança de que se falou em tempo de campanha eleitoral seria para tomar a sério. Ali estava a abertura para o tal novo ciclo. Com um homem que quer uma renovada agenda para o país. É preciso que "o poder económico se subordine ao poder político e não que este sirva de instrumento daquele", afirmou na tomada de posse Marcelo Rebelo de Sousa, o professor que sempre foi político e que anteontem trocou de lugar com outro professor que fez sempre questão de se apresentar como alguém oriundo do campo da economia. Curioso.
Marcelo Rebelo de Sousa tem múltiplos desafios. Na Assembleia da República, incitou os portugueses a acreditar mais em si próprios. O homem dos afetos lembrar-nos-á isso em permanência com palavras e gestos, mas não será fácil desviar o país da descrença em que se afundou. Prometeu fomentar uma distinta agenda, que respire através de outros campos para lá da pesada tematização das finanças que há tanto tempo nos asfixia, mas não será simples multiplicar focos de visão a quem se habituou a perspetivar tudo através do ângulo da austeridade. Garantiu solidariedade institucional indefetível à Assembleia da República, mas não será linear o caminho que o levará até aos aplausos das bancadas mais à esquerda que anteontem imobilizaram qualquer gesto de entusiasmo em direção ao novo presidente. Assegurou recriar convergências, mas construir simultaneamente pontes com o PSD e com o Governo de António Costa equivale a saber fazer a quadratura do círculo.
Não será, pois, um mandato pacato este que agora se inicia. Grande parte da avaliação do novo presidente da República será feita a partir da mediatização do seu trabalho. Marcelo Rebelo de Sousa é um profundo conhecedor das lógicas mediáticas e sabe, como ninguém, construir uma agenda que lhe seja favorável. Mas os meandros da comunicação abrem a todo o momento alçapões. Os da política também. São universos idênticos. Vamos lá ver se em Belém haverá capacidade para os antecipar. E neutralizar.(Felisbela Lopes - Jornal de Notícias)

quarta-feira, 9 de março de 2016

ANILLO DE LUZ

-


ANILLO DE LUZ

Vista del eclipse total de sol, como un anillo de luz, en Ternate, Islas Maluku (Indonesia). (Andre Adrian / EFE)-(20minutos.es)



MINAS DE ORO EN KENIA

-


MINAS DE ORO EN KENIA 

Una mujer mezcla mena con agua y mercurio para coagular las pequeñas partículas de oro en una mina en Macalder en el condado de Migori al oeste de Kenia. Las recientes exploraciones realizadas por el gobierno y empresas privadas han revelado grandes depósitos de oro en el oeste del país, lo que podría llevar a Kenia a convertirse en el punto de referencia en el mapa para las grandes empresas productoras de oro en África. (Dai Kurokawa / EFE)-(20minutos.es)


QUEMADA VIVA TRAS SER VIOLADA EN INDIA

-


QUEMADA VIVA TRAS SER VIOLADA EN INDIA 

Un grupo de personas participa en el funeral de una adolescente de 15 años, que fue quemada viva tras ser violada, en el poblado de Tigri, en Greater Noida (India). La muchacha, que fue forzada por un hombre de 20 años que entró a la fuerza en su casa el pasado 7 de marzo, falleció este miércoles en el hospital. El atacante ha sido arrestado y será juzgado por homicidio y violación. (STR / EFE)-(20minutos.es)